Com tantas tarefas diárias, pode ser difícil encontrar motivação e tempo para se exercitar. Um suplemento na academia pode ajudar você a manter o compromisso com os seus objetivos de fitness e saúde. Neste artigo, vamos explorar as vantagens de usar um suplemento na academia e algumas dicas importantes para obter os melhores resultados.

Ganho de massa

Buscar motivação para ir à academia, persistir nos objetivos e até mesmo achar tempo para praticar um exercício são tarefas complicadas, verdade? Mesmo que o mercado fitness ofereça diversos produtos para ajudar nisso, é difícil saber o que fazer. É o caso dos suplementos alimentares.

A oferta é grande. Whey Protein, BCAA, multivitamínicos e vários outros podem ser encontrados na internet ou em lojas físicas. Os suplementos ajudam a complementar a alimentação e a desenvolver os músculos, auxiliando também no processo de emagrecimento.

Mas, você sabe qual é a melhor opção para você?

Neste post, você vai saber o que um bom suplemento tem a oferecer e porque ele auxilia nos resultados dos treinos. Além disso, você vai conhecer os 12 melhores tipos. Ficou curioso? Continue a leitura!
 

O que são suplementos alimentares?

Se você já começou, ou vai começar, a treinar, certamente já ouviu alguém dizendo que está tomando um suplemento. Mas você sabe exatamente o que é isso? Como dissemos na introdução deste post, o suplemento traz a ideia de suprir carências nutricionais.

Normalmente, o suplemento vem em cápsulas ou em pó. É importante ressaltar que todos apresentam uma indicação para o consumo, por isso, não comece a ingerir nenhum deles sem a orientação de um profissional.

Os objetivos pessoais norteiam cada caso. Quem quer seguir para o lado do ganho de massa, por exemplo, utiliza um suplemento para musculação com bastante proteínas. Elas oferecem um aglomerado fundamental para o corpo construir o tecido muscular. Além disso, ajudam na recuperação das lesões após treinos mais pesados.

Já quem está em busca de emagrecimento deve procurar os produtos com componentes termogênicos. Eles são fundamentais na queima de gordura, acelerando o metabolismo e auxiliando na disposição para o exercício.

Existem ainda os vitamínicos, indicados para o complemento da alimentação. Se você pula refeições ou tem pouco tempo para comer, eles figuram como melhores opções, repondo, nas quantidades certas, as vitaminas e sais minerais.
 

Quais são os principais suplementos?


Já abordamos o conceito e as vantagens. Agora, é hora de listar os principais suplementos.

O consumo de qualquer um deles precisa ser acompanhado de boa alimentação, exercício físico (nesse caso, para os músculos) e disciplina. O uso indiscriminado pode levar a reações indesejadas no corpo, como perda ou ganho excessivo de peso.

 

Quer saber quais são os suplementos mais vendidos do Brasil? Clique aqui. 


Conheça os 12 melhores opções de suplementos alimentares

Whey protein


1: Whey Protein: ajuda no ganho de massa e na recuperação muscular.


Whey protein é um suplemento alimentar ideal para quem deseja ganhar massa muscular e recuperar-se mais rapidamente após o treino. A proteína do suplemento é extraída do soro do leite, composto principalmente por alfa-globulina e beta-globulina, sendo esta última presente em maior quantidade. Estas características proporcionam um suplemento de fácil digestão e absorção pelo organismo.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), como leucina, isoleucina e valina, são fundamentais para a síntese de novas fibras musculares e oferecem ganhos significativos de força e resistência para atletas que praticam exercícios com peso. Além disso, o suplemento whey protein é rico em proteínas, nutritivo e capaz de proporcionar saciedade; o que auxilia na perda de gordura corporal quando inserido em uma dieta adequada.

Portanto, o uso do suplemento whey é extremamente benéfico para a saúde física dos atletas e frequentadores das academias. Se você está se perguntando qual suplemento é ideal para a academia, provavelmente pode estar procurando por whey protein. Whey protein é um dos tipos de suplementos mais populares entre aqueles que frequentam academias e tem como objetivo fornecer aminoácidos essenciais para o crescimento muscular. Existem três tipos de whey protein: isolado, concentrado e hidrolisado.



2: Creatina: auxilia como fonte de energia e, por isso, é indicada para quem pratica treinos mais intensos.

O suplemento creatina foi criado especificamente para quem busca a hipertrofia, ganho de força e potência muscular. Creatina possui uma combinação única de ingredientes que são altamente eficazes para alcançar esses objetivos. Se você está procurando por resultados significativos em pouco tempo, então este é definitivamente o suplemento certo para você!

Os suplementos de creatina para academia ajudam os atletas a produzir mais energia durante os exercícios físicos. Creatina é uma substância obtida através de proteínas contidas em carnes, peixes, leite e ovos. O uso adequado do suplemento de creatina pode fornecer energia adicional durante exercícios de alta intensidade e curta duração que são predominantemente anaeróbicos, como musculação ou sprints.

As pessoas que buscam melhorar o seu desempenho na academia devem considerar o consumo de suplementos como a creatina. A creatina aumenta a tolerância ao esforço permitindo o uso de cargas maiores durante o treino, o que leva à formação muscular. A dose de creatina recomendada é geralmente entre 2g a 5g por dia, mas os nutricionistas aconselham que o ciclo durante o mês de suplementação seja maior (20g por dia) durante a primeira semana, e 2g-5g durante as três semanas seguintes para manter o nível. Após esse período, é aconselhável fazer uma pausa para que seu organismo descanse (geralmente um mês).

Muitos estudos descobriram que não importa quando se consome o suplemento de academia, o que é mais importante é garantir um estoque adequado da substância nos músculos por meio do consumo regular. Apenas dessa forma os resultados serão efetivos. Ao considerar o uso de suplementação em academias, é importante conhecer os benefícios e as possíveis desvantagens.

Por exemplo, embora a creatina seja amplamente usada para aumentar o rendimento e a resistência muscular, ela também favorece a retenção de líquidos pelo músculo. Isso pode não ser interessante para aqueles que buscam perda de peso corporal durante um determinado período de treinamento —especialmente antes de uma competição. A suplementação com creatina é o uso de nutrientes ou substâncias para melhorar os seus resultados na academia. No entanto, evite longos períodos de consumo excessivo como a ingestão elevada pode levar à um comprometimento dos rins.

Para obter os melhores resultados possíveis, procure sempre aconselhamento de um nutricionista profissional antes de tomar quaisquer suplementos.


 
3: BCAAS: são aminoácidos de cadeia ramificada e fontes de energia.

BCAA é um suplemento alimentar ideal para quem deseja ganhar massa muscular e recuperar-se mais rapidamente após o treino. O suplemento BCAA, também conhecido como aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) é formado por três substâncias principais: valina, leucina e isoleucina. A leucina atua principalmente na sinalização da síntese de proteínas para a construção muscular; porém, quando usado em conjunto com as outras duas substâncias, os resultados tornam-se mais eficazes. De qualquer forma, o BCAA não é tão interessante quanto o whey protein e a creatina.

A leucina é o principal suplemento usado para melhorar o desempenho e fornecer energia durante a atividade física. Estudos recentes também descobriram que os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), como a leucina, podem aumentar significativamente a tolerância de esforço físico durante exercícios mais exigentes, como ultramaratonas. Portanto, se pretende melhorar o seu desempenho na academia, considera usar um suplemento à base de leucina.

 


4: ZMA: repõem o zinco e magnésio e são essenciais para quem levanta peso.

 


5: Multivitamínicos: são catalisadores, ou seja, aceleram os processos metabólicos do organismo.
 


6: Glutamina: fornece energia e atua com catabolizante, fortalecendo o sistema imunológico e minimizando a fadiga muscular.
 


7: Ácidos graxos essenciais: gordura boa, aumenta a massa muscular e ajuda também na fadiga do músculo.
 


8: Termogênicos: queimam as gorduras e auxiliam no desempenho do treino.
 


9: Hipercalóricos: para quem tem dificuldade no ganho de massa muscular. Indicados principalmente para as pessoas mais magras que buscam esse objetivo.

O suplemento da academia Maltodextrina pode ser muito benéfico para quem pratica atividades esportivas, pois retarda a fadiga muscular e protege o sistema imunológico. Além disso, ele é utilizado por quem deseja ganhar massa muscular, pois facilita a ingestão de uma dieta hipercalórica.


10: Óxido nítrico: responsável pelo transporte do oxigênio, controle dos níveis de glicose, hipertrofia e produção de energia.
 


11: Caseína: utilizada para ganho ou manutenção de massa muscular.

O suplemento caseína é um tipo de suplemento indicado como suporte a treinos e exercícios físicos mais intensos. Possui em sua formulação da proteína aminoácidos, gorduras boas, vitaminas e minerais que fazem parte diariamente do plano nutritivo dos atletas e praticantes de esportes.

O suplemento caseína contribui para o ganho de massa muscular magra e fortalecimento dos músculos, além de ter propriedades nutricionais que promovem a recuperação muscular depois dos treinos e ainda mantem um nível regulado de energia. A caseína é o suplemento ideal para todos aqueles interessados em manter uma rotina de treinos na academia. É uma fração proteica do leite, responsável por 80% da composição.

Suas grandes moléculas exigem mais tempo para serem quebradas durante a digestão, mantendo assim os nutrientes absorvidos no organismo por mais tempo. Além disso, fornece aminoácidos essenciais para desenvolver as fibras musculares. Quando se trata de suplementos para academia, como o whey protein, recomenda-se que se tome a dose adequada de acordo com as necessidades nutricionais individuais.

É importante lembrar que quantidade excessiva de dose pode causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde.
 


12: Albumina: importante na manutenção e construção de músculos e tecidos.

Conforme observamos ao longo do post, os suplementos potencializam os resultados dos exercícios, seja para o emagrecimento seja para o ganho de massa muscular. A escolha é sua mas, antes de tudo, procure acompanhamento de um profissional da área. Vale a pena!

 



 

Este post ajudou você de alguma forma? Agora, o que acha de conferir mais dicas para ganhar massa muscular?


LEIA TAMBÉM:

Whey protein: conheça os tipos, diferenças e para que servem

Utensílios de cozinha: itens para facilitar o preparo de comida saudável

Os melhores fones de ouvido para treinar