Abandonar o sedentarismo ou retomar os treinos depois de algum tempo pode ser desafiador. Até o corpo se acostumar com os movimentos, a atividade física é dolorida. A fadiga mental também atrapalha a volta. Uma maneira de se inspirar para abandonar o sofá é conhecer histórias de atletas que venceram seus próprios limites. Confira dicas de 5 filmes para se inspirar.



100 Metros
Ano: 2016.

Direção: Marcel Barrena.
Elenco: Dani Rovira, Karra Elejalde e Alexandra Jiménez.
O filme espanhol 100 Metros conta a história de um homem que, ao ser diagnosticado com esclerose múltipla, não se conforma com a sentença de que em breve não andará nem 100 metros e decide treinar para um Ironman, modalidade com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. A obra é inspirada na história real do executivo espanhol Ramón Arroyo, que foi diagnosticado com a doença em 2004, quando tinha 32 anos. Na época do lançamento do filme, em 2016, além do Ironman como o personagem do filme, Arroyo já havia disputado outras 4 maratonas e mais 8 provas de triatlo. 


Driblando o Destino
Ano: 2002.

Direção: Gurinder Chadha.
Elenco: Parminder Nagra, Keira Knightleye Jonathan Rhys-Meyers.
Na comédia Driblando o Destino, apesar da resistência de sua família indiana, uma adolescente vai atrás do sonho de jogar futebol e, com o apoio de uma amiga, ela entra para o time da escola. O filme mostra os choques de gerações e culturas de uma forma leve e divertida. 


Invencível
Ano: 2006.

Direção: Ericson Core.
Elenco: Mark Wahlberg, Greg Kinnear e Elizabeth Banks.
Quando a equipe de futebol americano Philadelphia Eagles decide fazer testes abertos para selecionar jogadores, em 1976, o fanático torcedor Vince Papale, um barman de 30 anos, é escolhido para se juntar ao time da NFL. A história é baseada em fatos reais. 



Menina de Ouro
Ano: 2004.

Direção: Clint Eastwood.
Elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman. 
Uma jovem determinada a se tornar lutadora de boxe convence um treinador veterano a deixar de lado a ideia de não treinar mulheres. Menina de Ouro levou o Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz para Hilary Swank e melhor ator coadjuvante para Morgan Freeman.
 


Raça
Ano: 2016.

Direção: Stephen Hopkins.
Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis e Eli Goree. 
O filme é baseado na história do atleta negro americano Jesse Owens, que, na Alemanha nazista de Adolf Hitler, conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936. Ele venceu as competições de 100 e 200 metros rasos, salto em distância e revezamento 4 x 100 m.


 

VEJA TAMBÉM:
Livros sobre hábitos vencedores que você deve ler

Os melhores fones de ouvido para treinar

A batida da música perfeita para o seu treino