Blog

FITNESS

Por que as academias permanecem abertas em bandeira vermelha

Sedentarismo e obesidade estão entre os maiores vilões da pandemia

Nesta segunda-feira, o governo do Estado reclassificou Caxias do Sul como bandeira vermelha para risco de contágio por Covid-19. As academias permanecem abertas, devendo seguir normas de segurança já conhecidas.
 

Mas por que as academias se tornaram um serviço essencial nesta pandemia?

A seguir elencamos 5 principais motivos.


1: Pessoas que não praticam atividade física tem apresentado uma predisposição maior para desenvolver a forma mais grave da Covid-19. No Brasil, 57% dos mortos por Covid-19 com menos de 60 anos tinham excesso de peso em estudo feito em abril. Um estudo da Fundação Clínica de Cleveland, EUA, revelou que sedentarismo aumenta risco de morte prematura em até 50%.

2: Hospitalização por Covid-19 é 34% MENOR em praticantes de atividade física. 

3: Mortes por derrame e infarto cresceram 31,8% na pandemia

4: Obesidade aumenta em 50% risco de morte em jovens por Covid-19. Excesso de peso é o segundo maior fator de risco para complicações e mortes em jovens por Covid-19. O primeiro fator de risco é a idade. No Brasil, pessoas com mais de 60 anos representam 69% dos óbitos. Alterações no sistema imunológico, naturais da idade, fazem com que idosos tenham pulmões e mucosas mais fracas, tornando-se mais vulneráveis à doença. 

5: Depressão, crises de ansiedade na pandemia. Exercícios são aliados na prevenção e combate a essas doenças.


Há anos as autoridades de saúde têm emitido alertas sobre a gravidade dos hábitos da vida moderna, mas sem muito efeito. 47% dos brasileiros não praticam atividade física regularmente, o que influencia 70% das doenças crônicas e colabora para o aumento de peso. Atualmente, 57% dos brasileiros tem excesso de peso e 20% são obesos.


O que ninguém esperava é que haveria nessa história uma pandemia, e que ele atingiria em cheio quem não se exercita. E o que é pior: com o isolamento social, o sedentarismo aumentou neste ano e pode vir a causar uma nova epidemia, alerta a Organização Mundial da Saúde.
 

Na semana passada, a OMS lançou um guia com diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. A organização subiu para até 300 minutos o tempo de exercício semanal indicado. Diretrizes de 2010 recomendavam "pelo menos" 150 minutos de atividade física por semana.


"Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar — pode ajudar a adicionar anos à vida e vida aos anos", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que completou: "Cada movimento conta, especialmente agora que administramos as restrições da pandemia da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade".
 

"Se não nos mantivermos ativos, temos o risco de criar uma nova pandemia de problemas de saúde como resultado do comportamento sedentário", alertou Ruediger Krech, diretor de Promoção da Saúde da OMS.

De acordo com a OMS, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. As estatísticas mostram que 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física suficiente. Mulheres e meninas costumam fazer ainda menos exercícios do que os homens.
 

A OMS explica o que todos já sabem, embora muitos não coloquem em prática. A atividade física traz muitos benefícios para a saúde e reduz riscos de mortalidade por doença cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer, além de ser importante para a saúde mental, cognitiva e sono.

As novas recomendações de atividade física chegam em um momento em que a pandemia do coronavírus em que estimativas de risco atribuem 8,6% dos casos graves de Covid-19 ao sedentarismo. Outros 29,5% sao atribuídos à obesidade, condição que, por sua vez, pode ser prevenida com atividade fisica. 


A mensagem dos especialistas em saúde é clara: Não Pare!

E essa é justamente a missão da Performa. Por isso, conte conosco para melhorar os seus dias e ganhar mais vida. 

Tem dúvidas sobre como começar, ou retomar os treinos? Fale com a gente pelo Whattsapp.

 

 

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES DA OMS 
Os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de exercício de intensidade forte, ou alguma combinação equivalente todas as semanas.

Os adultos também devem realizar atividades de fortalecimento muscular em intensidade moderada ou alta em 2 ou mais dias da semana.
Os idosos devem realizar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio funcional e o treinamento de força em intensidade moderada ou alta em três ou mais dias da semana.
As gestantes e puérperas devem praticar atividades físicas regulares durante a gravidez e após o parto. Alongamento suave também pode ser benéfico.
Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada a alta. Atividades que fortalecem os músculos e ossos devem ser feitas pelo menos três vezes por semana.
 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário