5 maravilhas de treinar no frio que você não imagina
Emagreça e melhore seu rendimento com a ajuda do clima
Começar ou manter uma rotina de atividade física nos dias frios da Serra gaúcha é sempre desafiador.
Trocar a cama quentinha por uma hora de treino não parece muito atrativo. Além disso, nessa época, nosso apetite aumenta e tendemos a consumir comidas com mais gorduras e carboidratos. É o cenário perfeito para ganhar peso e sentir ainda mais desânimo.
Mas você vai mudar de ideia e colocar os treinos na rotina depois de ler este artigo com as 5 maravilhas de treinar em dias frios. Confira.
1: Maior gasto calórico
Vários estudos já demonstraram que exercícios em períodos de climas frios demandam maior gasto calórico. Isso porque nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido e também para se exercitar. Se o objetivo é emagrecer, as recomendações atuais sugerem a prática de mais de 4h de atividades físicas por semana.
2: Ativar a gordura marrom
O corpo humano possui dois tipos de tecido adiposo: o branco e o marrom. A principal função do primeiro é o armazenamento de gordura, com a finalidade de reserva energética. Por outro lado, o tecido adiposo marrom tem como principal função a termogênese, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor, o que estimula o emagrecimento. Para os adultos, a atividade metabólica da gordura marrom, quando aliada a treino em baixas temperaturas, média de 12ºC e 19ºC, pode levar à redução do peso, segundo um estudo da National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, publicado na revista Cell Metabolism.
3: Maior rendimento físico
De certa forma, o inverno pode oferecer benefícios que não se obtém no verão. Por exemplo: o tempo frio pode realmente melhorar a resistência do nosso corpo. Em temperaturas mais frias, o coração não tem que trabalhar tanto. Transpiramos menos e gastamos menos energia, o que significa que é possível se exercitar com mais eficiência.
4: Tchau, depressão de inverno
Sabia que existe o transtorno afetivo sazonal (TAS), ou “depressão sazonal”? É uma forma de depressão que chega a acometer de 6 a 14% da população, dependendo de onde se mora. Além de deixar as pessoas “pra baixo”, o TAS pode contribuir para o ganho de peso já que, quando faz frio, é maior a vontade de ficar o dia todo em casa, comendo alimentos calóricos debaixo do edredom, maratonando séries. Aí é que mora o perigo.
5: Reforço ao seu sistema imunológico
Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) revela que quando nos expomos ao frio praticando atividade física os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Mas é preciso cuidados e limites, claro. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada e exposto a temperaturas excessivamente baixas o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico. Nesse sentido, ao fazer o treino na academia faz fugir do frio e se beneficiar dele, tomando as precauções que a baixa temperatura exige.
VANTAGEM EXTRA: Quem malha no inverno… Evita engordar e exibe tanquinho no verão.
Comentários
Rosane
Com que base vc estão relatando “Transpiramos menos e gastamos menos energia, o que significa que é possível se exercitar com mais eficiência.” Se no frio o gasto energético é maior para manter o corpo na temporada certa.