Low Pressure Fitness (LPF) é uma técnica hipopressiva aprimorada usada para melhorar o desempenho físico e recuperação pós-parto, bem como tratar patologias físicas. Com foco na pratica de exercícios 'barriga negativa', ele consiste em realizar a contração da musculatura abdominal profunda, reduzindo os níveis de pressão intra-abdominal e dando um novo impulso à sua prática diária.

Tudo sobre a técnica da barriga negativa

Low Pressure Fitness é o que você procurava para conquistar o abdômen dos sonho.

Low Pressure Fitness, ou LPFé um método aprimorado da técnica hipopressiva, usada na fisioterapia obstétrica e no tratamento de patologias físicas. Atualmente, o treino ainda é usado para fins terapêuticos, mas conta com o desenvolvimento de posturas para melhorar a performance esportiva e a estética. 

LPF foi desenvolvido pelos espanhóis Piti Pinsach e Tamara Rial e combina mobilização neuromiofascial, exercícios neurodinâmicos e o conceito hipopressivo. Condições como incontinência urinária, hérnias, hemorróidas e dores nas costas estão associadas a um core fraco (assoalho pélvico, abdominais, diafragma e multífidos que não exercem sua função). Todas essas condições podem se beneficiar com o LPF.

Os exercícios hipopressivos atuam para regular a pressão interna nas cavidades torácica, abdominal e pélvica. A pressão sempre encontra uma forma de descobrir o ponto mais fraco para tentar ‘fugir’, o que pode provocar problemas como os citados. Todos nós experimentamos um aumento da pressão interna advinda das atividades diárias, exercícios, tosse, espirro etc. Os exercícios Low Pressure Fitness visam a equalizar essa pressão através do treinamento regular e sistemático do método.
 

Muitos benefícios podem ser alcançados com a prática regular do LPF, tais como:

Prevenção e tratamento para dores na coluna
Melhora o funcionamento do intestino
Acelera a recuperação pós-parto
Reduz inchaço abdominal e de membros inferiores
Melhora desempenho esportivo
Melhora o tônus muscular e reduz circunferência abdominal


Além disso, o praticante alcança um estado mais relaxado, pois a técnica libera as tensões da fáscia e regula o sistema nervoso autônomo, causando sensação de corpo e mente mais leves.

Por que o LPF ficou conhecido como a técnica da barriga negativa?

Low Pressure Fitness, além de uma excelente ferramenta para devolver a função do core, ficou conhecida como “ TÉCNICA DA BARRIGA NEGATIVA “, por reduzir medidas com poucos meses de prática. ​Mas o que é barriga negativa? A explicação é simples: é aquele abdômen chapado com uma leve curvatura para dentro. Quem não quer?

LPF emagrece?

LPF é uma técnica usada para reduzir a medida abdominal. O método não está vinculado à perda de peso, adotando uma aspiração diafragmática para eliminar excesso de gordura da região. LPF é uma técnica de respiração, postura e vácuo que visa melhorar a performance durante exercícios. Esses benefícios são alcançados com respirações precisas e posturas adequadas segundo essa técnica.

A redução de medidas proporcionada pelo LPF não é em virtude de diminuição de % de gordura. O LPF não emagrece. O que acontece é que a manobra de aspiração diafragmática (vácuo abdominal) vai reposicionar os órgãos internos e ativar os músculos abdominais profundos, principalmente o transverso abdominal, que funciona como uma cinta natural, tornando a musculatura mais firme mesmo quando relaxada.

De forma técnica, essa redução ocorre por dois principais motivos que se influenciam reciprocamente, otimizando os resultados:
 

- Os fundamentos posturais e respiratórios da metodologia ativam a musculatura profunda do abdômen, melhorando o tônus basal destes músculos (transverso e oblíquos principalmente).

- O LPF através destas pautas posturais e respiratórias normalizam as tensões neuromiofasciais da Fáscia Toraco-Lombar (FTL), regulando a tensão na musculatura paravertebral, músculos que quando hiperativados inibem os músculos abdominais.


Portanto, com a prática regular do LPF, saímos de um círculo vicioso, onde uma FTL densificada contribui para a inibição dos músculos abdominais e vice-versa, e através do sistema de treino LPF entramos em um círculo virtuoso, em que uma maior atividade dos músculos abdominais vão contribuir para uma normalização dos músculos paravertebrais e flexores do quadril e vice – versa.
 

Como é uma aula de LPF?

Inicialmente, o Low Pressure utiliza de posturas para trabalhar a melhora da respiração, concentração e pausas posturais. Conforme o avanço do aluno, as posições se tornam mais desafiadoras, exigindo mais e aumentando os resultados.


As mulheres são as maiores fãs desse método, mas qualquer pessoa pode fazer. Preferido por modelos como Gisele Bündchen e Adriana Lima, o maior objetivo das atletas com o treino é conquistar a barriga chapada e a melhora da postura.


Aprenda 2 posturas e tente fazer em casa

 





Fique em pé, deixe os pés paralelos na largura dos quadris, semi-flexione os joelhos, mantenha o tronco inclinado a 45° e as mãos apoiadas nas coxas. Inspire abrindo as costelas. Solte o ar pela boca. Prenda a respiração e abra novamente as costelas fazendo a sucção do abdômen. Mantenha a apneia por 3 a 5 segundos. Inspire com força e solte o ar. Repita três vezes.












Sente-se no chão, cruze as pernas na posição de índio, mantenha os braços flexionados e as mãos viradas para dentro tocando as coxas. Inspire abrindo as costelas. Solte o ar pela boca. Prenda a respiração e abra novamente as costelas fazendo a sucção do abdômen. Mantenha apneia por 3 a 5 segundos. Inspire e depois solte o ar. Repita três vezes. 

 

 

 

 

A aula na Performa tem apenas 4 vagas por horário. Consulte-nos e tire suas dúvidas.