Blog

BEM-ESTAR

Os sabotadores do seu emagrecimento

Quando você está tentando perder peso, muitas vezes seus familiares e amigos se tornam o maior obstáculo

Quando você está tentando entrar em forma, parece que tudo e todos estão trabalhando contra você. Já percebeu?

10 Coisas que você já ouviu, ou vai ouvir:

1: Você vai de novo para a academia hoje? Vai viciar.

2: Você não vai comer salada de novo hoje, vai?

3. O quê? Você não vai sair para beber com a gente? Acho que vamos parar de convidar você.

4. Você é MUITO chato (a) quando está de dieta.

5. Fiz sua sobremesa favorita e você não quer? 

6. Você pode comer uma fatia minúscula, né?

7. Vamos, estamos de férias. Não estrague a diversão de todos.

8. Eu não iria doar suas roupas ainda.

9. O que você está tomando para emagrecer? Quero também.​
 

E o que é provavelmente o comentário mais doloroso de todos ...


10. Percebi que você está perdendo peso e ... não queria dizer nada. Mas você parece doente.
 

Por que amigos e familiares sabotam seus objetivos?
 

Uma pesquisa de 2014 conduzida pela Nakd Wholefoods confirmou que as pessoas próximas a nós intencionalmente colocam armadilhas dietéticas e sedentárias. Por quê?
 

Para citar alguns motivos: ciúme, culpa, insegurança, eles sentem que você pode estar os julgando e se sentem expostos por não agirem e se cuidarem também. 


"Já ouvi pessoas tentarem fazer com que alguém que perdeu muito peso coloque tudo de volta!" conta Linda Spangle, RN, MA, autora de Life is Hard, Food is Easy"Uma mulher havia perdido mais de 45 quilos, mas seu marido comprou para ela uma blusa tamanho XGG e doces no Natal."


"Ele quer a minha velha de volta", disse ela a Spangle. Ela viu isso como uma questão de controle e eventualmente se divorciou do homem por tentar controlá-la de forma tão destrutiva.


"Em alguns casos", diz Spangle, "um cônjuge pode ter necessidade de controlar. Um homem pode pensar que se sua esposa continuar gorda, ela não estará flertando ou atraindo atenção. Às vezes, esse cônjuge elogia a pessoa quando está obesa. Ninhuma outra pessoa faz isso, então esta é uma maneira de manter o controle."


Katz diz que as pessoas que também estão acima do peso , mais de 60% dos brasileiros, se sentem ameaçadas. "A maioria das pessoas luta contra problemas de peso", diz Katz. "Se eu sou gordo e você faz dieta, você me coloca na posição desconfortável de me sentir mal com o meu próprio peso; decidir fazer algo a respeito, o que posso não estar pronto para fazer; ou tentar dissuadi-lo ao que você está fazendo."


ansiedade sexual também faz parte disso, ele concorda. "Se a pessoa emagrecer, ela pode encontrar outra pessoa. Esse é um fator. 'Minha esposa está ficando tão sexy que pode me dar o fora'".


E, diz Katz, ser reconfortante para quem está fazendo dieta pode ser uma forma mais elevada de amor. "Uma mãe pode pensar que é seu trabalho fazer com que a criança se sinta melhor consigo mesma. Elas podem estar em uma missão para fazer com que a filha aceite seu tamanho."


Os colegas de trabalho, diz ele, tendem a ser competitivos. Se você está tendo sucesso em alguma coisa, até mesmo perdendo peso, isso os fará parecer menos bem-sucedidos. Além disso, você pode atrair atenção para uma promoção.

Seja qual for o motivo, o fato permanece: quando você estiver procurando fazer uma mudança, esteja preparado para desviar de pedras em seu caminho. 

 

3 maneiras de lidar com (e prevenir) os sabotadores do emagrecimento
 

1.) Explique por que você deseja entrar em forma antes de começar.
Você já disse a seu cônjuge que quer mudar seu estilo de vida? Em vez de dizer “Vou começar academia na segunda-feira”, explique por que você está fazendo a mudança.

- Eu não me sinto bem. Estou cansado (a) e exausto (a) o tempo todo.
- Eu quero me sentir mais confiante.
- Não sinto que estou no controle do meu corpo.
- Preciso dar um bom exemplo para meus filhos.
- Quero ter disposição e saúde para brincar com meus filhos.

 

Seja qual for o motivo principal, fale! 
Quando seus amigos ou cônjuge sabem por que e o que isso significa para você, é muito mais provável que eles o empurrem para a frente e não desviem o seu foco.


2.) Diga obrigado, mas ...
Existem muitas, muitas razões pelas quais os entes queridos atrapalham a rotina de treinos e dieta. Às vezes, eles não estão tentando sabotar você. Convidando você para fugir do treino ou da dieta é simplesmente como eles expressam seu amor.
 

Imagine que a vovó acabou de fazer seu prato favorito. Ela está intencionalmente tentando arruinar sua dieta? Provavelmente não. Ela sabe que você gosta de torta de nozes e simplesmente quer ver você feliz.


Então o que você pode fazer? Fale!
 

“Eu sei o quanto você trabalhou para fazer isso e eu realmente fico muito agradecido (a)! Eu também amo você. Mas, não estou com fome agora, então vou passar.”

"Mãe, sei que estou acima do peso. Isso não me torna uma pessoa má. Mas preciso da sua ajuda. Quando eu vier, você precisa cozinhar mais vegetais ou carne magra."


Para um conjuge, diga abertamente: "Querido (a), eu te amo. Não vou a lugar nenhum. Você é meu melhor amigo e preciso de sua ajuda e compreensão.Você também poderia melhorar seus hábitos para aproveitarmos ainda mais a vida, com saúde".


Para os colegas de trabalho, você pode dizer: "Ainda sou a mesma pessoa de sempre, mas estou carregando um excesso de peso e quero me livrar dele. Não terei sucesso se vocês não ajudarem".
 

3.) Construa sua equipe.

Em um mundo perfeito, todos estão do seu lado. Seus amigos fazem caminhadas com você, a família adora os jantares saudáveis ​​que você está preparando e seu cônjuge é seu melhor amigo de academia.

Infelizmente, nem sempre é o caso. Mas podemos sonhar, certo? Então você fica com duas opções:

1- Esperar pelo melhor (nunca é uma boa estratégia) ou

2- Recrutar uma equipe de apoiadores.

Comece fazendo por você, e convide pessoas que você vê que também querem mudar, a se unir a você. Você ficará mais forte!

 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário