Blog

BEM-ESTAR

4 hábitos das pessoas emocionalmente equilibradas

A capacidade do cérebro de funcionar bem depende do bom funcionamento do seu corpo

Muitas pessoas pensam que se sentir emocionalmente equilibrado é uma questão de sorte. Mas não é.

Equilíbrio emocional é a capacidade de não se deixar dominar por suas emoções. E embora tenha algo a ver com sua genética e temperamento, há uma verdade muito mais profunda aqui.

Estar emocionalmente equilibrado não significa que você não tenha emoções dolorosas - significa que você tem um relacionamento saudável com elas.

Por exemplo:

- O equilíbrio emocional não significa que você nunca fica ansioso. Significa que, em vez de tentar evitar sua ansiedade com distrações, você a reconhece e a valida.

- O equilíbrio emocional não significa que você nunca fica triste. Isso significa que, quando você fica triste, não se critica ou se julga por estar triste. Mas, em vez disso, você se lembra de que a tristeza é uma parte normal do ser humano.

Felizmente, um relacionamento mais saudável com suas emoções é algo que você pode criar. E a melhor maneira de fazer isso é cultivando hábitos emocionais saudáveis. Por isso:
 

1- Deixe de lado os pensamentos inúteis.
2 - Aceite sentimentos dolorosos.
3 - Estabeleça limites saudáveis.
4 - Priorize o autocuidado.


Por mais que gostemos de fazer distinções entre o cérebro e o corpo, seu cérebro É seu corpo.

Isso significa que a capacidade do seu cérebro de funcionar bem - incluindo regular e administrar situações difíceis e as emoções resultantes - depende do bom funcionamento do seu corpo.

Aqui está um exemplo simples:

Quem é mais propenso a se auto-refletir e validar sua raiva em vez de atacar agressivamente em frustração ou irritabilidade: a pessoa que dorme 4-5 horas por noite ou a pessoa que sempre dorme de 7 a 8 horas?

É difícil NÃO ficar constantemente irritado e emocionalmente instável se você não estiver dormindo bem!

E você pode argumentar que a mesma coisa se aplica a outras partes de nossa saúde e bem-estar:

ExercícioSe o seu corpo estiver em forma, forte e saudável, será mais fácil manter o equilíbrio do humor e das emoções.

DietaSe você comer bem e manter uma dieta saudável de forma consistente, terá muito mais clareza e energia para lidar com situações emocionalmente difíceis com elegância.

Vida social. Se você passa regularmente tempo com amigos e nutre relacionamentos saudáveis, é muito mais provável que mantenha um relacionamento igualmente saudável consigo mesmo e com suas próprias emoções.

Paixões e hobbiesQuando você cultiva interesses e hobbies genuínos que o deixam excitado e apaixonado, será muito mais fácil redirecionar sua mente de emoções e padrões de pensamento inúteis, porque você tem uma enorme quantidade de alternativas interessantes.

Margem e tempo de inatividade. Se você se certificar de que sempre terá algum tempo para relaxar, terá mais proteção contra os estressores inevitáveis ​​da vida e as emoções difíceis que se seguem.
 

Sua capacidade de cuidar de emoções difíceis depende de sua capacidade de cuidar de si mesmo.


Pessoas emocionalmente equilibradas não experimentam menos emoções intensas do que o resto de nós. Em vez disso, eles estão mais bem equipados para lidar com quaisquer emoções com as quais se encontrem.

E um grande motivo é que eles priorizam o autocuidado em suas vidas. Cuidado próprio não significa o ato ocasional de autoindulgência.
 

Cuidar de si mesmo significa se comprometer com um regime constante de hábitos saudáveis ​​- hábitos que o mantêm lúcido, forte e com energia.


Fundamentalmente, o equilíbrio emocional vem de um relacionamento saudável com suas emoções.

Mas a saúde do seu relacionamento com você mesmo depende, como qualquer relacionamento, de reservar um tempo para cuidar dele e alimentá-lo. É por isso que o autocuidado é importante.

 

Hábitos MAIS eficazes para o bem-estar

- se exercitar / praticar esportes
- leitura
- ouvir música
- rezar / participar de um serviço religioso
- passar tempo com amigos / família
- receber uma massagem
- caminhar ao ar-livre
- meditar
- yoga
- engajar-se em um hobby 

Hábitos MENOS eficazes para o bem-estar

- fazer compras
- fumar
- comer
- beber
- jogar videogame
- navegar na Internet e assistir TV
- assistir a filmes por mais de duas horas


Fonte: American Psychological Association

 


LEIA TAMBÉM: 
 

Como vencer a preguiça de se exercitar

5 passos para criar o hábito da atividade física

7 efeitos colaterais do sedentarismo que você não imagina

Por que engordamos tanto?

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário