Você já ouviu falar em alimentos com calorias negativas? São aqueles que apresentam um valor calórico tão baixo, que os gastos com a digestão e metabolização chegam a ser maiores do que a energia presente nesses alimentos. Essas características aumentam a sensação de saciedade e potencializam a queima de gordura.

Diferentemente dos alimentos zero calorias, que são pobres em nutrientes (como refrigerantes), o consumo frequente e em maior quantidade de produtos com calorias negativas não prejudica a perda de peso, uma vez que oferecem alto teor de fibras, vitaminas e sais minerais.
 

Neste artigo, apresentamos cinco produtos que contribuem para uma reeducação alimentar e ajudam a manter a saúde em dia. Continue a leitura para saber quais são eles!
 

1. Limão

O limão é uma fruta cítrica baste utilizada em dietas. Apresenta apenas 25 calorias em cada 100 g (sem a casca) e, por conter diversas vitaminas, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na circulação sanguínea e melhora a digestão. A fruta pode ser consumida em sucos ou como tempero em saladas.


2. Melancia

Além de saborosa, a melancia tem um baixo índice calórico — em 100 g da fruta existe apenas 35 calorias. É rica em fibras e vários nutrientes que ajudam a manter a saúde do intestino, além de manter o corpo hidratado e prevenir a hipertensão.

A fruta também contém vitaminas A, B1, B2, B3 e C e minerais como cálcio, potássio, fósforo e glutationa, que é importante no combate ao envelhecimento precoce.


3. Abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas e sais minerais que ajudam a manter a saúde da pele, olhos e sistema imunológico. Além disso, contém uma substância chamada de bromelaína, que auxilia na digestão e favorece o processo de emagrecimento. Em uma porção de 100 g da fruta, há apenas 50 calorias.

É necessário destacar ainda que o abacaxi ajuda a controlar a pressão arterial, contribui para o ganho muscular e tem ação antioxidante. Uma boa maneira de acrescentá-lo à dieta é ingerir uma fatia após grandes refeições, como o almoço e o jantar.


4. Brócolis

O brócolis é um forte aliado na dieta, pois, além de conter calorias negativas, é rico em vitaminas, ajuda no ganho de massa muscular e ainda prolonga a sensação de saciedade. Em 100 g do vegetal existe apenas 34 calorias.

O brócolis tem ação antioxidante, é anticancerígeno e anti-inflamatório. Além disso, previne doenças cardíacas e protege o sistema imunológico. O vegetal pode estar presente nas refeições pré e pós-treino.
 

5. Abobrinha

abobrinha é um alimento com poucas calorias, em torno de 20 em cada 100 g. É rica em sais minerais, como o magnésio, cálcio e potássio. Por isso, é uma importante aliada na proteção da saúde dos ossos e do coração, além do potencial para renovação das células. O vegetal também contém proteína, o que faz dele um alimento interessante para incluir na dieta.

Como vimos, o consumo de alimentos com calorias negativas traz diversos benefícios para corpo que vão além do emagrecimento. No entanto, para aproveitar melhor esses benefícios, consulte um nutricionista que pode incluir os melhores alimentos de acordo com as suas necessidades e objetivos.

E aí, você já sabia dos alimentos com baixa caloria? Como faz para inclui-los na sua rotina? Deixe seu comentário no post!