Acertar no modelo do top é fundamental para o conforto e sucesso de cada tipo de treino. Sem a peça adequada, alguns movimentos são desconfortáveis e dolorosos para as mulheres. O visual padrão que a maioria das pessoas via no passado era qualquer coisa que estivesse à mão: uma camiseta aleatória, um top básico e quem sabe um shorts mais leve. Ainda bem que isso mudou! 

O modelo certo de top vai manter o conforto e suporte enquanto você se move, para que os treinos fiquem livres de qualquer distração. Mas, com tantas opções nas lojas, qual é o ideal para você?

Aqui está tudo o que você precisa para acertar na escolha.

 

NÍVEIS DE SUPORTE
 

Leve, médio ou alto suporte? Basicamente os tops tem 3 níveis. Veja o que você encontrará em cada nível de suporte.

MODELO SUPORTE LEVE


Ideal para seios menores e exercícios com movimentos lentos e constantes, como yoga, pilates e caminhada. Tem alças finas e é tão confortável que pode ser usado como sutiã no dia a dia.
 

MODELO SUPORTE MÉDIO


Com fixação mais firme, alças mais grossas e mais cobertura é o top mais versátil. Ideal para aulas de bike, dança, musculação, entre outros. 


MODELO SUPORTE ALTO

Com alças cruzadas para tirar o peso dos ombros, esse tipo de top é ideal para para atividades de alto impacto, como corrida, HIIT (Orange, Bootcamp, SoulBoxe, Funcional..). Se você tem seios grandes, é a melhor opção para qualquer atividade.

 

TIPOS DE SUPORTE
 


COMPRESSÃO: perfeito para bojos pequenos ou médios, os tops de compressão deixam tudo justinho para uma sensação rente ao corpo. Estes modelos geralmente são confeccionados com tecido elástico que repele o suor do corpo. 

ENCAPSULAMENTO: especialmente bom para mulheres de bustos maiores, os tops de encapsulamento dão suporte individual para cada um dos seios. Estes modelos são uma versão versátil para o dia a dia, com design e materiais voltados ao movimento. 

COMPRESSÃO HÍBRIDA/ENCAPSULAMENTO: geralmente encontrado em tops tipo costas nadador, é uma combinação que oferece o suporte do encapsulamento e o look dos modelos de compressão. 

FAIXAS ELÁSTICAS: quando ajustada corretamente, é a parte do top que oferece mais suporte. Ela deve vestir confortavelmente e não deve subir nas costas. Para mais suporte, procure uma faixa elástica maior. Algumas faixas elásticas são feitas com materiais mais confortáveis que repelem o suor. 

ALÇAS: alças ajustáveis permitem um ajuste personalizado, enquanto as alças comuns geralmente são combinadas a um design sem fechos para um caimento de compressão. 

BOJOS MOLDADOS: os bojos moldados formatam melhor e oferecem mais cobertura, além de prevenir um visual estranho.  

BOJOS ACOLCHOADOS: bojos acolchoados seguem o formato natural dos seios e garantem formato e cobertura aprimorados. Muitas vezes eles são leves e respiráveis, tem secagem rápida e podem ser higienizados com mais facilidade.  


 

FECHOS: alguns tops esportivos tem um design sem fechos ou ganchos. Outros têm fechos frontais ou nas costas para mais praticidade. Tops de alto suporte para bustos maiores geralmente vêm com fechos. 

ARO: aros flexíveis oferecem mais suporte e um formato melhor para a prática de atividades físicas.  

ESTABILIDADE DIRECIONADA: estabilizadores nas alças frontais que reduzem o impacto e dão suporte adicional.  

MATERIAL QUE REPELE O SUOR: forro de mesh que permite mais respirabilidade.  

VENTILAÇÃO: localizado em áreas mais propensas ao suor, o material de mesh garante mais respirabilidade para manter o corpo mais refrescado durante os treinos mais pesados.  

 

AJUSTE PERFEITO DO TOP

Sem estar corretamente ajustado, mesmo o top perfeito não vai servir. Para ter certeza de que ele passa no teste de caimento, vista seu top e verifique esses detalhes essenciais. 
 

As Faixas e Alças
Se a faixa do tórax fica firme no lugar quando você levantar os braços, você está pronta para treinar. Ela deve ficar na altura das suas costelas, com folga suficiente para dois dedos por baixo. As alças devem estar seguras e quase imperceptíveis - sem apertar ou escorregar.


A Cobertura
Certifique-se de que o tecido te cobre completamente, sem ficar dobrando, acumulando em algum ponto ou, você sabe, esmagando a sua dupla.


A Sustentação
Faça cinco polichinelos (ou qualquer movimento que você normalmente faria em um treino). Balançou muito? Então escolha um modelo de suporte mais alto, com alça mais larga ou com o clássico e seguro modelo nadador.


FAÇA O TESTE

Estudos mostram que 80% das mulheres não usam a numeração correta. Por sorte, você não precisa de medidas para descobrir isso. Basta um top normal e um espelho. Veja como:
 


Primeiro, verifique a faixa elástica. Se ela sobe nas costas, está muito folgada e não oferece suporte o suficiente. Se for o caso, diminua o tamanho. Se estiver marcando nas costas, está muito apertada. Aumente o tamanho. Quando estiver confortável, não muito apertada, você está usando o tamanho correto. Deixe como está. 
 



A seguir, confira o tamanho do bojo, e combine à faixa elástica para encontrar o tamanho certo. Caso sobre espaço ao redor dos seios dentro do bojo, o tamanho está muito grande.  Quando os seios vazam nos limites do bojo,  está muito pequeno. Caso o bojo se encaixe no formato dos seios e não tenha espaço sobrando, o tamanho está correto. 

Caso o seu bojo encaixe corretamente e:
- a faixa elástica esteja muita larga e subindo, aumente o tamanho do bojo e  dominua o tamanho da faixa elástica.   
- o bojo esteja muito apertado e deixa marcas, diminua o tamanho do bojo e aumente o tamanho da faixa elástica.  
- a faixa elástica encaixa direitinho, você está vestindo o tamanho correto.