Você conhece os efeitos da cafeína para o desempenho esportivo? Quando se fala nela, logo pensamos em café. Para algumas pessoas esses termos são praticamente sinônimos, já que muitos desconhecem outros produtos que contêm esse elemento.

A cafeína é um composto químico que faz parte do grupo dos alcalóides. É uma substância psicoativa e sua relação com o desempenho em práticas esportivas se baseia principalmente em seu efeito estimulante no organismo.

Essa substância está presente em algumas plantas e alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, como café, alguns tipos de chá (como o chá verde), bebidas à base de cola, chocolate, entre outros.

Quer saber mais sobre os efeitos da cafeína para o desempenho esportivo? Então, continue a leitura!
 

Aumenta o estado de alerta

Alguns estudos reforçam a ideia de que a cafeína influencia diretamente nossa performance em treinos. Ao atuar sobre o sistema nervoso, ela aumenta o nosso estado de alerta e possibilita treinamentos mais intensos que podem se estender por longos períodos.

Podemos obter os benefícios da cafeína consumindo pequenas quantidades diárias, como três xícaras de café. Ao ser absorvida pelo estômago, a substância atinge seu ápice em até duas horas, por isso recomenda-se a ingestão de uma dose de 6mg/kg entre 60 e 90 minutos antes do treino.

Além de tudo, o seu efeito termogênico auxilia o gasto energético e a redução de gordura corporal.


Retarda a fadiga

A fadiga nos surpreende em diferentes momentos do nosso dia a dia, não é mesmo? Às vezes até levantamos cansados! Quem nunca acordou sob uma espécie de torpor, tomou um gole de café e pareceu voltar à vida?

Em razão do seu efeito estimulante e da sua atuação em nosso sistema nervoso, a cafeína retarda a fadiga e nos deixa mais ativos e preparados para o treino. Um dos seus principais efeitos consiste em reduzir nossa percepção de esforço.

A cafeína não tem valor nutricional, mas é considerada um alimento ergogênico, ou seja, que tem a finalidade de otimizar o desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas. Além disso, o consumo de café ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, o emagrecimento.


Estimula o sistema nervoso central

Por que muitos tomam café diariamente? Será pelo seu efeito estimulante que nos mantém despertos?

A verdade é que a cafeína, assim como outros elementos alcalóides, cria reações agradáveis no cérebro e, ao atuar sobre o sistema nervoso central, diminui a sensação de dor causada pelo esforço físico. Ela também pode atuar diretamente no músculo, auxiliando o processo de contração muscular.

Essa substância produz um efeito de excitação no sistema nervoso, o estimulando e nos dando a sensação de mais energia e disposição para praticarmos atividades físicas. Porém, dependendo das doses consumidas, os efeitos gerados podem não ser tão agradáveis — irritabilidade, insônia e ansiedade são frutos do consumo sem moderação. Por isso, não exagere na quantidade.

Neste artigo percebemos que o consumo adequado de cafeína pode gerar efeitos benéficos para nosso desempenho em exercícios físicos. No entanto, para um melhor aproveitamento dos treinos recomenda-se consultar um nutricionista, pois é fundamental obter conselhos profissionais e ter um acompanhamento.


Agora que você já entendeu os benefícios da cafeína para o desempenho esportivo, que tal acessar mais dicas sobre saúde e boa forma? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!