A Festa de São João da Performa está chegando! E vai ter atrações para toda a família!

Confira a programação da nossa festa junina abaixo. Será quarta-feira, 22 de junho. Participe!
 

6h as 21h, vários horários: Nos Passos da Quadrilha. Funcional A Caminho da Roça
9h15: brincadeiras e danças típicas
18h15: SpeedSoul Caipira
18h15: brincadeiras e danças exclusivas para crianças
19h15: brincadeiras e danças típicas para crianças e adultos
Durante todo o dia: comidas e jogos




Você sabe a origem da festa de São João?

A origem da festa de São João é da Idade Média, quando a Igreja Católica substituiu os rituais realizados a deuses por festas dedicadas aos santos. O dia 24 de junho era uma comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte e à renovação da natureza.

A data foi assimilada pelo cristianismo e passou a representar o Dia de São João, cujas festividades costumam ocorrer na noite anterior. Segundo a cultura cristã, São João foi o responsável por batizar Jesus no rio Jordão e anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade.
 


Festa de São João no Brasil

A tradição da festa junina no Brasil veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristãos. Aqui, a festa incorporou também os costumes indígenas e afro-brasileiros. Hoje típica na região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras.

As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. A festa também é uma tradição no interior de São Paulo, com quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.



Tradições juninas

Doces e salgados que levam milho na receita são tradicionais da festa. Entre as comidas típicas estão canjica, pamonha, curau, pipoca e bolo de milho. Arroz doce, pé de moleque, cocada, doce de abóbora e de batata doce, paçoca, cuscuz e bebidas como vinho quente e quentão também compõem a culinária típica da festa.



Símbolos

Vários símbolos compõem a Festa Junina no Brasil, juntamente com os ritos de colheita anteriores ao cristianismo. Arraial é o local onde os festejos juninos acontecem. Normalmente, é decorado com bandeirinhas e balões. Barracas com os quitutes também compõem a decoração.

A decoração é associada a outras tradições populares, como a quadrilha caipira e o forró. Essas danças estão relacionadas ao uso da fogueira junina, uma tradição popular.

 

LEIA TAMBÉM

Correr emagrece rápido? Conheça mitos e verdades

Os melhores fones de ouvido para correr

 

Quer treinar e se divertir com a gente? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.