No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há uma estimativa de 1,2 milhões de novos casos da doença nos próximos anos. Alguns tratamentos estabelecem uma relação entre câncer e o exercício físico, trazendo a prática esportiva como aliada para a redução dos casos.

Em muitas situações, o câncer deixa os pacientes debilitados. Entretanto, algumas atividades físicas ainda podem ser mantidas durante o tratamento, podendo promover disposição e melhorar a sensação de bem-estar.

Neste post, separamos algumas informações que podem ajudar você a entender como o câncer pode ser prevenido e tratado com o exercício físico. Acompanhe a leitura e confira!
 

Afinal, o que pode gerar um câncer?

Primeiro precisamos contextualizar o tema, por mais que ele esteja em evidência nos telejornais e no dia a dia de muitos brasileiros. Se analisarmos direito, a resposta para essa pergunta é um tanto subjetiva porque diversos aspectos podem influenciar no aparecimento da doença.

O princípio do câncer se dá no momento em que uma ou mais células do corpo sofrem alterações que proporcionam uma proliferação desordenada. Ao invadirem alguns lugares do organismo, nos quais não deveriam estar, as células cancerígenas escapam dos mecanismos de defesa e, aos poucos, assumem o posto das células saudáveis.

As mutações na célula podem aparecer de modo espontâneo, devido a herança genética ou, simplesmente, por decorrência da ação de agentes externos, tais como a exposição excessiva aos raios solares, fumo, consumo exagerado de álcool, e demais fatores. Os sintomas variam de acordo com a classificação do tipo de câncer e conforme o local e a agressividade do tumor, podendo demorar mais surgir.

Vale ressaltar que o câncer tem a capacidade de proliferar tanto nas células sanguíneas quanto nos órgãos, independentemente do tipo de corpo. Inclusive, sem um diagnóstico prévio para dar início aos tratamentos necessários, a chance de ocorrer uma metástase é grande; ou seja, a doença pode avançar e se espalhar pelo organismo.
 

Quais são os tipos de câncer mais diagnosticados?

O aparecimento de nódulos, manchas, dores, fadiga, perda ou ganho de peso podem ser indícios de alterações nas células. Por isso, tendo como base os dados do INCA, listamos os cinco tipos de câncer com maior incidência na população brasileira:

Câncer de pulmão

Para este biênio de 2018 e 2019, estima-se que o câncer de pulmão atingirá 31.270 pessoas, entre homens e mulheres. Um dos principais agentes do problema que tornam esse tipo de câncer bastante agressivo é o tabagismo, um vício que mata por volta de 7 milhões de pessoas no mundo.

Câncer de mama

O número alarmante de 59.700 novos casos para estes dois anos, sendo 56,33 ocorrências a cada 100 mil mulheres, faz do câncer de mama um dos que mais matam no Brasil. Por isso, é importante que a população fique alerta aos sintomas e que os sistemas de saúde estejam capacitados para realizar o diagnóstico a tempo.

Câncer colorretal

Com exceção do câncer de pele, o tipo colorretal é o terceiro que mais aparece em homens, e o segundo entre as mulheres. Pode ocorrer por conta de diversas situações, tais como a influência genética, fatores ambientais e, principalmente, se a pessoa não segue um estilo de vida saudável.

Câncer de próstata

A cada 100 mil homens, 66,12 novos casos de câncer de próstata estão previstos para o fim deste ano e o próximo. Em 2015, por exemplo, foram registradas mais de 14 mil mortes por causa da doença, sendo que as regiões Sul e Sudeste encabeçam a lista de ocorrências.

Câncer de pele

Sem sombra de dúvidas, é um dos cânceres mais letais em ambos sexos, seja no Brasil, seja no mundo. A estimativa de novos casos ultrapassa a barreira de 160 mil. Em 2015, foram registradas 1.794 mortes decorrentes do tipo melanoma e 1.958 na situação de não melanoma entre homens e mulheres.
 

Uma pessoa com câncer pode fazer exercícios físicos?

Embora muitas pessoas acreditem que não, é preciso desmistificar a ideia de que pacientes com câncer devem evitar a prática de exercícios. Isso não só é possível como indicado por vários profissionais da saúde, desde que as atividades respeitem as limitações encontradas em cada tipo da doença.

No passado, as recomendações eram focadas no repouso, já que a fadiga está entre os vários sintomas que podem aparecer. No entanto, esse pensamento mudou conforme o avanço da medicina. Logo, não desistir de fazer atividades físicas por causa do câncer pode contribuir muito para a melhora dos pacientes.


Qual é a importância do exercício físico em pacientes com câncer?

Sabemos o quanto uma doença pode mexer com o ser humano e fazer com que não se sinta mais confiante por alguns momentos. Porém, a prática de exercícios ajuda a contornar isso e proporciona a disposição que os pacientes necessitam para evoluir gradativamente no tratamento.

Com orientação médica e atividades que correspondam ao nível de limitação do corpo, é possível aliviar os principais sintomas, como as náuseas sentidas após as sessões de quimioterapia. A percepção de melhora na qualidade de vida é notória, e as possibilidades de retorno do câncer são minimizadas.
 

É possível prevenir o câncer com a ajuda de atividades físicas?

Como dito, há uma relação entre câncer e o exercício físico. De acordo com uma pesquisa publicada pela revista JAMA, ao se exercitar regularmente é possível frear o aparecimento de pelo menos 26 tipos de cânceres.

Manter o corpo em movimento pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. As atividades físicas conseguem equilibrar os hormônios que favorecem o surgimento de tumores, controlar as doenças inflamatórias e regular a insulina no corpo. Exercícios aeróbicos, por exemplo, fortalecem a musculatura, beneficiam os pulmões e colaboram para um bom fluxo sanguíneo.
 

Como começar a prática de exercícios com ou sem câncer?

A recomendação inicial para qualquer pessoa engajada na prática de exercícios é conhecer os próprios limites e desenvolver uma rotina de treinos adequada. Tendo isso em mente, o corpo se adaptará aos poucos ao ritmo empregado, a fim de desenvolver o condicionamento necessário para aguentar uma carga mais puxada de malhação.

Você pode optar por caminhadas, corridas e até pedaladas, pois são atividades que agregam diversos benefícios à saúde física e mental. Ainda convém lembrar que é essencial manter uma dieta balanceada com refeições saudáveis, além de beber água com frequência para evitar quaisquer problemas.

Portanto, realize uma mudança de hábitos e não deixe de consultar um parecer médico, a fim de saber os tipos de exercício que se encaixam melhor. Se possível, invista em aulas na academia, pois terá o know-how de profissionais qualificados para desenvolver uma grade de treinos ideal.

Gostou deste artigo sobre a relação entre o câncer e o exercício físico? Quer conhecer outros conteúdos que publicamos? Então, aproveite a visita ao blog e se inscreva na nossa newsletter para ter acesso às novidades na íntegra!