Depois de um treino intenso, você se sentirá exausto, cansado, dolorido, vitorioso - e provavelmente estará coberto de suor. Acredite ou não, as roupas que você usa para se exercitar podem fazer a diferença em como você se sente após o exercício. Vários fatores podem afetar o nível de conforto de suas roupas de fitness, incluindo o tecido de que são feitas e se são adequadas para o tipo de exercício que você fará.

 

Escolha dos tecidos

Alguns tecidos são projetados para puxar o suor da pele durante o exercício e outros para absorvê-lo. Quando se trata de roupas de fitness, algumas opções são melhores do que outras.
 

Pense em dryfit. Existem muitos tecidos sintéticos respiráveis ​​que “absorvem” o suor da pele, o que pode ajudar a evaporá-lo rapidamente e manter o corpo fresco. Roupas feitas de tecidos contendo polipropileno ou tecidos como COOLMAX® e SUPPLEX® são uma boa escolha para exercícios em que é provável que você sue muito. Eles permitem que o suor evapore da pele, não deixando você encharcado com a sensação de desconforto.


Considere o algodão para treinos leves. Camisetas e calças de algodão absorvem o suor e não o puxam da pele e nem o ajudam a evaporar rapidamente. 


Evite tecidos que não respiramNunca use roupas feitas de materiais à base de borracha ou plástico, que evitam que o suor evapore e mantém a temperatura do corpo muito alta durante o treino.
 

O QUE AS MARCAS QUEREM DIZER
Poliéster Dry: tecido confeccionado com microfibras 100% poliéster. Garante um transporte rápido do suor e mantém o corpo sempre seco.
Poliamida Dry: tecido feito com microfibras de poliamida. Assim como o de poliéster, também ajuda no transporte do suor para manter a pele mais seca.
Supplex: fibra sintética que se parece com algodão. Proporciona conforto, resistência, caimento e possui uma secagem relativamente rápida.
Sanflex: a técnica usada na confecção do tecido possibilita a formação de uma camada de ar sobre o corpo. Isso evita que a peça fique colada ao corpo quando está úmida e proporciona um menor contato da roupa com a pele.
Lycra: formado por poliamida e elastano, o tecido é flexível e adere bem ao corpo, proporcionando conforto durante os movimentos.
Air plus: tecido construído com microfibra de poliamida e elastano. Possui as mesmas características da Poliamida Dry e, associada ao elastano, confere maior conforto aos movimentos.
Ponge: confeccionado em microfibra de poliéster com proteção contra os raios UV (ultravioleta). É ideal para os esportistas que se exercitam sob o sol.
Cloro resistance: tecido de poliéster especial, com maior durabilidade pois resiste ao ataque de cloro das piscinas.
Tecno Bambu: feito a partir da fibra do bambu. Possui funções antibacterianas e desodorizantes. A fibra tem alta durabilidade e boa capacidade de absorção.


Ajuste certo
Para ter certeza de que suas roupas de treino se ajustam ao seu corpo e ao treino que você planejou, considere estas dicas:
 

1. Você deve usar roupas soltas e confortáveis. Mas se você estiver correndo ou pedalando, evite calças largas ou compridas que possam se enroscar nos pedais ou nos pés.

2. Para atividades como ioga ou Pilates, tecidos elásticos e ajustados que absorvem o suor são uma boa escolha.

3. Em geral, lembre-se de que você não quer nenhuma roupa que atrapalhe a atividade.

 

Treinos ao ar livre: mude as roupas com as estações
 

Se você se exercita ao ar livre ou pratica esportes sazonais, o que você veste pode ter que mudar com as estações. Lembre-se destas dicas ao se vestir para exercícios ao ar livre:


Clima quente. Durante os meses quentes de verão, certifique-se de escolher tecidos que permitem que sua pele respire e evite o suor. Vista roupas frescas e confortáveis ​​e que permitam que você se mova livremente.


Tempo frioQuando está muito frio lá fora, você precisa se agasalhar, mas lembre-se de que fará exercícios e aumentará sua frequência cardíaca e temperatura corporal. Vista-se com camadas que você possa remover e sempre se vista para um clima mais ameno do que o que diz o termômetro externo. Mantenha as roupas que absorvem o suor em sua camada interna e coloque uma camada isolante por cima. Sempre cubra sua cabeça, orelhas e mãos para protegê-los do frio.


Clima úmido ou ventoso. Nada pode arruinar um treino ao ar livre mais rápido do que ficar encharcado na chuva ou ser pego por um vento forte. Use uma camada externa que proteja sua pele das intempéries.


Lembre-se de que, independentemente da temperatura, é provável que você comece a suar durante o treino. Mantenha-se o mais confortável possível com roupas criadas para exercícios pesados ​​que absorvem o suor da pele. 
 

O que jamais usar em qualquer treino 
Calça jeans ou social
Sapato
Brincos grandes, pulseiras e colares
Perfume forte 
 

Precisando de um dica para comprar o melhor tênis de treino? Clique aqui. Precisando começar? Se você ainda não é cliente Performa, consulte-nos sobre como transformar a sua vida.