Blog

BEM-ESTAR

Quais os benefícios da atividade física para tratar ansiedade e depressão

Assunto em alta na pandemia, mais e mais pesquisas comprovam que treinar não faz bem só para a silhueta

Uma grande questão que todos estão se perguntando nesta pandemia é quão importante é o exercício para a saúde mental. E, claro, o que dizer de academias e saúde mental?

Sua saúde é sua riqueza. Essa declaração é tão verdadeira hoje como sempre foi. Essa máxima se aplica não apenas à sua saúde física, mas também à sua saúde mental. O tempo que passamos fazendo coisas que nos trazem alegria é tão importante para a nossa mente quanto uma aula de bike indoor ou meia hora de treinamento HIIT na academia pode ser para o nosso corpo.

Mas quão importante é o exercício para a saúde mental? O que é fascinante é que mais e mais estudos científicos estão descobrindo que a saúde mental e a saúde física estão inextricavelmente ligadas.

 

Relação entre saúde mental e saúde física

Nos últimos anos, a sociedade despertou para a importância da saúde psicológica. Uma debate realmente importante está ocorrendo em todo o mundo - das famílias aos locais de trabalho, de jovens a idosos, homens e mulheres - sobre a importância da saúde mental.

Os profissionais de saúde mental descobriram que existem ligações diretas entre a melhoria da saúde física e a melhoria da saúde mental.

O ponto de partida para todas as conversas sobre saúde mental é este fato fundamental: está tudo bem não se sentir bem. A vida é estressante e às vezes difícil, a ansiedade é natural. A cura só pode vir quando começamos a falar sobre os medos e problemas que às vezes nos incomodam.
 

Reduza a ansiedade e o estresse

Todos nós sabemos que executar um plano de treinamento físico pode ter um efeito profundo em nossos corpos. Mas o exercício regular na academia também pode dar um grande impulso à nossa saúde mental. Obviamente, deve-se dizer que a boa forma física nunca deve ser a única atividade para pessoas que sofrem de ansiedade ou depressãoQualquer pessoa que esteja lidando com qualquer um desses problemas deve procurar ajuda de um profissional de saúde mental para tratar sobre seus sentimentos. 

Dito isso, a boa forma física oferece benefícios reais para muitas pessoas que estão lidando com a ansiedade e o estresse. Existe uma razão científica simples para isso.

 

Endorfinas e bem-estar

As endorfinas que seu cérebro libera quando você está fisicamente ativo são as mesmas endorfinas que o cérebro libera quando você está experimentando a felicidade. Se você não sabia, as endorfinas são substâncias químicas poderosas em nosso cérebro que nos fazem sentir bem. Por esse motivo, alguns psicólogos prescrevem exercícios para certas pessoas que podem estar sofrendo de problemas de saúde mental. Este é o enorme poder do exercício e da preparação física. Ajuda a transformar todo o nosso corpo, e isso inclui o cérebro. Não pode haver sensação melhor no mundo do que a sensação que você sente após um treino exaustivo, mas bem-sucedido. Essas endorfinas que liberamos são as endorfinas da felicidade.

Os especialistas dizem que parte do motivo pelo qual o exercício é tão bom para o nosso cérebro é que ele nos dá um pequeno desafio a ser superado, enquanto o distrai da ansiedade que pode estar nos afetando. Muitas pessoas que sofrem de ansiedade e depressão falam de uma cadeia implacável de pensamentos que pode dificultar o funcionamento normal. Quando estamos correndo, andando de bicicleta ou levantando pesos, damos ao nosso cérebro um desafio que explode através desses pensamentos. 

 

Os benefícios do exercício para a saúde mental

Existem muitos outros benefícios para a aptidão física, além da química do cérebro. Exercitar-se por um período prolongado pode aumentar enormemente nossa confiança e auto-estima. Há uma verdadeira satisfação em treinar seu corpo e ficar em forma. Também há ganhos inegáveis ​​que vêm de definir metas e, em seguida, alcançá-las na academia. O condicionamento físico pode fornecer propósito e inspiração para todos, não importa o quão atlético você seja.

Existem muitos outros aspectos relacionados à saúde física que beneficiam nossa saúde mental. Quando fazemos exercícios regularmente, muitos de nós comemos melhor e dormimos mais, duas coisas que inevitavelmente nos farão sentir melhor de dentro para fora.

 

Reduza o risco de depressão em 26%

O que talvez seja mais revolucionário em tudo isso é que você não precisa passar seis dias por semana na academia para aproveitar os benefícios do exercício para a saúde mental. Os cientistas descobriram que apenas uma quantidade moderada de exercícios pode ter um efeito radical em nossos cérebros. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que quinze minutos de corrida regular ou uma hora de caminhada regular podem "reduzir o risco de depressão em 26% ".

Quando fazemos exercícios regularmente, nos sentimos com mais energia. Nossa memória funciona melhor . Nós nos sentimos mais como nós mesmos. Felizmente, a sociedade está se tornando mais empática com as pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

Psicólogos
 e terapeutas devem ser os primeiros a ser procurados se você estiver enfrentando esses problemas. Mas não se esqueça de como a academia pode ser importante para melhorar a sua saúde mental. Fale com os treinadores da Performa e diga a eles o que você procura em seu plano de condicionamento físico. Na Performa a saúde mental e o bem-estar são elementos extremamente importantes. 

 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário