Embora seja desafiador correr 5, 10 ou 21 quilômetros, se você tiver foco, determinação e uma rotina de treinos regulares, o seu desempenho pode melhorar bastante. Por falar nisso, sabia que tem bons locais para treinar corrida em Caxias do Sul?

Neste segundo semestre, inclusive, o município sediará competições interessantes como a 4ª meia maratona e o circuito Sest Senat de caminhada e corrida de rua. Dois bons motivos para seguir um ritmo de treinos de alta intensidade.

Para ajudar nesse preparo, desenvolvemos um miniguia para você ficar por dentro dos lugares que oferecem o cenário ideal para colocar as atividades físicas em dia. Confira!
 

Parque dos Macaquinhos

Com mais de 80% das árvores provenientes de mata nativa e o nome de Getúlio Vargas como registro oficial, esse parque é uma das principais atrações públicas de Caxias do Sul. O nome alternativo surgiu em 1958, quando o então diretor da Secretaria da Agricultura, José Zugno, trouxe cinco macaquinhos para que fizessem parte do lugar.

Por conta da sua composição favorável à prática de esportes, o Parque dos Macaquinhos dispõe de pistas excelentes para queimar muitas calorias em corridas. Inclusive, existem marcações no chão que facilitam o controle da distância percorrida pelos corredores.
 

Parque Cinquentenário

O Parque Francisco Maldonado Rodrigues, popularmente conhecido como Cinquentenário, é considerado um dos melhores da cidade. Tem uma localização privilegiada no centro e dispõe de um enorme espaço convidativo de área verde para a população desfrutar.

No Cinquentenário, é possível respirar ar fresco, se divertir com a família e fazer muitos exercícios físicos em suas calçadas em formato de trilha. O parque é uma excelente pedida para quem quer suar muito enquanto corre à vontade entre as árvores gigantescas que garantem ainda uma boa sombra no caminho.


Parque da Lagoa

Se você precisa de um bom motivo para sair do sofá e começar a treinar, o aconchegante Parque da Lagoa é o lugar perfeito para aprimorar o seu ritmo de corrida. O ambiente em si é bem acolhedor, não fica muito distante do centro de Caxias e conta com boas opções de mobilidade urbana.

As vias são devidamente pavimentadas, a grama bem aparada e a lagoa forma um belo cenário para curtir o pôr do sol no fim da sua jornada esportiva. Além disso, o parque fornece um espaço amplo para outras atividades físicas e uma paisagem propícia para descansar depois dos treinos com a companhia de um tradicional chimarrão.
 

Parque Jardim Botânico

Por fim, temos o Jardim Botânico, que é um complexo científico, educacional, cultural e, naturalmente, de lazer. Ao procurar locais para treinar corrida em Caxias do Sul, não tem como deixar de fora esse parque que reúne belos exemplares de cactos, flores e inúmeras plantas.

Pela aparência, se torna um convite extraordinário para praticar exercícios físicos e desfrutar de bons momentos com amigos e familiares. Dispõe ainda de várias trilhas espalhadas pela sua extensão e uma grande área verde que proporciona um ambiente que tem tudo a ver com um estilo de vida saudável.
 

Para concluirmos, independentemente do tipo de prova que escolherá para competir, é importante deixarmos claro que alguns cuidados são fundamentais. Portanto, sempre se hidrate, procure respeitar o próprio ritmo de treino e faça refeições saudáveis. Assim, suas chances de obter um bom desempenho são maiores.
 

Gostou deste miniguia a respeito de locais para treinar corrida em Caxias do Sul? Quer saber um pouco mais do assunto? Então, aproveite e confira quais são os mitos e verdades sobre a corrida!