A yoga originou-se há milênios na Índia como forma de desenvolvimento espiritual. Hoje é mais usada como exercício com aspectos meditativos. 

A yoga é conhecida por ajudar a esculpir músculos longos e magros, mas existem algumas formas diferentes de praticá-la. 

Uma forma de yoga orientada para o fitness é a Hot Yoga, que envolve aumentar a temperatura e o nível de umidade da sala de aula.

A prática oferece uma série de benefícios como queima de calorias e melhoria da flexibilidade, mas, antes de comprar e agendar uma aula é importante que você leia este texto até o final. 



O que é Hot Yoga?

A primeira forma de Hot Yoga no mundo foi a Bikram Yoga, fundada por Bikram Choudhury na década de 1970. Bikram Yoga é um método com uma série de posturas de yoga que são praticadas em uma sala aquecida a 40 graus.

O objetivo de praticar yoga em uma sala quente e úmida é que o calor e o suor ajudam a relaxar os músculos, permitem um alongamento mais eficiente e promovem a transpiração, o que ajuda a desintoxicar o corpo e acelerar o metabolismo.

Muitos estúdios de Hot Yoga ao redor do mundo costumavam ser chamados de Bikram. Mas, após revelações de abuso sexual de Bikram Choudhury, praticantes e professores de Bikram decidiram se distanciar de seu nome.

Na Europa e Estados Unidos a ideia de um espaço aquecido para yoga continuou crescendo e várias outras formas de yoga além de Bikram hoje são realizadas em uma sala aquecida.
 

Benefícios da Hot Yoga 

Graças à sala aquecida a Hot Yoga proporciona benefícios como aceleração metabólica e aumento da flexibilidade. Quando os músculos são aquecidos eles se alongam mais facilmente e são menos propensos a sofrer lesões.

Outros benefícios da Hot Yoga não são diferentes dos benefícios da Yoga realizada em uma sala de temperatura padrão. Todos os tipos de yoga têm muitos benefícios para a saúde: a yoga pode reduzir o estresse, ajudar a tratar a depressão, diminuir a dor lombar e diminuir o risco de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. 

Além disso, há o estímulo ao foco e ao tempo presente. Na Performa, a sala de Hot Yoga é ambientada para que o aluno foque no que importa: ele mesmo. Além do aquecimento, possui iluminação especial, parede de sal e trilha sonora com sound round. Não tem espelhos para que cada um foque na experiência para dentro de si. 
 


O que esperar de uma aula a 40 graus

Você definitivamente deve esperar suar. A temperatura na sala estará entre 33 e 40 graus, e também pode haver umidade. Não há a sensação de "abafado" devido a sistemas modernos implantados pela Performa. 

Durante a aula a temperatura interna do seu corpo aumentará, você ficará quente e terá controle total sobre a experiência. Se você estiver cansado, faça uma pausa e lembre-se: você está lá por você e por mais ninguém. 

A aula de Hot Yoga tem um aquecimento mais curto do que em outras aulas de yoga. Isso ocorre porque, graças à sala quente, é necessário menos tempo para aquecer os músculos.

Em seguida, se inicia a série de posturas de yoga. São 26 movimentos específicos, que são repetidos por determinado tempo ou vezes, conforme a orientação do professor. A aula dura 60 ou 90 minutos.

Ao contrário de outras aulas de yoga em que o professor faz os movimentos durante toda a aula com os alunos, na Hot Yoga o professor demonstra e depois dá as instruções verbalmente e corrigindo os alunos, sem fazê-los também.
 

Como se preparar para a aula de Hot Yoga na Performa Academia

Para fazer uma aula de Hot Yoga você precisa trazer de casa para a sala de aula:

• 2 toalhas de banho, uma para praticar e outra para tomar banho 
• 1 toalha de rosto para secar o suor
• 1 água em garrafa

O que vestir durante a aula

Não use roupas apertadas, volumosas, e de algodão. Priorize o conforto total. Você deve evitar o algodão porque absorve a umidade. Isso significa que quando você suar, suas roupas ficarão mais pesadas, o que não será confortável. Quanto mais leves forem suas escolhas de tecido, melhor para que não causem mais superaquecimento. 

O que vestir depois da aula

• Prepare-se para se agasalhar bem depois da aula
. Seus músculos estarão relaxadis e expô-los imediatamente ao frio pode fazê-los se contrair muito rapidamente. 

O que comer

• Beba 1,5 litros de água até 2 horas antes da aula
• Não coma muito 2 horas antes da aula. Um estômago cheio de comida não vai se sentir bem durante qualquer exercício que use seu abdômen.

Durante a aula

• Informe o professor antes da aula se você tiver alguma lesão. Nunca treine com dor. 
• Você pode se sentir um pouco tonto (A) nos primeiros 20 minutos. Isso é normal. Sente-se e respire pelo nariz. 

Considerações de segurança
Hot Yoga não deve ser praticada por grávidas, pessoas com problemas cardíacos ou com qualquer outra doença em que os exercícios na sala quente se tornem um problema. Como sempre, você deve sempre conversar com seu médico antes de tentar um novo exercício.
 


 

Faça uma aula grátis de Hot Yoga. Clique aqui.