Blog

NUTRIÇÃO

Utensílios de cozinha: itens para facilitar o preparo de comida saudável

Muita gente desiste de mudar de hábitos alimentares porque fazer comida em casa dá trabalho e bagunça

Muita gente desiste de mudar de hábitos alimentares porque preparar comida em casa dá trabalho e bagunça. Aí, é mais fácil se render a comidas processadas em pacotes.

Mas basta uma pequena organização, e alguns itens poderosos, para tudo ficar mais fácil, e a vida ganhar novos sabores e mais saúde.

Para ajudar você a selecionar quais são os mais essenciais para o seu dia a dia na cozinha, fizemos uma lista de utensilhos de cozinha com os itens mais importantes.

Mas, antes, vamos conhecer um pouco da história dos utensílios de cozinha.

 

Uma breve história dos utensílios de cozinha
 



A Brastemp, fabricante de itens para casa, fez um amplo resgate da história dos itens usados para cozinhar. Em seu site, a empresa revela pesquisa que mostra que nós, homo sapiens, já usamos utensílios de cozinha desde o início da Idade da Pedra, ou seja, há quase três milhões de anos.

Com o início da Idade do Bronze – por volta de 3600 a.C. – as famílias mais ricas nas regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo abandonaram seus instrumentos de pedra e madeira em favor de utensílios feitos de bronze – ou ainda, de cobre.

De acordo com os registros arqueológicos, a Idade do Bronze foi seguida pela Idade do Ferro, e formas mais sofisticadas de metalurgia produziram ferramentas mais úteis para o preparo de alimentos. Mas as coisas realmente começaram a ficar interessantes por volta do século 8 a.C., com o início do Império Romano.

Os romanos popularizaram uma variedade de utensílios de cozinha, incluindo ganchos de carne, picadores de carne, espátulas, coadores e peneiras, conchas e outras ferramentas frequentemente feitas de ferro. A Idade Média, apesar de ter uma reputação de escuridão, foi uma época muito brilhante em termos de cutelaria e novas ferramentas.

As frigideiras, moinhos de pimenta, marretas e até ferros para produção de waffles começaram a se popularizar. A cozinha medieval também tinha balanças, garfos para assar, rolos de macarrão e até raladores de queijo.

O século XIX testemunhou uma expansão enorme no número de utensílios de cozinha disponíveis no mercado, com a ideia de poupar a mão-de-obra como descascadores de batata, por exemplo. Foi aí que surgiram sinais de insatisfação com os utensílios de cobre – que reagiam com alimentos ácidos.

Portanto, outros metais ganharam popularidade. Na virada do século XX, os utensílios de cozinha eram comumente feitos de ferro e aço, níquel, prata, estanho e alumínio. Então, na última parte do século XX, a proliferação de utensílios à base de petróleo – leia-se: plásticos – foi abundantemente espalhada por todo mundo, principalmente pelo custo mais baixo.

Agora que nós conhecemos um pouco da história do utensílios de cozinha, vamos à lista que preparamos. São equipamentos modernos, ou nem tanto, que facilitam a rotina de preparo de alimentos. 

Confira os itens que vão facilitar a sua dieta.



Centrífuga para folhas
É um equipamento que deixa a salada de folhas sequinha – importante para não deixar as folhas murcharem na geladeira.


Descascador de legumes
É um dos utensílios que você mais vai usar na cozinha, pois são bem mais práticos para descascar legumes em comparação com a faca, além de desperdiçarem menos.


Medidores
Os medidores culinários são muito úteis e muitas vezes substituem a balança culinária para medição de ingredientes. São encontrados facilmente em qualquer supermercado.


Mixer
É um utensílio extremamente prático e útil na hora de preparar sucos, coquetéis, sopas, molhos, cremes, purês, maioneses, patês, omeletes, gemadas, mousses, milk shakes, entre outros – e muitas vezes substitui o fouet, a batedeira, o liquidificador e o espremedor de batatas. Na hora de limpar, basta lavar a parte da hélice em água corrente.


Balança de cozinha
Para quem está seguindo um cardápio é muito importante pesar a comida para ingerir a quantidade correta que a nutricionista pediu, principalmente pois quando estamos com fome, tendemos a encher mais a colher não é mesmo? Com a balança você consegue sempre montar a porção correta dos pratos e colher melhores resultados.


Processador de alimentos
Nem sempre dá tempo de preparar uma saladinha, né? Mas com esse processador você economiza tempo e consegue picar ou triturar legumes, verduras e frutas. Ainda sobra um tempinho para montar um prato lindo! Com ele você também pode triturar alho e cebola para deixar temperos prontos. Sem dúvidas um aliado e tanto na sua rotina.


Panela de Pressão Elétrica
Você tem medo de panela de pressão? Essa faz tudo o que a sua panela faz, sem nenhum perigo. Tem ajuste de intensidade de pressão, display em LED e 15 receitas pré-programadas.


Fritadeira Sem Óleo 

Fritar sem óleo é muito mais saudável. Esta airfryer tem controle de temperatura e sistema para descongelar alimentos.
 


Máquina de leite vegetal
Leites à base de vegetais cresceram em popularidade à medida que os consumidores procuram uma alternativa ao leite de vaca. Esta máquina de leite é uma forma de tornar o preparo muito mais fácil. 
O aparelho funciona ao ser enchido com nozes, sementes ou grãos de sua escolha e irá trabalhar preparando-os em um produto final 100% natural de alta qualidade. A máquina processará, aquecerá e calculará tudo por conta própria fazendo
 leites de amêndoa, aveia, caju, coco, quinua e sementes.
 


Pipoqueira elétrica
Pipoca é saudável, mas se estiver cheia de óleo, manteiga, sal ou açúcar, as calorias serão muitas. Pipoca de microondas, então, nem pensar! Vários estudos demonstram seus efeitos cancerígenos. Por isso, esta máquina facilita a vida e também a manutenção da sua saúde.

 


Máquina de massa fresca
O acessório é o mecanismo perfeito para todos aqueles que preferem pressionar sua própria massa fresca em vez de comprar embalagens compradas em lojas.  
A prensa de macarrão pode produzir cinco tipos de macarrão: macarrão, bucatini, espaguete, fusilli e rigatoni.
 


Frigideira e panelas antiaderentes
Se o assunto é saúde e praticidade, melhor não abusar de óleo e nem desfregando panelas.
 


Luvas de forno
Ajudam a prevenir queimaduras desagradáveis ​​ao remover coisas do forno.

 

 

 

 

 


Batedeira Fouet
Batedeiras de metal, o fouet, são resistentes e vêm em todas as formas e tamanhos. Escolha um fouet de tamanho médio com uma alça que se encaixa confortavelmente na sua mão. Use-o para misturar ingredientes secos antes de assar, bata os ovos para fazer ou emulsione um molho diferente.
 


Fôrmas e assadeiras
Fôrma com laterais altas é ótima para assar coisas porque permite que os sucos se acumulem no fundo. Assadeiras, não apenas para biscoitos e pizzas prontas, mas para qualquer coisa que requeira fácil acesso deslizante para remover depois de cozida.
 


Potes para armazenamento

Recipientes são essenciais para manter alimentos e sobras frescas na geladeira. Eles também podem ser usados ​​para congelar alimentos no freezer. Certifique-se de também comprar alguns adequados para micro-ondas para adicionar ainda mais versatilidade a eles.
 





VEJA TAMBÉM:
 

12 melhores suplementos para quem treina
 

Livros de receitas para uma dieta deliciosa

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário