Blog

FITNESS

Por que você não deve ficar parado

Qual a tendência para esses dias de isolamento social? A mais provável, e fácil, é você se render ao sofá. Mas você não vai parar de se exercitar porque vai ler este artigo

Após um 2020 com sedentarismo em alta, no mundo todo, este ano começou com ótimas expectativas devido à vacinação contra a Covid-19. Aos poucos, as pessoas estavam retomando suas rotinas de vida e exercícios na pandemia.

Até que, PÁ: pico de casos após o Carnaval, ameaça de colapso no sistema de saúde, academias e muitas empresas fechadas novamente.

Qual a tendência para esses dias de isolamento social? A mais provável, e fácil, é você se render ao sofá. Mas você não vai parar de se exercitar porque vai ler este artigo.

 

Você sabia que permanecer ativo restaura o equilíbrio bioquímico do seu corpo?


Muitas vezes as pessoas resistem a se adaptar a uma rotina de atividade física porque focam apenas na dor momentânea provocada pelos exercícios. Ou porque acham que ir para a academia é apenas necessário para quem precisa perder peso. Mas o exercício é ainda melhor do que você pensa. 

Um estudo inovador da Finlândia, realizado durante 30 anos, comparou os efeitos a longo prazo de um estilo de vida ativo. A pesquisa foi a primeira a observar como o metabolismo de pessoas ativas e inativas se diferencia.

O exercício, ao que parece, tem efeitos até o nível subcelular

Por exemplo: as mitocôndrias - as usinas de energia dentro de cada célula do corpo - parecem ser mais eficientes na queima de combustível gorduroso em pessoas ativas. Pessoas ativas tem níveis mais baixos de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que se acumulam no sangue de pessoas obesas ou diabéticas.

Os pesquisadores descobriram que quanto mais saudáveis ​​forem as nossas mitocôndrias, menor será a probabilidade de desenvolvermos uma variedade de doenças relacionadas com a idade, incluindo diabetes, doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer", diz a Dra. Susan Cheng, da Brigham and Women's, afiliada a Harvard Hospital. 

Essas descobertas recentes, diz Susan, "aumentam a possibilidade de que os exercícios possam levar a uma melhor saúde geral de uma pessoa, especificamente ao agir sobre as mitocôndrias".
 

 

Muito além da perda de peso


Pesquisa após pesquisa, conforme os cientistas exploram exatamente o que o exercício faz, eles tem encontrado uma lista surpreendente de efeitos que vão muito além da perda de peso e construção muscular. Isso inclui aumento da sensibilidade à insulina (ou seja, menor risco de diabetes tipo 2), níveis mais baixos de colesterol, melhor proporção de gorduras saturadas e insaturadas e marcadores bioquímicos de menor risco cardiovascular. 

Pessoas que se exercitam regularmente também têm perfis de aminoácidos no sangue associados à boa saúde do coração.

"Costumo dizer aos meus pacientes que se tivéssemos a capacidade de colocar em uma pílula o que exatamente o exercício faz por nós, isso valeria um milhão de dólares", diz o Dr. Cheng. "A ironia, claro, é que o exercício em si é gratuito."

Isso é ótimo para jovens, você pode estar pensando, mas não é tarde demais para alguém que já tem uma doença cardíaca?

"Todos podem se beneficiar com os exercícios - em qualquer idade - e até mesmo se uma pessoa tiver uma doença crônica", diz o Dr. Cheng. “Pessoas com doenças cardiovasculares têm a ganhar substancialmente com uma rotina regular de exercícios”.

Mesmo pessoas de idade avançada que já tiveram um ataque cardíaco têm 20% menos probabilidade de desenvolver problemas cardíacos graves se participarem de um programa de reabilitação cardíaca baseado em exercícios aeróbicos.

E quanto às pessoas com outros problemas além das doenças cardíacas, como diabetes?

"Os resultados dos exercícios também são melhores para pessoas com doenças como insuficiência cardíaca crônica, doença vascular periférica, diabetes, asma, artrite e depressão", diz o Dr. Cheng.
 

O que o exercício faz


Muitos dos benefícios do exercício são conhecidos há muito tempo, observa o Dr. Cheng, autor de "Interrogating the Age-Old Wisdom of Exercise", um editorial em uma edição recente da revista Circulation. O exercício reduz o peso, diminui a pressão arterial, previne diabetes, melhora o colesterol, aumenta a força muscular, melhora a qualidade do sono, melhora o humor e até aguça a mente.

"Mas esses são apenas sinais dos benefícios multissistêmicos dos exercícios", diz o Dr. Cheng. "O que ainda não sabemos é exatamente como o exercício é capaz de trazer todos esses benefícios maravilhosos. Ainda assim, o estudo finlandês confirmou que o exercício reduz o peso e melhora o colesterol, e sugere que o exercício está associado a níveis mais baixos de inflamação."

Os pesquisadores finlandeses analisaram o metabolismo de sete pares de gêmeos idênticos e nove fraternos, com idades entre 50 e 74 anos, nos quais um gêmeo estava ativo e o outro inativo por mais de 30 anos. Eles então compararam os perfis metabólicos de 1.036 pessoas ativas com aqueles de pessoas inativas de mesma idade e sexo para ver se as diferenças entre os gêmeos ativos e inativos afetavam a população em geral.
 

Quanto exercício é suficiente?


A maioria dos especialistas afirma que uma pessoa deve fazer 30 minutos de exercícios quase todos os dias da semana. "Isso pode parecer muito assustador para muitas pessoas", diz o Dr. Cheng. "Portanto, geralmente começo recomendando algo que provavelmente estará ao seu alcance no curto prazo. Mais é mais, mas menos é melhor do que nada."
 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 300 minutos de exercícios por semana. Leia as recomendações AQUI.


Quão duro você deve se exercitar? 

Não tão difícil que deixe de ser divertido. Atividade moderada consistente é melhor do que atividade extenuante ocasional.

"Em outras palavras, é melhor dar uma caminhada rápida todos os dias do que correr cem metros uma vez por semana", diz o Dr. Cheng. 


Mais felicidade do que dinheiro


Não é de admirar que o exercício tenha demonstrado fazer as pessoas se sentirem "mais felizes do que o dinheiro” , de acordo com uma pesquisa das universidades de Yale eOxford. 

RESUMINDO: Quando se exercita, nosso corpo entra em equilíbrio. Passa a produzir uma série de substâncias antiinflamatórias e a inibir as pró-inflamatórias, além de liberar hormônios capazes de proporcionar bem-estar, alegria e prazer.

A atividade física diminui ainda a resistência à insulina (adiando ou evitando diabetes tipo 2), melhora o funcionamento do coração e evita a perda de massa muscular, algo fundamental para ser ativo portoda a vida. Também é importante para a saúde mental e o sono.Começar a se exercitar é umato de amor e responsabilidade comvocê mesmo.

Nós somos uma unidade: corpo e mente. Um corpo fisicamente ativo torna a mente também mais forte para enfrentar problemas do dia a dia. A atividade física, principalmente exercícios aeróbicos, feita por mais de 20 minutos, libera serotonina e neuroendorfina, substâncias responsáveis pela sensação de bemestar. O exercício regular também é válvula de escape para o estresse.

Portanto, por favor, não pare! Conte com a gente para isso!



 

Performa em Casa

Continue seus treinos em casa com os exercícios propostos pela Performa! Estamos de portas fechadas, mas nem por isso você vai parar de se exercitar! Você pode continuar atividades através de treinos que disponibilizamos diretamente no nosso APP Performa, na aba Meus Treinos, ou na plataforma Performa em Casa. Nós também temos aulas no IGTV do Instagram (@performa_academia) e no blog Não Para. Mesmo que os treinos em casa não pareçam tão bons quanto na Performa fazer isso ajudará você a manter seu nível de condicionamento físico nesses tempos turbulentos. 


LEIA TAMBÉM:

Como vencer a preguiça de se exercitar

5 passos para criar o hábito da atividade física

7 efeitos colaterais do sedentarismo que você não imagina

Por que engordamos tanto?

 

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário