Muitos processos em nosso corpo ocorrem de forma que a gente nem percebe. Um deles é o termogênico, que o organismo realiza todos os dias quando transforma a energia de tudo o que você come em calor, facilitando o funcionamento do seu corpo. E o combustível para obter essa energia é a gordura. 

O processo termogênico acontece de forma natural ou impulsionada. Seja deitado na cama ou realizando um exercício, ele trabalha para gerar calor dentro do seu corpo. A diferença é a intensidade desse processo em cada uma dessas atividades. Foi pensando na possibilidade de impulsionar esse processo, chamado de termogênese, que surgiram os suplementos termogênicos. Você sabe o que são, como funcionam e que benefícios podem trazer?

 

Termogênicos e os benefícios para a saúde

 

Um termogênico funciona de duas maneiras básicas. Na primeira, aumenta a resistência durante o exercício, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Na segunda, estimula a produção de uma substância chamada noradrenalina, que aumenta o calor interno do corpo e o processo de termogênese.
 

Os termogênicos existem para facilitar e aprimorar o processo da queima de calorias e gorduras do seu corpo com muito mais eficiência. E a alimentação também pode ser uma aliada nessa melhora. A partir da observação de que alguns alimentos contêm propriedades que ajudam no processo de termogênese, como café, canela, gengibre e pimenta, surgiram os suplementos termogênicos, contendo todas essas substâncias em maior quantidade e concentração.
 

Abaixo ajudamos você a entender um pouco mais dos benefícios que os termogênicos podem trazer para o nosso corpo e saúde. Confira:
 

Melhora o seu desempenho: os suplementos termogênicos, além de aumentarem a resistência durante o treino, também melhoram o foco, aumentando a concentração e a capacidade de aprendizado. Isso pode ser útil tanto para as atividades do dia a dia quanto para exercícios onde a concentração é fundamental.
 

Reduz o apetite: outro benefício do uso dos termogênicos é a perda do apetite, auxiliando ainda mais no controle do peso e também na modelação do corpo. Mas isso não significa que a sua alimentação vá ser prejudicada. Ainda é importante manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes para que os resultados sejam ainda melhores.

 

O uso de termogênicos aliado à prática de exercícios

 

Uma das perguntas mais frequentes quando o assunto são termogênicos é: “mas emagrece?”. A resposta para essa pergunta pode ser sim ou não, dependendo dos hábitos complementares ao uso do produto. Ou seja, de nada adianta uma alimentação rica em termogênicos ou o uso de suplementos termogênicos se o seu corpo não realiza atividades físicas frequentemente.
 

É claro, boa parte do funcionamento do seu organismo está mesmo relacionado à alimentação, mas os exercícios e treinos regulados ajudam a acelerar o metabolismo e, daí sim, a perder peso. Para um indivíduo sedentário, por exemplo, os termogênicos não funcionarão como funcionam com a prática de exercícios, e podem até causar efeitos colaterais como insônia, tremores, nervosismo, etc. 
 

Além disso, gestantes, lactantes, crianças, idosos, pessoas com hipertensão, arritmia cardíaca e problemas de insônia não podem consumir termogênicos. Outro cuidado é não combinar o suplemento com algum alimento com as mesmas propriedades: por exemplo, tomar muito café e ainda fazer uso de um termogênico que contenha cafeína. 

 

Quer saber mais sobre os termogênicos e incluí-los na sua rotina? Lembre-se que eles só são realmente benéficos se aliados à prática constante de exercícios. Por isso, a Performa dá a você uma aula grátis para começar a se exercitar e ter uma saúde melhor hoje! Clique aqui e venha ser Performa!