Você já reparou que há pessoas que comem com certa frequência e não engordam? Em contrapartida, também tem aquelas com sérias dificuldades em emagrecer. Você sabia que existem diversos tipos de corpo que influenciam bastante nessas diferenças de perfil?

A busca por um visual melhor, além da preocupação com a saúde, fortalece a autoestima e ajuda a vencer o desânimo do dia a dia. Por isso, ter noção exata de qual é seu biotipo colabora para executar exercícios direcionados e nutrir o seu corpo com a alimentação ideal.

Neste post, você vai conhecer os principais tipos de corpo existentes, as principais características de cada um e quais atividades e dietas são mais adequadas a cada um deles. Confira!


Qual é o seu biotipo?

O biotipo corporal nada mais é do que a junção das características genéticas que recebemos dos nossos pais e do metabolismo presente no corpo. É um conceito relativamente novo, pois foi só em 1940 que o psicólogo americano William Herbert Sheldon definiu os tipos de corpo que correspondem a cada indivíduo.

Partindo dessa premissa, Sheldon definiu três grupos distintos: os ectomorfos, os endomorfos e os mesomorfos. É possível que você perceba mais de um tipo presente em uma pessoa. No entanto, apenas um deles prevalece e, geralmente, é com o que mais nos identificamos.

Conhecer o tipo do seu corpo é o primeiro passo para atingir suas metas e não desistir de fazer atividades físicas. Sem contar que isso influencia diretamente na maneira que você se alimenta. Acompanhe as características de cada tipo e descubra qual deles é o seu.
 

Quais são as caraterísticas de cada tipo

O ectomorfo é aquele tipo que tem o metabolismo bem acelerado, ou seja, a queima de gordura acaba acontecendo de forma mais eficaz. Pessoas com esse tipo tendem a ter pernas e braços mais longos. Já a cintura e o quadril aparentam ser estreitos, assim como as modelos de passarela. Famosas com biotipo ectomorfo: Gisele Bündchen, Carolina Ferraz, Débora Evelyn.


Dentre as características existentes nas pessoas de biotipo endomorfo, observa-se um metabolismo mais lento e, consequentemente, o acúmulo de gordura com facilidade. Essas pessoas têm certa dificuldade de controlar a ingestão de calorias e necessitam de refeições saudáveis para administrar o peso. Famosas com biotipo endomorfo: Scheila Carvalho, Carla Perez, Vera Fisher. 


Por último, aqueles que apresentam um corpo mesomorfo estão no meio termo, isto é, dispõem de facilidade para ganhar massa magra e não veem problemas para emagrecer. Normalmente são pessoas atléticas, de boa densidade óssea e com ombros e peitoral largos. Famosas com biotipo mesomorfo: : Claudia Raia, Marisa Orth, Cristiane Torloni. 


Quais são os treinos e dietas adequados a cada um?
 

Tendo em vista que os ectomorfos são naturalmente magros, a recuperação muscular pode enfrentar algumas dificuldades, porém não o suficiente para que eles consigam definir os músculos.


Eles devem planejar o dia com três principais refeições e lanches com a quantidade calórica necessária durante os intervalos. O ideal é optar por treinos que permitam o descanso e em que o volume aumente gradativamente.


Já os endomorfos devem focar em treinos mais intensos, a fim de queimar a gordura que tende a estacionar. Para essas pessoas, são recomendados exercícios em circuitos, além de um trabalho frequente para cada grupo muscular combinado com uma reeducação alimentar essencial para evitar problemas mais sérios de saúde.


Embora os mesomorfos sejam considerados privilegiados no quesito estético, seus treinamentos devem ser de alta intensidade e podem utilizar técnicas mais avançadas de exercícios, como os dropsets, supersets etc. A dieta tem que ser balanceada e com um bom consumo de proteínas.
 


 

ECTOMORFO RECOMENDAÇÕES

Você é do tipo que diz  “eu como, como e nunca engordo”. Gisele Bündchen é como você!

 

- Para você, o ideal é treinar com pesos pesados ​​na musculação . Faça pausas maiores entre as séries (2-3 minutos) e entre os exercícios.

- Treine apenas 1 ou 2 partes do corpo por dia para evitar a queima excessiva de calorias.

- Tente fazer repetições de 5-10 com séries de 6-8 para cada exercício.

- Descanse bem entre os treinos e nunca treine um grupo muscular dolorido. 

- Faça pouco treino cardiorrespiratório. Bicicleta em intensidade baixa / moderada e caminhadas. Pense nessas atividades como um tipo de cardio para relaxar e reduzir o estresse.

- Na dieta, atenção ! Dieta Carboidratos de alto Índice Glicêmico (IG) são inimigos, principalmente das mulheres. Alimentos como arroz e pão branco são um gatilho para magrinhas começarem a gordura acumular gordura, principalmente no abdômen.
 



MESOMORFO RECOMENDAÇÕES

Você é naturalmente forte! Ganha massa muscular facilmente. Geneticamente, é o tipo ideal para fisiculturismo. Claudia Raia e Arnold Schwarzenegger tem este tipo de estrutura física.
 

- Para você, quanto mais variações no treino, melhores resultados.


- O treino com pesos na musculação deve ser moderado ou pesado. Os treinos com peso corporal também são ideais para você se manter em ótima forma.


- Na musculação, exercícios básicos (agachamentos, levantamento terra, remadas, supino etc) devem ser seguidos por execução. Tente fazer repetições de 8-12 por exercício. Para treinar as pernas, incorpore pesos pesados ​​em repetições de 6 e, com pesos bem leves (ou sem peso), faça repetições de 25-30 em séries de 3-5.


- Para exercitar também o coração, e dar tchau para a gordura, aposte em exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) presentes em aulas como Bootcamp, SoulBoxe e Orange Zone.


- Na dieta, aumente a ingestão de proteínas até 2,2 gramas por quilograma de peso corporal para objetivos de ganho muscular; ou manter mais próximo dos 0,8 grama por quilograma de peso corporal quando o objetivo é manter uma boa forma. As calorias restantes devem ser provenientes de uma mistura de carboidratos e gorduras saudáveis. A quantidade total de calorias deve ser reduzida quando o objetivo é perder peso.




ENDOMORFO RECOMENDAÇÕES
 

- O seu corpo armazena gordura facilmente , especialmente nas pernas e abdômen. Isso significa que é mais fácil para você ganhar peso do que massa muscular. A dançarina Carla Perez e o ator Bruno de Luca são como você! Mas… não adianta se jogar no sofá e culpar a genética! Pessoas como você também podem ter um corpo tonificado e saudável.
 

- Aposte em treinos de corpo inteiro com movimentos compostos para queimar mais calorias. As aulas Orange, Bootcamp, SoulBoxe, Circuito Funcional tem essa característica.


- Na musculação, tente fazer repetições de 8-12 em ampliados de 3-5 para a parte superior do corpo, e repetições de 12-20 para a parte inferior.


- Treine pelo menos 3 vezes por semana exercícios cardiorrespiratórios na zona alvo de esforço (frequência cardíaca). Orange é uma aula única com esta tecnologia.


- Prefira os treinos e exercícios de baixo impacto, aqueles que não forçam muito os joelhos, como remo, bicicleta, elíptico, caminhadas ao ar livre ou uso de esteiras em academia que tenham sistema de amortecimento. 


- Na dieta , consumir alimentos ricos em proteínas com carboidratos e gorduras balanceados. Açúcar, doces e junk food podem comprometer qualquer resultado que você deseje. Para você, esses alimentos engordam mais. Portanto, esteja preparado para reduzi-los seriamente quando a meta é perder peso.
 

Independentemente de qualquer biotipo, é importante dar atenção especial à ingestão de líquidos e controlar o nível de atividade física conforme os resultados aparecerem. Entenda que a conquista de uma aparência bonita está diretamente ligada aos cuidados com a saúde.

E agora, já consegue identificar qual destes tipos de corpo é o seu? É hora de dar um gás no seu treino! Aproveite para conhecer também os 4 erros de quem treina, mas não vê resultados.