Blog

FITNESS

Bike Indoor: saiba quais são seus benefícios e para quem é indicada

Aula queima muitas calorias além de ser muito divertida

Em certos momentos na vida é preciso tomar uma decisão e definir algumas prioridades para o seu dia a dia, tal como a prática de exercícios físicos. Falando nisso, você sabe como funcionam as aulas de bike indoor?

Basicamente, esse tipo de treinamento consiste em exercícios feitos em uma bicicleta ergométrica e em um ambiente preparado para as atividades — elas exigem níveis diferentes de esforço conforme o seu condicionamento físico. Essa é uma maneira eficiente de melhorar a flexibilidade, a agilidade e, consequentemente, ter mais força.

Conheça RPM e SpeedSoul.

Assim, se você quer vencer o desânimo mas não tem a menor ideia do tipo de exercício que trará os melhores resultados, veja a seguir os principais benefícios de começar os treinos de bike indoor!

Auxilia a queimar muitas calorias

O nível de intensidade do treino de bike indoor faz com que seja possível queimar muitas calorias e obter o visual que você tanto almeja. Na academia, uma aula dessa visa trabalhar o corpo todo com a execução de coreografias na batida das músicas.

Geralmente, as aulas costumam durar 45 minutos e isso gera uma queima calórica de 600 kcal, em média, contribuindo para manter você saudável e de bem com a balança. As bicicletas usadas para esse tipo de prática costumam contar com variações de velocidade e simular percursos com aspectos diferentes de dificuldade.

Para aproveitar melhor os exercícios e aguentar o ritmo, o ideal é levar a sua garrafa de água ou de isotônico. Afinal, será preciso se hidratar e repor os sais minerais perdidos no treino. Ao fazer os exercícios, é interessante dar preferência para sapatilhas de bike, pois isso confere mais segurança e garante uma transferência de força maior.


Fortalece os sistemas cardiovascular e respiratório

Por ser um exercício que mescla o treinamento aeróbico de média e alta intensidade, bike indoor proporciona grandes benefícios para a circulação sanguínea e para a respiração. Há uma espécie de sincronização com os movimentos do corpo, gerando um fluxo de energia intenso em prol das funções vitais do organismo.

Com a corrente sanguínea funcionando a pleno vapor, os pulmões conseguem receber o oxigênio de maneira mais eficiente e os nutrientes necessários para o corpo são distribuídos entre as células. Inclusive, o bombeamento eficaz do coração ajuda a minimizar o risco de paradas cardiorrespiratórias.

Pelo fato de aumentar a resistência do corpo, os treinos desse tipo são uma ótima pedida para fortalecer o sistema imunológico e para ficar menos suscetível às doenças. É interessante utilizar roupas confortáveis, visto que o superaquecimento do corpo trará certas alterações na sua frequência cardíaca e pode gerar uma queda de performance no seu treino.

 

 

 

Reduz os níveis de colesterol e da hipertensão

Seguindo uma linha de raciocínio simples, se esse tipo de treino fortalece o coração e proporciona uma circulação melhor do sangue, os problemas com o colesterol e a hipertensão serão minimizados. Uma alimentação desregrada e pautada em refeições ricas em gordura pode gerar complicações sérias nas artérias.

Se você não tem hábitos saudáveis, saiba que é possível acumular certas substâncias no organismo e formar plaquetas que dificultam a passagem do sangue, prejudicando as funções necessárias para que o nosso corpo funcione regularmente. Por isso, esse treino aeróbico torna-se um aliado poderoso para obter qualidade de vida.

Talvez você não saiba, mas colocar exercícios físicos como esse em sua rotina faz com que você eleve os níveis de bom colesterol e proteja o seu sistema cardiorrespiratório. A hipertensão também não terá vez e isso protegerá o seu corpo de lesões nos vasos sanguíneos, derrames e outros problemas.




Tonifica a musculatura das pernas e dos glúteos


Pensando um pouco na questão da vaidade, o treino de bike indoor é perfeito para quem quer tonificar a musculatura de um jeito simples e eficiente. Seguindo as orientações dos professores com atenção é bem provável que você consiga os resultados pessoais que almeja e, principalmente, melhorar a autoestima.

O treinamento de SpeedSoul é ideal não apenas para proporcionar pernas e glúteos no lugar e enrijecidos, mas exercitar o abdômen, os ombros, bíceps, tríceps e as costas também. Na prática, há uma dinâmica interessante de exercícios, pois são mescladas as pedaladas básicas (a maior parte é de pé) com flexões e o uso de pesinhos.

Conforme você segue o ritmo da música e o clima contagiante que os professores deixam no ambiente, você notará que o seu desempenho tende a melhorar a cada dia. Além disso, uma dica importante é utilizar uma bermuda ou calça que seja acolchoada para que não haja dores na região dos glúteos.


Alivia os sintomas de estresse

Rotina apertada, pressão no trabalho, má alimentação e noites mal dormidas podem gerar sérios problemas de estresse, não é mesmo? Isso torna seu dia a dia mais difícil e faz com que o seu desempenho em afazeres básicos seja baixo.

Assim, incorporar exercícios físicos como o bike indoor é estimulante para equilibrar as emoções e fazer com que você consiga gerir a sua vida de maneira mais eficiente. O fluxo de exercícios intensos faz com que o organismo libere substâncias que relaxam o corpo e que promovem uma sensação de prazer.

O bike indoor é uma maneira fantástica de se desconectar do mundo, entrar em uma reflexão profunda com o seu corpo e ter um ambiente propício para atrair boas energias. Normalmente, as salas são ambientadas com iluminação especial e playlists ideais para que você consiga desfrutar da liberdade de superar cada sprint.


Aumenta a motivação

Se você tem sérias dificuldades de sair do sofá e começar a treinar, saiba que esse tipo de exercício será um importante amigo para a sua motivação. Logo de cara, você perceberá que o ambiente é sempre descontraído para que você encontre vontade de se exercitar e chegar aos seus objetivos o mais rápido possível.

Como é um treinamento que une prazer, saúde e satisfação, isso reflete no comportamento das pessoas e gera uma onda de disposição para realizar outras tarefas. A prática de exercícios físicos é essencial para o bom funcionamento cognitivo, melhora reflexos, coordenação motora, raciocínio e vários outros aspectos de quem pratica.

Com mais disposição, peso controlado e a musculatura definida, ficará mais simples lidar com as situações do dia a dia e ter motivação para trabalhar cada vez melhor. Tudo isso também contribuirá diretamente para o seu marketing pessoal e para a forma como você encara os desafios que surgem pelo caminho.

Por fim, todos esses benefícios e outros tantos que não foram citados você encontrará na nossa nova aula de bike indoor chamada de Speed Soul, uma excelente opção para todas as idades — seja tanto para iniciantes como para atletas experientes.
 

Se você gostou desta lista com as principais vantagens de realizar treinos de bike indoor, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram!


LEIA TAMBÉM

Sapatilha de ciclismo: em qual vale a pena investir

Como escolher a bermuda para andar de bike


Como regular a bike para ter uma aula excelente

Comentários

Adorei as informações, trouxe conhecimento necessário sobre a prática do bike indorr. Me deu mais ânimo pra praticar este tipo de exercício.

Amei essa atividade física , posso fazer em casa?

Quem problemas coluna,pode realizar esse tipo de exercícios?

Deixar um Comentário