O estresse se tornou um dos assuntos mais recorrentes do século XXI. O principal motivo de sua ocorrência entre as pessoas se dá por conta do ritmo alucinante com que as mudanças acontecem. Novas informações são expostas diante da população em uma velocidade que o nosso tempo não comporta.

Nesse contexto, a frase “não tenho tempo para nada” se tornou parte do nosso vocabulário cotidiano.


Diante disso, surge uma necessidade urgente de se criar um estilo de vida mais saudável para aliviar o estresse promovido pelo trabalho e pela rotina que, em muitos casos, pode ser enlouquecedora.


Para ajudar, temos algumas dicas simples sobre hábitos saudáveis no trabalho para que você consiga fugir do estresse e melhorar a sua qualidade de vida. Confira!


Leve comida para o trabalho

A qualidade da nossa alimentação influencia diretamente em nossa saúde física e mental. Geralmente, com a intenção de facilitar a rotina e ganhar tempo, temos a tendência de optar por refeições mais rápidas e, em não raras vezes, pelas redes de fast food.


O problema disso é que estamos ingerindo mais calorias e alimentos que não são capazes de atender ao suprimento diário de vitaminas necessário para o bom funcionamento do nosso organismo.


Para evitar que isso aconteça, experimente levar comida de casa para o trabalho. A melhor refeição é aquela que você mesmo pode selecionar e preparar. Pense nisso!


Coma bem e beba muita água

Além de comer fast food por causa da correria, podemos ficar muito tempo sem comer nada — o que também não é saudável — e até nos esquecermos de beber água.


Para que isso não ocorra, leve frutas, biscoitos integrais ou barras de cereal para o trabalho. Além de serem práticos, gostosos e saudáveis, você se lembrará de comer mais vezes durante o dia. E não se esqueça! Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto.

 

Cuide da postura e pratique atividades físicas

Cuidar da postura é fundamental para evitarmos dores musculares e articulares. Fazer exercícios durante algumas pausas no trabalho também pode prevenir as tensões e, consequentemente, reduzir o estresse.


Se você trabalha na frente do computador, mantenha a tela na altura dos olhos. Sente-se com a postura ereta, tentando formar um ângulo de 90º, tanto na região dos quadris quanto nos joelhos.


Nas pausas, faça alongamentos e caminhe um pouco. Isso ajudará a manter sua circulação sanguínea ativa, evitando formigamentos e outros incômodos.
 

Organize e planeje suas atividades

Organização e planejamento é um fator importantíssimo para aliviar o estresse no trabalho. A primeira tarefa do dia deve ser a de organizar e planejar as demais.


Quando fazemos isso, criamos um comprometimento com nosso tempo — que é muito precioso! Estipule prazos para os seus afazeres e se esforce para cumpri-los.


Assim, você agilizará sua rotina e poderá reservar tempo para investir em coisas do seu interesse, como começar ou se dedicar mais à prática de atividades físicas.


Aliás, se você quer mesmo tirar o estresse da sua vida, atividade física é fundamental. Apesar da rotina corrida que a maioria das pessoas leva hoje em dia, vale a pena priorizar um tempo para correr, nadar ou ir à academia.


E aí, gostou do nosso post sobre hábitos saudáveis no trabalho? Que tal conhecer também dicas sobre como conciliar trabalho e filhos e otimizar sua rotina de forma prática?