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Sabe quais são os benefícios do boxe para o corpo? Entenda aqui

​Ao escolher uma atividade física, há fatores a serem levados em consideração, como nossas habilidades, preferências e metas

A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade. Essas foram as palavras de Muhammad Ali, um dos maiores boxeadores da história.

Ao escolher uma atividade física, há fatores a serem levados em consideração, como nossas habilidades, preferências e metas. Entretanto, se atente à sua força de vontade — mesmo que você ainda não seja especialista em condicionamento físico, os resultados aparecem com o tempo! 

Se você quer perder peso, tonificar os músculos, aumentar sua resistência corporal e aliviar o estresse, você precisa conhecer os benefícios do boxe para sua saúde corporal e mental! Há cada vez mais mulheres procurando essa arte marcial como auxílio para uma melhor qualidade de vida.

Neste post, você vai conhecer mais sobre o boxe e suas vantagens. Continue acompanhando!

   

1. Tonifica os músculos
A prática de boxe esculpe e tonifica a massa muscular. Os grupos musculares dos braços, pernas, abdômen, entre outros, são constantemente trabalhados e fortalecidos durante a repetição de movimentos rápidos e intensos — em alguns casos, para dar um único golpe, faz-se necessário o movimento de todo o corpo!

É importante lembrar que o boxe não estimula a construção de massa magra, ou seja, não estimula a hipertrofia, e sim ajuda a tonificar os músculos. Bons hábitos como ter uma alimentação balanceada e se hidratar regularmente são peças essenciais para que os resultados apareçam, ok?
 

2. Reduz o estresse
Os benefícios do boxe refletem diretamente na saúde mental do praticante. Ao praticar atividades físicas, há a liberação de endorfina em nossos organismos, substância que contribui para o nosso bem-estar, melhora nosso humor e reduz nossos níveis de estresse físico e mental.

Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer, a qual pode ser sentida logo após a prática da atividade. Socar repetidamente um saco de pancadas pode ser uma verdadeira terapia e te deixar mais leve no final do treino!
 

3. Aumenta a autoestima
Os exercícios intensos auxiliam na aceleração do metabolismo e na perda de peso: dependendo da intensidade dos movimentos e de fatores como o seu condicionamento físico, uma hora de prática pode queimar até 1.000 calorias!

Além disso, o tônus muscular proveniente da atividade regular deixa o corpo com um melhor aspecto — muitas mulheres comprovam que o esporte ajuda a reduzir medidas. Soma-se a tudo isso a redução de estresse e pronto: nocaute certeiro na baixa autoestima!

A liberação de endorfinas proveniente da prática do boxe auxilia no aumento de nossa autoestima, pois, como já mencionado, contribui para a melhora do nosso bem-estar. E se sentir bem enquanto buscamos melhorar nossa saúde é fundamental, não é mesmo?  

 


4. Melhora a saúde cardiovascular O boxe também é um exercício aeróbico, e sua prática mantém a frequência dos batimentos cardíacos alta, o que eleva a taxa de bombeamento do sangue para todo o organismo e auxilia em uma respiração mais profunda durante a atividade.

Com o exercício regular, o praticante dessa modalidade desenvolve velocidade, resistência corporal e melhores reflexos. Tais habilidades são grandes aliadas do sistema cardiovascular — nota-se uma melhora significativa em nosso sistema respiratório! A redução no percentual de gordura também é muito benéfica para o coração.

Como visto, essa arte marcial contribui tanto para nossa saúde física quanto para nossa saúde mental.
 

A Performa oferece a aula Soul Boxe, que combina o que há de melhor no boxe com exercícios funcionais. Diferente dos objetivos da luta, que visam a conquista de uma técnica 100% objetiva para nocautear o oponente, o Soul Boxe visa movimentos para ganhar definição muscular, trabalhar o corpo, melhorar a composição corporal através da redução do percentual de gorduras, entre outros. 


Soul Boxe, na Performa, tem muitos benefícios e trás novos desafios a cada dia. A aula é dividida em 2 partes. Uma parte do tempo explora habilidades e exercícios de boxe, e a outra metade é dedicada ao poder do treinamento de resistência e força.

A aula é realizada em uma área exclusiva, com sacos de boxe individuais para cada aluno. 



Sacos de água e formato lágrima

Os sacos têm formato de lágrima e são preenchidos com 200 litros de água para baixo impacto nas articulações e grande definição muscular. Você não vai precisar economizar na força da porrada por medo de machucar sua mão ou seu punho. 

Junto com uma sensação completamente única e impacto mais realista, os sacos de água fornecem uma experiência com menos tensão e estresse nas mãos, punhos, pulsos, cotovelos e ombros durante o treino, além de reduzir o movimento do saco. 
 

Todas as aulas de Soul Boxe têm alguma forma de treinamento de força incorporada ao treino porque o corpo de um lutador não deve apenas ser capaz de dar uma surra, mas também de levar uma surra.


A maioria das pessoas pensa no treinamento de força como levantar pesos incrivelmente pesados ​​e se tornar um fisiculturista, mas isso não poderia estar mais longe da verdade! 

O treinamento de força na aula de boxe envolve a realização de exercícios com algum tipo de resistência, seja através de pesos ou o peso do próprio corpo. O treino de força é importante porque torna músculos, ossos e articulações mais fortes, permitindo melhorar a capacidade física.

Os golpes de boxe

Para desfrutar de todas as vantagens da atividade, como derreter gordura e definir os músculos, é essencial aprender a técnica dos movimentos de boxe. A cada aula, o professor orienta o passo a passo.Um dos golpes mais usados é o jab, que em uma luta oficial é usado 70% do tempo. Ele serve como preparação para outros mais potentes, como o direto.


1. JAB
O Jab é um golpe de movimento tático do boxe, usado como preparação, para medir a distância, para testar as reações do adversário e também para defesa. É o golpe mais simples de ser executado e normalmente o mais utilizado. O jab é um soco lançado com a mão que está à frente da guarda. Esse é o golpe mais rápido do boxe. Para executá-lo, o atleta faz um giro do quadril, seguido de um giro com o ombro. Nesse movimento de giro, o peso da perna da frente tem de ser deslocado para a perna de trás. É essa projeção de peso que aumentará a potência do golpe. O giro deve ser feito até que o ombro fique centralizado à frente do boxeador.
 


2. DIRETO

O super golpe certeiro. Direto é um soco mais potente lançado com a mão que está atrás da guarda. A execução do direto é similar à do jab, com a diferença de que o giro será feito para o outro lado. O pé segue sendo responsável pela transferência de peso. Desta vez, o peso da perna de trás passa para a perna da frente, assegurando a potência do direto. Nesse golpe, deve ser trabalhada a hiperextensão máxima do braço, pelo fato de vir da mão que está atrás da guarda. 
 


3. CRUZADO

Golpe lateral, de curta distância. Para a execução de um cruzado perfeito, é preciso ter uma boa base e flexionar as pernas, porque essa impulsão será fundamental no fim do movimento. Deve ser feita uma rotação de ombro e quadril, em que a força não é feita para a frente, mas sim para o lado. Um ombro terminará virado para a frente, enquanto o outro fica direcionado para trás.
 


4. GANCHO 
Golpe lançado em arco, com um braço curvado. Gancho, ou uppercut, é um golpe executado de baixo para cima, tendo como alvo preferencial o queixo do adversário. A força está também no braço, mas, principalmente, no movimento que é feito com a perna, impulsionando o corpo para cima. Em uma luta de boxe, o pugilista faz o golpe no meio da guarda de seu oponente, acertando o queixo. 
 

Gostou dos benefícios do boxe para o corpo? Entendeu mais sobre a aula? Então, está esperando o quê? Vista as luvas e venha treinar! 
 

 

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OS BENEFÍCIOS DA AULA DE SOULBOXE

Comentários

Realmente tudo verdade , comecei o boxe ah 1 mês e já estou com uma melhora de vida positiva super indico ! Além do mais estou adorando

bom dia! gostei muito das explicação é bom que ajuda muita pessoas!

Haa nao gostei naoo

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