Blog

FITNESS

Como descobrir qual a melhor academia para você

Saiba a diferença entre Low Cost, Full Service, Premium e Nicho e decida qual a ideal para suas necessidades

Você está pensando em começar uma rotina de atividade física, mas não sabe qual a melhor academia para o seu perfil e objetivos? Então, este texto é para você.

A ideia deste artigo surgiu porque, com muita frequência, pessoas que nos visitam se dizem frustradas porque contrataram uma academia que não entregou o que esperavam. Outras, manifestam não compreender diferenças de atividades e preços, pois acham que "academia é tudo igual".

Nesse post, vamos explicar como funciona cada modelo de negócio de academia, assim como citar suas vantagens e desvantagens. Não existe certo ou errado, apenas empresas diferentes que são ideais para pessoas diferentes. Erro mesmo é você não se exercitar!

No Brasil e no mundo, existem 4 modelos predominantes de academia: Low-Cost, Full Service, Premium e Academia de Nicho

Cada um desses tipos segue uma própria estratégia de mercado, atendendo diferentes públicos e atuando em diferentes áreas.
 

Academia Low-Cost
As academias tem amplo espaço, grande quantidade de equipamentos e aulas mais “livres” de supervisão de professor. No modelo low-cost, importado dos Estados Unidos, o consumidor encontra as mensalidades mais baratas. Normalmente, essas empresas atuam em rede.
 

Academia Full Service 
As academias Full Service, como o nome já diz, oferecem uma grande variedade de modalidades de exercício. Contam desde musculação até ginástica e atividades aquáticas. Esse modelo de academia tem uma infraestrutura abrangente e um relativo investimento em equipe.

Academia de Nicho
As academias de nicho são extremamente focadas em um público-alvo (por exemplo: idosos) ou uma modalidade (por exemplo: dança). Normalmente, tem um padrão de qualidade e especialização diferenciados e um ticket médio elevado. Por se tratar de um nicho, a quantidade de alunos não é grande comparada a uma academia low-cost, por exemplo. 
 

Academia Premium
Já imaginou uma academia com equipamentos de última geração, atividades e atendimento exclusivos e serviços de spa, como lounge de relaxamento? Essa é a realidade nas academias premium ou boutique, modelo de negócio em que se enquadra a Performa Academia. Este tipo de academia traz conceitos de luxo e conforto, associados a infraestruturas supermodernas e diferenciadas, com atributos que fazem com que o aluno tenha uma experiência premium na sua prática diária de exercícios físicos diários.
 

E então, qual o melhor modelo de academia para você?


Escolher a academia certa afetará diretamente na sua motivação, nos seus resultados e na forma com a qual você vai lidar com a atividade física.

Se você quer ter um bom desempenho na academia, leve em consideração todos esses fatores que elencamos aqui e escolha a alternativa que oferece o melhor benefício e se encaixa nas suas necessidades.
 


 
 

 

LEIA TAMBÉM


Como escolher academia em Caxias do Sul

Por que você não deve ficar parado

Como vencer a preguiça de se exercitar

5 passos para criar o hábito da atividade física

Por que engordamos tanto?

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário