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5 maravilhas de treinar no frio que você não imagina

Emagreça e melhore seu rendimento com a ajuda do clima

Começar ou manter uma rotina de atividade física nos dias frios da Serra gaúcha é sempre desafiador.

Trocar a cama quentinha por uma hora de treino não parece muito atrativo. Além disso, nessa época, nosso apetite aumenta e tendemos a consumir comidas com mais gorduras e carboidratos. É o cenário perfeito para ganhar peso e sentir ainda mais desânimo.

Mas você vai mudar de ideia e colocar os treinos na rotina depois de ler este artigo com as 5 maravilhas de treinar em dias frios. Confira.

1: Maior gasto calórico
Vários estudos já demonstraram que exercícios em períodos de climas frios demandam maior gasto calórico. Isso porque nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido e também para se exercitar. Se o objetivo é emagrecer, as recomendações atuais sugerem a prática de mais de 4h de atividades físicas por semana.


2: Ativar a gordura marrom
O corpo humano possui dois tipos de tecido adiposo: o branco e o marrom. A principal função do primeiro é o armazenamento de gordura, com a finalidade de reserva energética. Por outro lado, o tecido adiposo marrom tem como principal função a termogênese, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor, o que estimula o emagrecimento. Para os adultos, a atividade metabólica da gordura marrom, quando aliada a treino em baixas temperaturas, média de 12ºC e 19ºC, pode levar à redução do peso, segundo um estudo da National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, publicado na revista Cell Metabolism.

3: Maior rendimento físico
De certa forma, o inverno pode oferecer benefícios que não se obtém no verão. Por exemplo: o tempo frio pode realmente melhorar a resistência do nosso corpo. Em temperaturas mais frias, o coração não tem que trabalhar tanto. Transpiramos menos e gastamos menos energia, o que significa que é possível se exercitar com mais eficiência.

 

 

 

 

4: Tchau, depressão de inverno
Sabia que existe o transtorno afetivo sazonal (TAS), ou “depressão sazonal”? É uma forma de depressão que chega a acometer de 6 a 14% da população, dependendo de onde se mora. Além de deixar as pessoas “pra baixo”, o TAS pode contribuir para o ganho de peso já que, quando faz frio, é maior a vontade de ficar o dia todo em casa, comendo alimentos calóricos debaixo do edredom, maratonando séries. Aí é que mora o perigo.


5: Reforço ao seu sistema imunológico
Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) revela que quando nos expomos ao frio praticando atividade física os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Mas é preciso cuidados e limites, claro. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada e exposto a temperaturas excessivamente baixas o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico. Nesse sentido, ao fazer o treino na academia faz fugir do frio e se beneficiar dele, tomando as precauções que a baixa temperatura exige.
 

VANTAGEM EXTRA: Quem malha no inverno… Evita engordar e exibe tanquinho no verão.


Roupas para se exercitar em dias frios

Para treinar em dias frios, se vestir da maneira certa é fundamental. Quanto mais frio, mais atenção você precisa dar ao guarda-roupas. Confira dicas parase manter seguro e saudável enquanto desfruta de seus treinos no frio.
 




1: Use camadas. Vista roupas que você possa facilmente tirar e colocar conforme necessário. Comece com uma fina camada de material sintético, como cool dry fit, que retira o suor de seu corpo. Em seguida, adicione uma camada de lã ou lã para isolamento. Evite sempre o algodão, que absorve o suor e pode deixar você mais frio. Cubra com uma camada externa à prova d'água e respirável. Você pode precisar fazer experiências para encontrar a combinação certa de roupas com base na intensidade do exercício e nível de conforto.




2: Proteja sua cabeça, mãos e pés. Quando está frio, o fluxo sanguíneo se concentra no núcleo do corpo para ajudar a mantê-lo aquecido, o que deixa a cabeça, as mãos e os pés vulneráveis ​​ao frio. Se for se exercitar ao ar livre, use luvas forradas com lã ou lã, ou adicione um par fino de forros de luva feitos de um material absorvente sob um par de luvas mais pesadas. Além disso, use meias grossas e um gorro de lã, e proteja seus olhos do vento e do brilho com óculos escuros.
 




3: Fique hidratado. É mais provável que você fique desidratado em climas frios porque o ar frio diminui a sede. Embora você possa não precisar da mesma ingestão de líquidos que durante o verão, ainda precisa manter a mesma abordagem de hidratação. Beba água antes, durante e depois do treino e preste atenção na  sede..

 

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