Remar na água é uma atividade antiga, criada pelos egípcios e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896. O remo é uma modalidade de resistência de força, cuja distância competitiva padrão para regatas internacionais é de 2.000 metros, sem corrente de água.

O remo é praticado em embarcações estreitas, nas quais os atletas se sentam sobre barcos móveis, de costas voltadas para a proa, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em lagoas, rios, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática, e também no mar.

Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco,ou controlar o leme por via de cabos ligados às sapatilhas (nome dado ao sítio onde o remador prende os pés). Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.



Devido ao remo ser uma modalidade que depende muito das condições ambientais para ser praticado, tais como vento, chuva e frio, a utilização de alternativas para a prática em ambiente fechado torna-se importante nesse esporte. A alternativa mais utilizada para essas avaliações é o ergômetro de remo.
 



Em 1981, os irmãos Peter e Dick Dreissigacker inventaram o modelo que se tornaria nos dias atuais um grande sucesso na comunidade do remo, o Concept2 Indoor Rowing, que é o utilizado na Performa Academia.

Com uma idéia simples, porém criativa, eles utilizaram um sistema de resistência ao ar para simular a resistência da água e mensurar a produção de força do remador. Similar o que ocorre com o remo na água, o ergômetro da Concept2 aumenta sua resistência exponencialmente ao aumento da força desempenhada.
 

A dinâmica do movimento no remo indoor é um pouco diferente da dinâmica na água. Há uma manopla em vez de duas pás e, além disso, o ambiente é mais controlado. Na água, a técnica de remada é considerada mais complexa por envolver equilíbrio, eficiência e manutenção da velocidade na fase de recuperação, variáveis que não podem ser medidas no ergômetro.


Apesar das diferenças, os remos indoor da Concept2 são usados para treinos de equipes olímpicas e também estão acessíveis para pessoas que não são atletas e desejam se beneficiar da prática de remo para o corpo. 

O remo ergômetro é considerado o aparelho fitness mais completo que existe. É um exercício completo e pode substituir as atividades aeróbicas tradicionais, como transport (elíptico), bicicleta ergométrica e esteira. Ele movimenta 85% dos músculos do corpo, o que provoca uma alta queima de calorias, além, claro, de desenvolver força, flexibilidade e resistência.

 

LEIA TAMBÉM:

REMO INDOOR: APRENDA A REMAR CERTO

REMO INDOOR: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DESSA AULA QUE TRABALHA ATÉ 85% DOS MÚSCULOS