Blog

FITNESS

A batida da música perfeita para o seu treino

A música e o ritmo certos podem levar você a correr mais rápido, levantar peso com mais força e a aumentar o seu desempenho

Ouvir músicas com a batida certa eleva a energia e aumenta o entusiasmo pela atividade física, de acordo com a pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning Research. Uma explicação para tal é que a música eleva os níveis de dopamina do cérebro, uma substância química que reforça a boa disposição, segundo um estudo publicado na revista Nature Neuroscience. Outra pesquisa mostra que a música em geral pode reduzir o estresse

O ponto ideal do ritmo para a música de fundo durante o exercício deve estar entre 120 e 140 BPM, de acordo com Costas Karageorghis, doutor e professor de psicologia do esporte na Brunel University London e autor do livro Applying Music in Exercise and Sport. Tudo o que estiver no limite inferior dessa amplitude de ritmo deve ajudar você a treinar de forma casual e fácil. Para treinos mais difíceis, foque no limite superior dessa amplitude.

 
 


Para determinar os BPM de uma música hoje em dia é fácil graças a aplicativos como Spotify, Amazon Music e Apple Music. Mas você também pode encontrar várias calculadoras online ou fazer uma estimativa dos BPM ao bater com o dedo ao ritmo de uma música durante 20 segundos e, em seguida, multiplicar o valor obtido por três (topa testar algo novo?).

Para obter o benefício de mais desempenho associado à música, é importante encontrar músicas com batimentos por minuto (BPM) que sincronizem com o ritmo de corrida ou o movimento a ser executado.

Para treinos de corrida de velocidade ou dias em que você quer realmente se desafiar, músicas mais rápidas podem dar o impulso que precisa para aumentar o ritmo, indica uma investigação na revista The Journal of Strength and Conditioning Research. Procure músicas com 140 BPM ou mais batimentos.

Por fim, ouvir músicas mais lentas após o exercício demonstrou diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca mais rapidamente do que ouvir música rápida ou não ouvir música, indica um estudo da revista Indian Journal of Physiology and Pharmacology. Além disso, ouvir música suave após um treino intenso também pode melhorar o seu humor, de acordo com a investigação que Karageorghis publicou na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.

A parte divertida: utilize estas informações para misturar diferentes listas de reprodução e descobrir o que funciona melhor para motivar você.
 

Siga essas 3 dicas na hora de montar a sua playlist e colha os frutos que a música tem para oferecer

1: Escolha músicas que você adora
Ignore os estilos que inspiram menos e escolha músicas que você gosta. Quanto mais uma música energiza você, melhor será o seu desempenho.

2: Concentre-se nas músicas que fazem sentir bem
Você pode gostar de músicas românticas, mas para seus treinos escolha outro estilo. De acordo com a pesquisa publicada na revista Psychology of Sport and Exercise, a música animada e motivacional pode aumentar o seu desempenho.

3: Encontre o ritmo ideal
Fazer corresponder o ritmo da música ao seu ritmo de treino pode ser uma forma simples de treinar mais. Num estudo publicado na revista PLOS One,corredores tiveram um melhor desempenho quando um batimento proeminente e consistente de música motivacional correspondeu à respetiva cadência, do que quando correram sem música. Esta é uma forma de sincronização motora auditiva, semelhante à forma como um metrônomo ajuda um músico a manter o ritmo. 


Ideias de músicas da Performa
 



Para ter mais ideias para músicas, consulte as listas de reprodução da Performa no Spotify. Temos listas de reprodução específicas para energizar os seus treinos pesados ou leves. Você encontra na aba principal do app Performa. Ou ouça agora no Spotify


VEJA TAMBÉM


Os melhores fones de ouvido para treinar

Como a música influencia suas emoções e sua saúde corporal

Por que você não deve parar os treinos nunca

 

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário