As complicações cardiovasculares aumentaram durante a pandemia de coronavírus. No período de quarentena, as mortes por infarto e derrame cresceram 31,82% no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em relação ao mesmo período de 2019.

Em entrevista para a CNN Brasil neste domingo, 6 de setembro de 2020, o cardiologista Roberto Kalil Filho explicou que essa estatística está diretamente ligada ao período de maior sedentarismo e ao retorno aos maus hábitos, estimulado pela solidão do isolamento. "Na pandemia, as pessoas deixaram de se cuidar, de se exercitar, passaram a fumar mais ou então voltaram a fumar.

Cerca de 50% das mortes por doenças do coração poderiam ser evitadas com o controle de fatores de risco, como diabetes, obesidade, tabagismo, entre outras", listou o médico.

Agora, com a reabertura gradual, o cardiologista recomenda a retomada de exercícios físicos, mas adotando alguns cuidados. "É urgente voltar a fazer check-ups. Independentemente de você ter alguma doença cardiovascular ou não, é preciso retomar a atividade física de forma paulatina e com acompanhamento médico", disse.

Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.