Blog

NÃO PARA

Menos videogame e mais esportes: 5 atividades para praticar com as crianças

A Organização Mundial da Saúde recomenda 1h por dia de exercícios moderados para crianças e jovens de 5 a 17 anos

A prática regular de atividade física é uma necessidade para crianças e adultos. No entanto, a tecnologia e o ritmo de vida urbano estão induzindo hábitos sedentários e tirando de muitas crianças atividades espontâneas que são essenciais nessa fase da vida.

Praticar exercícios físicos não traz só benefícios de mobilidade. Um estudo da Keele University, na Inglaterra, descobriu que a prática de atividade física beneficia a performance acadêmica, fazendo com que as crianças tenham um desenvolvimento melhor referente à leitura, escrita e em matemática – e atingindo notas acima da média nessas matérias.

Outra pesquisa publicada no Sport England, na Inglaterra, revela que crianças que gostam de se exercícitar possuem mais confiança e entendem mais facilmente a importância das atividades físicas a longo prazo, fazendo com que tenham mais propensão a serem adultos ativos. 

Por isso, mesmo em tempos de pandemia, é fundamental oferecer condições para a criança manifestar sua tendência natural e espontânea de correr, pular, chutar, etc. 

Fazer da hora de se exercitar uma brincadeira é a melhor estratégia para que as crianças queiram se movimentar.

A Organização Mundial da Saúde recomenda 1h por dia de exercícios moderados para crianças e jovens de 5 a 17 anos.

Cabe aos pais, a iniciativa de encontrar alternativas para os filhos se movimentarem o necessário. Os centros esportivos, às praças, os parques, escolas de esporte são locais adequados para as crianças. 
 

Dica: dê o exemplo para o seu filho! Se você sabe a importância da atividade física para os pequenos, mostre que você também se exercita regularmente, gosta, e o quanto faz bem!


Dicas de exercícios ao ar livre em família
 

1. Skate, patins e patinete patinete 
Para quem já tem coordenação motora, vale uma parceria de skate, patins e patinetes, que estão na moda. Se você costuma ir ao parque só para ver seu filho brincar sobre as rodinhas, aproveite a data para entrar na brincadeira. Pode ser que você descubra um novo hobby.  
 


2. Pular corda 
Pular corda é outra atividade divertida e que não exige muita estrutura. Basta ter uma corda e um pouco de espaço livre - pode ser no quintal, na garagem ou até na sala. Não se esqueça de pular também, afinal é uma boa chance para suar um pouco.


3. Bicicleta
Que tal andar de bicicleta? Se você tem filho pequeno, vale colocar na cadeirinha e circular pela praia, parques ou ruas mais tranquilas da cidade. Se eles já são maiorezinhos, é só diminuir o ritmo e não exagerar na distância, que eles acompanham, pode ter certeza.


4. Amarelinha
Lembra daquelas brincadeiras da infância - como pega-pega e pular amarelinha? As crianças da geração computador podem nunca ter visto aquele desenho numerado no chão, mas rapidinho vão se animar ao ver o pai, a mãe ou a tia pulando para chegar ao céu.


5. Peteca
Jogar peteca é mais uma brincadeira que grande parte da nova geração pode não conhecer. A brincadeira não exige muita estrutura, apenas uma peteca e espaço suficiente para separar os competidores. Convide os pais dos amigos de seu filho para se divertirem com vocês.


 
 

LEIA TAMBÉM

UNESCO PEDE QUE PAÍSES PRIORIZEM ATIVIDADE FÍSICA APÓS COVID-19

4 TRILHAS INCRÍVEIS PARA FAZER NA SERRA GAÚCHA

10 PARQUES PARA SE EXERCITAR EM CAXIAS DO SUL

Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário