É bem provável que já tenham lhe falado que correr emagrece rápido ou outras questões que geraram certa dúvida, não é mesmo? Afinal, como saber o que é verdade ou mentira nessas situações?

Praticar corrida regularmente pode gerar diversos benefícios, tais como a melhora no condicionamento físico e na circulação sanguínea, o estímulo da concentração e outras vantagens. No entanto, antes de sair do sofá e começar a treinar, entenda que é preciso ficar de olho nas afirmações que fazem por aí para não se dar mal.

Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas das perguntas mais ouvidas e desmistificar esse assunto de uma vez por todas. Acompanhe a leitura e confira!


1. A prática da corrida pode ocasionar flacidez nos glúteos?

Muitas pessoas têm a ideia que as passadas da corrida levam uma parcela considerável de gordura, porém sem repor em massa muscular. Entretanto, esse é apenas um mito disseminado entre os corredores, visto que o efeito é o oposto do que várias pessoas imaginam.

Com a corrida, os glúteos são mais exigidos e, consequentemente, ficam fortalecidos e até tonificados dependendo do nível de exigência do percurso. Caso você esteja sofrendo com a questão da flacidez, uma boa dica é a prática de exercícios de pilates ou musculação para complementar a sua rotina de treinos.


2. A corrida ajuda a diminuir a celulite?

Talvez você não saiba, mas aqueles furinhos indesejáveis da celulite são fruto do acúmulo de gordura, toxinas nas células do corpo e até mesmo água. Colocando a corrida no seu dia a dia, é possível sim reduzir esses índices de substâncias que se acumulam no corpo e proporcionar uma circulação sanguínea melhor.

Sendo assim, incorporar atividades físicas à sua rotina se torna uma defesa importantíssima para não apenas equilibrar o funcionamento do seu organismo, mas também melhorar a sua autoestima e proporcionar motivação.
 

3. Ter câimbras indica falta de potássio?

Sabe aquela velha história que devemos comer banana para evitar as câimbras pelo simples fato de ser rica em potássio? Então, nada impede que você tenha essa preocupação em mente, mas saiba que é um mito que a falta de potássio seja a única razão dessa contração muscular.

As câimbras podem ser decorrentes de um treinamento mal realizado, da desidratação e de vários outros motivos. A ausência desse mineral pode ser colocado no final da fila de razões que colaboram para essa situação desconfortável, ou seja, praticar alongamentos, beber água e repor os níveis de sódio ajudam mais nesses casos.


4. Correr com agasalho auxilia no emagrecimento?

Um dos grandes mitos existentes nas atividades aeróbicas e que muitas pessoas ainda acreditam é que várias roupas sobre o corpo podem facilitar no processo de emagrecimento. Por mais que você note uma leve diferença na balança, entenda que isso não é devido à perda de gordura, mas sim pela desidratação.

Correr encapuzado faz com que haja um superaquecimento do corpo e, por consequência disso, você sua muito mais para tentar manter a temperatura estável. Inclusive, essa prática pode gerar alguns problemas, tais como a queda da performance, aceleramento da frequência cardíaca etc.


5. A musculação facilita o desempenho dos corredores?

Essa é uma verdade e faz todo o sentido se formos analisar, visto que o fortalecimento dos músculos auxilia no enrijecimento do corpo e na melhora do desempenho durante as corridas. O ganho de força muscular faz com que você gaste menos energia para praticar a corrida e isso influencia diretamente na performance.

Ao evitar que dores ou incômodos possam atrapalhar a sua corrida, você ganha em disposição e qualidade de vida para incluir esse e outros hábitos saudáveis à sua rotina. Além disso, outro benefício que vale a pena mencionar é que a musculação auxilia na resistência dos corredores e minimiza o risco de lesões.

Para encerrarmos, não se esqueça de que é fundamental treinar em ambientes especializados e que disponham de um acompanhamento profissional constante, pois assim você terá um controle melhor sobre os exercícios praticados e saberá se está no caminho certo para o emagrecimento.


E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre se correr emagrece rápido? Quer saber um pouco mais do assunto? Então, entre em contato com a gente para podermos dar as orientações necessárias!