Problemas para dormir, fadiga crônica, dores no corpo e ansiedade são comuns na vida de quem tem uma rotina estressante. Se esses problemas fazem parte do seu dia a dia, talvez seja melhor reservar um tempo para desacelerar e cuidar do seu bem-estar.

Praticar atividades físicas é fundamental para uma boa saúde. O yoga, por exemplo, influencia no funcionamento do corpo e no relaxamento da mente, proporcionando mais qualidade de vida para quem o pratica.

Para você entender melhor o assunto, listamos aqui os cinco principais benefícios do yoga. Continue a leitura do post e saiba mais sobre o assunto!
 

1. Diminui o índice de estresse

Se você não está conseguindo lidar bem com a pressão no trabalho e já percebeu que está a ponto de estourar por qualquer coisa, vale colocar o yoga como uma das suas prioridades daqui em diante. A prática da atividade tem a capacidade de ativar estímulos relaxantes que permitem um equilíbrio das emoções — e isso evita que você aja por impulso.

Seguindo uma rotina com os exercícios de yoga mais adequados, você consegue se concentrar melhor no presente e esquecer possíveis contratempos, o que colabora para ter uma mente tranquila. Raiva, frustrações ou qualquer outro tipo de emoção negativa podem ser evitados por meio do yoga.


2. Promove uma melhora no condicionamento físico

Normalmente, quem costuma frequentar academia acredita que para enrijecer a musculatura seja necessário uma bateria de treinos intensiva, não é mesmo? Embora os treinos de musculação promovam bons resultados, não quer dizer que sejam a única solução para proporcionar um condicionamento físico melhor.

De forma mais ou menos acentuada, as técnicas usadas na prática de yoga ajudam a tonificar a musculatura e a aumentar a massa magra no organismo. Além disso, os exercícios de relaxamento e fortalecimento auxiliam na melhora da postura e na prevenção de algumas doenças, como artrite, artrose e osteoporose.


3. Auxilia no emagrecimento

Não é novidade dizer que o emagrecimento ainda é um dos principais objetivos de quem busca uma academia. Mas, você sabia que a prática do yoga pode facilitar esse processo?

Os exercícios e as posturas realizadas inibem a vontade excessiva de comer e ajudam a controlar o peso. Para se ter uma ideia, 45 minutos de yoga têm a capacidade de eliminar cerca de 350 calorias — é claro que isso vai depender também de hábitos saudáveis e de uma reeducação alimentar (quando necessário).


4. Ajuda a dormir melhor

Buscar um estilo de vida saudável pode não ser uma missão fácil, mas isso não quer dizer que seja algo impossível. A princípio, você precisa ter em mente que uma noite de sono agradável ajuda muito a ter disposição para realizar os seus projetos pessoais e profissionais.

Com a yoga, a produção de melatonina, hormônio responsável pelo ciclo do sono, é intensificada, ajudando na qualidade do sono. Devido ao controle do sistema nervoso, o corpo tende a ficar mais relaxado, a fim de cumprir a carga horária de sono adequada às necessidades do seu organismo.


5. Contribui para uma vida sexual ativa

Em sua pirâmide das necessidades, o psicólogo Abraham Maslow já apontava que o sexo é um dos princípios básicos da vida humana. Sendo assim, a preocupação com uma rotina saudável contribui não apenas para músculos tonificados ou o controle de doenças, mas também em se sentir mais confiante em uma relação.

Por meio do yoga é possível ter autoconhecimento do seu corpo, o que permite elevar o nível de concentração e aliviar a ansiedade. Ao encontrar o equilíbrio entre essas emoções, você terá mais facilidade para sentir prazer durante o sexo. Isso sem falar que as posições do yoga auxiliam a flexibilidade e, consequentemente, no desempenho sexual.

Se você não considerava a prática do yoga uma opção saudável para aplicar em seu dia a dia, é melhor rever alguns conceitos e aproveitar ao máximo as vantagens que esse exercício tem a oferecer.


Agora que você conhece os principais dos benefícios do yoga, compartilhe o post nas redes sociais e ajude seus amigos a encontrarem uma nova alternativa para ter saúde e bem-estar!