Blog

NUTRIÇÃO

Batalha dos alimentos: 6 comidas que parecem saudáveis, mas não são

Barras de cereais, peito de peru e leite de soja são exemplos de comidas pseudo saudáveis que podem estar comprometendo sua dieta e saúde

Uma alimentação equilibrada deve seguir recomendações como redução no uso de açúcar e gordura, além de conter em maior número alimentos vindos da natureza. Em busca deste objetivo, muita gente tem consumido produtos que são comercializados ou popularmente conhecidos como saudáveis. Porém, sua composição passa longe de ter grandes benefícios. Entre os "pseudo saudáveis" estão biscoitos e pães integrais, peito de peru, suco de caixinha, entre outros.

Estes alimentos vendidos em pacotes contém grandes quantidades de conservantes, açúcar, gordura trans, além de sódio e corantes, o que pode resultar complicações à saúde como aumento do nível de glicose (o que leva ao diabetes), colesterol, doenças cardíacas e renais. Sem contar que em vez de diminuir, aumentam a fome. 
 

Normalmente, os alimentos processados e falsos saudáveis ​​vêm em embalagens com cores vibrantes, personagens de desenhos animados, endossos de celebridades e palavras poderosas que desencadeiam todos os tipos de associações positivas relacionadas à saúde como orgânico, vegano, sem glúten, sem lactose, diet, light, integral.


Para você nunca mais cair em pegadinhas alimentares, que podem complicar sua saúde e sua dieta, confira a seguir uma lista de 6 alimentos que parecem saudáveis, mas não são.


1. Barrinhas de cereal
Popular entre quem deseja aumentar o consumo de fibras, a barra de cereal aparenta ser saudável, mas possui muito carboidrato e açúcar. A insuficiência de fibras é compensada pelo excesso de açúcar, além da presença de gorduras trans, glúten, lecitina de soja e outras diversas substâncias químicas.

Veja a lista de ingredientes (disponível aqui) desta barrinha de cereal.

Ingredientes: – Glicose – Flocos multicereais – Farinha de Arroz – Milho – Trigo – Cevada – Aveia – Açúcar – Maltodextrina – Extrato de malte – Sal cloreto de sódio – Antiumectante – Estabilizante fosfato dissódico – Chocolate ao leite – Gordura vegetal – Cacau em pó – Soro de leite em pó – Leite em pó integral – Massa de cacau – Sal cloreto de sódio – Emulsificante lecitina de soja – Ácido Ricinoléico – Poliglicerol – Aromatizante – Açúcar mascavo – Açúcar Invertido – Gordura de palma – Pasta de Avelã – Lecitina de soja 322 – Corante caramelo – Glúten – Traços de castanha do pará.
 

A lista de ingredientes sempre é apresentada em ordem decrescente, ou seja, a glicose (um dos nomes do açúcar) é o que está presente em maior quantidade.



2: Peito de Peru
Muito utilizado por supostamente ter menos gordura que presunto e mortadela, o peito de peru possui alta quantidade de conservantes, corantes e outras substâncias químicas que não são boas para o organismo. Não é preciso complicar. Quer comer sanduíche com proteína? Use carne de frango desfiada, carne ou ovo.

Ingredientes: Peito de peru, água, fécula de mandiocamaltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.

O peito de peru está em primeiro lugar, mas o terceiro ingrediente é fécula de mandioca, um tipo de amido, que faz com que o alimento tenha índice glicêmico elevado. O glutamato monossódico, amplamente utilizado pela indústria alimentícia, é cancerígeno comprovado, pode causar intoxicação e alterar o metabolismo da fome e da saciedade.
 


3: Pão integral
Trocar o pão branco pelo integral é indicado não só para quem quer emagrecer, mas também ter uma vida mais saudável. Os pães que utilizam farinha ou grãos integrais possuem uma maior quantidade de nutrientes. Porém, é muito difícil encontrar nas prateleiras pães que tenham farinha integral como principal ingrediente. Além disso, a lista de conservantes é extensa demais. Melhor fazer pão integral em casa.

4: Biscoitos fit
Biscoitos "fit", cereais matinais, sobremesas lácteas... A lista de produtos é extensa. Em geral, possuem um valor nutricional muito baixo e são repletos de calorias vazias. 

Ingredientes (biscoito sabor leite e mel): Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, margarinaaçúcaramidomel, leite em pó integral, sal, soro de leite, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e fosfato monocálcio, aromatizante e emulsificante lecitina de soja, ésteres de mono de diglicerídeos de ácidos graxos com ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos de ácidos graxos. Contém Glúten.
 


5: Suco de caixinha
Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!). Outra alternativa são os sucos prontos integrais, que não têm açúcar e só precisam ser dissolvidos em água. Mas não abuse. Qualquer tipo de suco deve ser consumido com controle pois são calóricos – pense que, para fazer apenas um copo do de laranja, é preciso três frutas!
 


6: Produtos light e diet
Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça! Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. Isso porque o fabricante adiciona sódio para manter o sabor. Então, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da light.


 
 

TESTE DA GAVETA E GELADEIRA



Quer saber se você anda comprando gato por lebre e comendo produtos industrializados demais? Simples. Abra as gavetas da cozinha, a geladeira, o freezer. Tem pacotes demais como nesta foto? Então, se você também mora nesta casa é isso o que você come. Agora pense na sua saúde, os seus resultados de emagrecimentos, etc, e como se alimentar desta forma está impactando seus resultados.
 

Mas o que comer então?

A nutrição pode parecer complicada às vezes, mas nós vamos descomplicar.

1: Alimentos embalados e fáceis de preparar, como biscoitos, lasanhas, hambúrgueres, sucos e sopas em pó, além de ricos em calorias, têm 3 perigosos ingredientes em abundância: açúcar, sal e gordura.

2: Opte por alimentos vindos da natureza, de preferência sem rótulo. Uma boa regra é optar por alimentos com no máximo 7 ingredientes reconhecíveis. Outra regra melhor ainda: desembale menos, descasque mais!

3: Tenha em mente sempre que é muito melhor ingerir alimentos frescos e integrais – a boa e velha comidinha caseira – do que processados e industrializados. Legumes, frutas, grãos integrais, verduras, carnes, ovos, nozes, sementes são as comidas que devem estar presentes no seu dia a dia.


Quer uma ótima notícia? Ao melhorar seus hábitos alimentares, seu bolso também agradece. Abandone a comida em pacotes, dedique mais tempo e amor na cozinha, por você e sua família, e tenha a vantagem de economizar muito!

 

Ainda tem muitas dúvidas? Cogite contratar um nutricionista. Fale com nossa equipe e obtenha orientação.

 

LEIA TAMBÉM

A realidade dos alimentos ultraprocessados

Por que você não consegue parar de comer demais

200 receitas deliciosas para diabéticos

Menu saudável para a semana toda 
 

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário