Uma pessoa preparada vale por duas, e isso se aplica também à corrida de rua. Cruzar a linha de chegada pode depender 100% de uma boa preparação.

Mesmo que você ainda não tenha a próxima prova de corrida de rua marcada na agenda, confira desde já este checklist de acessórios de corrida. Vá se organizando para que a sua próxima prova de corrida de rua seja um sucesso!

Quando falamos em acessórios para corrida de rua, há uma regra de ouro que nunca pode ser esquecida: NUNCA corra provas de rua com tênis, roupas, acessórios, bebidas, lanches que você nunca tenha testado várias e várias vezes.

Não há nada pior que correr com tênis novos que machucam, meias compradas há pouco tempo que formam bolhas ou um smartwatch sem bateria!

 

TUDO PARA CORRIDA DE RUA


Tênis de corrida já amaciados. Os pés já precisam estar bem acostumados a eles.

 


Roupas para corrida confortáveis que você já usou para correr longas distâncias. Assim, com certeza não ficam roçando na pele e causando irritação, assaduras, machucados, etc.
 


Meias de corrida boas para os seus pés. Há corredores que preferem meias de compressão. Tente encontrar um tipo de meia que seja confortável e que mantenha seus pés sequinhos e sem bolhas.

 

SE PREPARE PARA SOL, CHUVA, FRIO, VENTO… 
 

O que conta são as camadas – se estiver frio, opte por camadas extras removíveis se sentir calor. Afinal, ninguém merece passar frio na corrida! Alguns corredores optam por camadas de roupas de corrida já meio surradas: vestem as melhores e mais novas por baixo, por cima estas mais velhas, e simplesmente vão jogando fora na lixeira essas roupas mais gastas se sentirem calor demais. Dica prática: alguns dias antes da prova, comece a acessar uma fonte de previsão do tempo de sua confiança para escolher com antecedência os acessórios que usará no grande dia.


Luvas ou meias velhas e grossas que você possa vestir nas mãos e jogar fora durante a prova, quando as mãos e dedos se aquecerem.


Faixa para aquecer a cabeça ou gorro. Grande parte do calor corporal se dissipa pela cabeça. Assim, se estiver frio ou chovendo, use proteção.


Capa de chuva leve de plástico (tudo bem improvisar uma com um saco de lixo bem grande) para manter o corpo aquecido antes da prova, e guarde na sua bolsa ou pochete para depois da corrida.


Use um bom protetor solar se for correr em dias quentes e ensolarados.


Óculos escuros para proteger os olhos.


Boné para proteger a cabeça do sol. Se a corrida for chegar até por volta do meio-dia, o boné vira um acessório muito importante.
 


Cinto ou pochete de corrida: se o calor for muito e você já tiver o hábito de correr com um cinto ou pochete de corrida contendo bebidas para não se desidratar, então vá assim para a prova de corrida de rua.


Mochila de hidratação: há quem curta correr com uma mochila de hidratação para se hidratar com frequência durante a prova de corrida, em vez de aceitar as bebidas oferecidas nos pontos de hidratação.
 

ALAVANCANDO A MOTIVAÇÃO
 

Se inspire e se motive com a música certa: crie uma playlist para a prova de corrida de rua, mas não coloque já no início todas as suas músicas favoritas. Misture as músicas, organize-as pensando em bpm, trechos da prova… faça seu melhor para conseguir que aquela canção que faz querer correr na pressão chegue bem na hora em que você sabe que precisará de um gás na motivação, que é quando o cansaço começa a bater.


Fones de ouvido próprios para atividades fitness que se encaixem bem nas orelhas e não fiquem ameaçando cair o tempo todo. Qual corredor experiente já não ouviu falar de um fone bluetooth perdido pelo meio da rota?


Camisa/casaco de corrida contendo seu nome. Escreva ou estampe seu nome nos seus acessórios de corrida para que a galera que fica torcendo possa gritar seu nome.

Aposte em roupas de corrida coloridas para se encontrar facilmente nas fotos postadas ou oficiais.
 


Recorra a lanches energéticos ou ao carbo gel, ou então a bebidas esportivas que você já tenha experimentado antes durante os treinos (xô, dor de estômago) e que realmente fizeram efeito, ou seja: deram um gás na energia.
 

QUE HAJA LUZ!
Leds sinalizadores para tênis e faixas refletivas são bons acessórios para melhorar a visibilidade a qualquer momento do dia.

 

A CEREJA NO TOPO DO BOLO
 


Um smartphone carregado para monitorar a corrida e tocar suas músicas favoritas para pegar fogo nas pistas!
 

MP3 player ou Ipod caso não curta correr com o smartphone.


Faixa de braço para colocar o telefone ou o tocador de MP3 e as chaves de casa, claro.


Cadarços para tênis que sejam seguros e não afrouxem com facilidade. Ou, ainda, aqueles elásticos especiais que não desamarram.


Band-aids (de boa qualidade!) para proteger os mamilos contra o atrito na roupa. Além disso, existe um tipo de curativo especial para bolhas que pode ser útil após provas de corrida. Mulheres, atenção: ter o top de corrida certo ajuda muito a proteger o seios!


Vaselina para passar nas coxas, axilas e nádegas. Atrito gera assaduras — dolorosas recordações pós-prova que ninguém merece.
 

Elástico de cabelo reserva para quem tem cabelo comprido. Se o seu prendedor de cabelo arrebentar, terá um extra. Acredite: ninguém quer correr uma prova inteirinha de cabelo (longo) solto.

Camisa/ casaco / jaqueta e um par de meias extra para trocar após a prova. Corpo e roupas molhados de suor + vento frio = resfriado.
 

Com base nessas dicas, monte o seu checklist da forma que fizer sentido para você, e vá pensando nele e ticando itens com antecedência. Nada de deixar tudo pra noite anterior à prova! Se você já deixar tudo organizado e separado, poderá se desligar mentalmente disso e se concentrar na preparação psicológica para a prova, focando no corpo e na mente. Acredite: com os acessórios de corrida certos, o estresse causado por imprevistos diminui, e a prova fica bem mais divertida!