A Serra gaúcha é hoje um dos principais pólos turísticos do Brasil. O crescimento é tão exponencial que, mesmo para quem mora na região, fica difícil acompanhar tantas novidades.

Por isso, criamos uma lista com 4 lugares com paisagens fantásticas e roteiros com trilhas, entre outras atividades. Afinal, a nossa missão "não para".
 


1: Trilhas ecológicas e esportes
Localização: Fazenda Chimarrão Divisa, s/n, São Francisco de Paula
Atividades: caminhada em trilhas ecológicas e cachoeiras, passeio a cavalo, quadriciclo, moutain bike, caiaque, stand up paddle. Os ambientes junto à natureza são de uma beleza inacreditável.
Contato: http://www.tedescoecopark.com.br/
 


2: Trilha pilotando 4x4
Localização: Av. Dom Luiz Guanella, 1.561, Estrada Gramado - Canela
Atividades: Se você gosta de emoção à flor da pele vai adorar dirigir um 4x4 por lugares inusitados. Para essa experiência radical, o veículo foi adaptado para enfrentar condições adversas e garantir a dose certa de adrenalina com segurança. O percurso é feito em 1h30 e passa por uma floresta que irá surpreendê-lo a todo o momento, com pontes, riachos, padras, ladeiras estreitas, subidas íngremes e uma série de obstáculos que resultam em muita lama, diversão e fotos, é claro! Você será o piloto, mas contará com o auxílio de um instrutor, que irá orientá-lo em como proceder em cada trecho. Para pilotar o 4x4 você precisa ter sua CNH em dia.
Contatorumo4x4.com.br/
 


3: Trilhas ecológicas e vista da Ferradura 
Localização: Rua José Pedro Piva, em direção à Estrada Parque dos Pinheiros, km 6, Canela
Atividades: com uma vista privilegiada para cascatas e arroios, o parque possui 4 trilhas, 3 mirantes e estrutura para lazer. O principal atrativo é o Mirante Vale da Ferradura. O motivo do nome Ferradura é porque há uma curva em forma de ferradura no qual o Rio Caí contorna. Para conhecer o local por inteiro, recomendado um tour guiado.
Contato: www.parquedocaracol.com/parque-da-ferradura/
 


4: Caminhada Noturna em Túneis Abandonados
Localização: Dois Lajeados, com organização de empresa de Bento Gonçalves
Atividade: trajeto misto de trilhas e estradas de chão batido, acesso a grandes obras dos Túneis Abandonados na Construção da Ferrovia na década de 1950/60. A aventura começa por estradas de chão batido e propriedades rurais e segue em trilha com muito barro.
Contato: www.indiadabuena.com.br