Você já ouviu falar de remo indoor? Essa é uma modalidade esportiva que tem chamado bastante atenção nas academias e despertado o interesse dos amantes dos exercícios físicos.

remo indoor mistura adrenalina e alto gasto calórico, o que faz dele uma ótima opção de atividade aeróbica e de força também.

E aí, ficou curioso sobre essa modalidade esportiva? Se você quer descobrir o que é, como funciona e, principalmente, quais as vantagens desse esporte, leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!


O que é o remo indoor?

Em tradução livre, remo indoor significa a prática do remo dentro de salas. E é exatamente isso que a modalidade propõe: simular os movimentos do esporte de remo por meio de aparelhos. 


Esse tipo de exercício é usado como treinamento de atletas que competem na modalidade olímpica e também pode ser ideal para quem tem curiosidade de fazer o remo na água, mas que, por medo ou por falta de infraestrutura, não o faz.


Esse esporte surgiu nos Estados Unidos como parte da preparação física de atletas que já praticavam a modalidade dentro da água. Assim, por meio do simulador, o atleta poderia fazer o aquecimento para entrar na água, melhorar o condicionamento físico geral, avaliar o seu rendimento e analisar pontos fracos e fortes.


Com o tempo, a prática do remo indoor se popularizou e hoje tornou-se mais comum que o esporte tradicional. Isso pode ser observado também nos campeonatos que, a cada ano, movimentam milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, apesar de, aqui, ainda estar no início. As competições nacionais acontecem principalmente dentro do encontro do Arnold Classic Brasil.
 

Como funciona?

O remo é um esporte de alta intensidade que trabalha diversos grupamentos musculares e tem como diferencial o fato de poder chegar a utilizar até 85% dos músculos em apenas uma aula. É a atividade física ideal para quem busca o fortalecimento da musculatura da coxa (principalmente quadríceps) e os músculos superiores, como braços, peitoral, costas e ombros.


Utilizando um aparelho ergométrico, o exercício funciona como se a pessoa estivesse na água e o nível de carga depende da intensidade do movimento executado. Ou seja, quanto mais rápida for a remada, maior a pressão e, consequentemente, a intensidade.


Apesar de parecer fácil à primeira vista, o remo exige bastante dos músculos, o que o torna um excelente exercício para a perda calórica, podendo atingir até 500 calorias em apenas 30 minutos. Além disso, por ser bastante completo, a modalidade pode substituir perfeitamente outras atividades aeróbicas como transport (ou elíptico) e corrida na esteira, por exemplo.


Para medir o desempenho, o equipamento é composto por um tipo de computador de bordo que informa exatamente a velocidade da puxada e a distância percorrida. Esse computador pode também ser usado para interligar os participantes durante uma competição, comparando os resultados de cada atleta durante a partida.


Quais são os tipos de treinamento utilizando o remo?

As aulas de remo indoor na Performa são realizadas com o equipamento de remo. Dependendo do tipo de treino, conta com o auxílio de halteres e anilhas.  As aulas variam de acordo com o tipo de músculos que são trabalhados. A seguir, confira as possibilidades do remo indoor.


Treino de perna e abdômen

Esse tipo de aula tem cerca de 50 minutos e tem como objetivo intercalar remadas com o foco tanto em pernas quanto em abdômen. Nesse treino, é usado o peso do próprio corpo no aparelho, contando ainda com o auxílio de outros recursos (halteres e anilhas). É indicado para níveis intermediário e avançado de condicionamento físico.


Treino de distância máxima

Nessa aula, são utilizados os movimentos exclusivos de remada, como se estivesse praticando na água.  É ideal para proporcionar o equilíbrio entre a preparação cardiovascular e o treino de força, já que seu principal objetivo é que o aluno atinja em média 5 mil metros de distância. Para isso, a aula leva em média 35 minutos e pode ser feita tanto por iniciantes no esporte quanto pelos alunos mais experientes.
 

Treino de peito, costas e braços

O treino focado nos membros superiores intercala as remadas com exercícios para os braços, peitoral e costas. Aqui, os movimentos são executados no remo, utilizando o peso do próprio corpo e outros acessórios. Com aulas que duram 40 minutos, esse tipo de treino é ideal para os níveis intermediário e avançado de condicionamento físico.


Treino de abdômen

O treino de abdômen também dura cerca de 40 minutos e pode ser indicado para todos os níveis de condicionamento. As aulas são desafiadoras, pois contam com os exercícios que trabalham toda a região do core (toda musculatura ao redor do tronco, fundamental para a sustentação do corpo). Para isso, mescla remadas fortes com exercícios específicos para a região.


Treino total body

Com 40 minutos de duração, essa aula movimenta todo o corpo. Partindo do objetivo de ativar a maior quantidade de músculos possíveis, o treino total body intercala exercícios de remadas com o peso do próprio corpo e com outras cargas, e é voltada para os níveis intermediário e avançado.


Quais são as principais vantagens?

Depois de saber tudo isso sobre o remo, você deve estar se perguntando quais são as vantagens desse esporte, correto? É isso que vamos te contar agora! Confira a lista dos principais benefícios de aderir essa modalidade esportiva.

- não há restrição de idade
- atua diretamente na melhora da capacidade cardiorrespiratória
- aumenta a resistência aeróbia depois de poucas aulas
- contribui para o emagrecimento, pois o gasto energético é muito alto
- enquanto queima gordura, promove a definição muscular
- ajuda no aumento da força corporal
- proporciona adrenalina e espírito competitivo
- melhora o humor e autoestima
 

E aí, o que achou do remo indoor? A modalidade é uma alternativa eletrizante para quem é adepto de qualidade de vida e a Perfoma tem uma aula diferente a cada semana, o que proporciona sempre novos estímulos e desafios constantes!
 

Se você gostou deste conteúdo, leia também livros sobre remo indoor e assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o mundo fitness.