Na semana passada, durante a premiação da Maratona de Remo Indoor 2022 nós propusemos uma revanche entre os vencedores - quem se sairia melhor entre os campeões? 

A disputa foi acirrada e surpreendeu os participantes na prova final: remar as calorias de 1 bombom Amor Carioca, o equivalente a 105 calorias.

Desde então, muitos alunos tem questionado as diferenças entre remar por metros e calorias. Vamos esclarecer neste artigo.

Entendendo o aparelho de remo Concept2

Antes de tudo, vamos entender o aparelho que usa esses dois tipos de unidades. A Concept2 é atualmente a única marca de remo indoor que é aceita por todos os eventos sancionados mundialmente de várias modalidades, desde o próprio remo indoor até crossfit. 

Os remos da Concept2 usam uma fórmula para medir calorias usando um indivíduo de 79,5 quilos. Portanto, a menos que você se encaixe perfeitamente nesse avatar, a quantidade de calorias exibida no monitor não é realmente quantas calorias você queimou. 

Em vez disso, é outra maneira de medir o esforço, levando em conta a força e velocidade aplicadas no exercício.
 

O seu real consumo calórico

Se, ao realizar um treino de remo, você deseja o saber o seu real gasto calórico individual precisa dos seguintes valores:
1: Seu peso.
2: A média de calorias/hora queimadas no treino conforme exibido pelo monitor PM5 do remo.
3: A duração do seu treino.

Cálculo a Fazer

1: Calorias reais/hora queimadas = Calorias no PM - 300 + (1,714 x peso)
2: Queima de calorias no seu treino = (Calorias reais/hora queimadas x duração em segundos)/3600
 


A força de arraste da água

A diferença mais importante a saber entre remar por calorias versus metros é que o ritmo das calorias é linear, enquanto o ritmo dos metros é exponencialmente negativo.

Quando programado em metros, o remo indoor simula a força de arraste da água. Por isso, quando você pára o movimento, o barco continua a "andar" alguns metros. Se você estiver remando em um ritmo forte de 1:45/500m pode esperar cerca de 30 “metros fantasmas” do final da sua puxada final.

Já quando o remo é programado para calorias o monitor não leva em conta o fator de arraste da água e nem fatores individuais para gasto de calorias, já que a conta de calorias do sistema usa dados de uma média populacional. Em uma competição, remar por calorias demanda remar mais forte e rápido, sem contar com nenhuma ajuda do fator de arraste na água.
 

Quanto mais rápido você rema para obter calorias, menos metros você precisa remar

15 calorias no ritmo de 2:30/500m leva 1:22 e 274 metros
15 calorias no ritmo de 2:00/500m leva 0:45 e 204 metros
15 calorias no ritmo de 1:30/500m leva 0:28 e 154 metros


Como foi a competição por calorias na Performa Academia

Na prova realizada na Performa, semana passada, o vencedor da prova masculina do bombom, Ederson De Dordi, remou 105 calorias em 4:53.8, percorrendo para isso 1.368 metros.

O segundo colocado, Daniel Boeira, levou 5:14.5 e remou 1415 metros. O terceiro colocado, Yuri Lionzo precisou de 6:36.8 para remar 105 calorias, tendo que remar 1576m.

O mesmo ocorreu na prova feminina. Bruna Daltoé, vencedora da revanche, remou 105 calorias em 6:22.7 e fez 1577m. Em segundo, Gislaine Caprini remou quase 300 metros a mais, em 8:32.9. Em terceiro, Laura Rui levou 9:19.3 para remar 105 calorias e fez 1892m.
 

O que realmente importa

Agora que você sabe as diferenças entre tipo de remo, a informação mais importante. O que vai mudar seus resultados é treinar, e treinar o movimento certo. Não existe atalhos no remo, como em nenhum esporte.

Clique aqui e entenda a técnica da remada.
 

Quer remar com a gente? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.


A Maratona de Remo Indoor 2022 foi realizada na Performa Academia de 9 a 31 de maio. A distância de uma maratona poderia ser feita em um dia ou dividida em vários dias. Todos os clientes que concluíram a Maratona foram premiados em cerimônia no dia 02/06/22. 

Conheça os vencedores clicando aqui.