Na manhã deste sábado, 18/12/2021, clientes e equipe da Performa Academia tiveram a oportunidade de viver uma experiência inédita: remar na água de verdade. A atividade prática fez parte do 1º Desafio Municipal de Remo Indoor, competição que integrou a programação de comemorações dos 20 anos do Programa Caxias Navegar. Em novembro, a Performa venceu o desafio em todas as categorias.

O Caxias Navegar é administrado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e proporciona acesso gratuito à aprendizagem de remo, vela e canoagem. As atividades são realizadas na represa São Miguel no Complexo Dal Bó, ao lado do Sesi, na Rua Amadeo Rossi, bairro Fátima.

Atualmente, o Programa Caxias Navegar atende principalmente crianças a partir de 8 anos, adolescentes e pessoas com deficiência (PCD’s) de 20 escolas da cidade. São mais de 400 alunos por semana. Aos sábados de manhã, uma agenda é aberta para adultos. 

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (54) 3901-8025 ou (54) 98434-7747 (ligação ou via WhatsApp) ou e-mail caxiasnavegar@caxias.rs.gov.br . 
 

Vencedores do 1º Desafio Municipal de Remo Indoor

A competição de remo indoor integrou a programação de comemorações dos 20 anos do Programa Caxias Navegar no município. O objetivo do desafio era remar a maior metragem possível no tempo de cinco minutos em aparelho de ergômetro. 

18 a 39 anos - Feminino: Bruna Kiene Daltoe, remou 1.242 metros / Performa
18 a 39 anos Masculino: Tiago Martins de Carvalho, remou 1.412 metros / Performa
40 a 59 anos Feminino: Denise Barcelos Mendes, remou 1.171 metros / Performa
40 a 59 anos Masculino: Raul Neukamp Junior, remou 1.421 metros / Performa
60+ Feminino: Elizabeth Delfes da Costa Pires, remou 979 metros /Performa


Remo indoor na Performa
 

Nossa academia conta com aulas de remo indoor desde 2013. As práticas são diárias em aulas como Orange, Corda e Remo, Remo Indoor.

Os motivos de a academia ter 15 aparelhos para diversos usos são muitos.
Confira:

- Remar exercita 85% dos músculos

- Não há restrição de idade

- Atua diretamente na melhora da capacidade cardiorrespiratória

- Aumenta a resistência aeróbia depois de poucas aulas

- Contribui para o emagrecimento, pois o gasto energético é muito alto

- Enquanto queima gordura, promove a definição muscular

- Ajuda no aumento da força corporal

- Proporciona adrenalina e espírito competitivo

- Melhora o humor e autoestima
 

Quer remar com a gente? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp.

 

A diferença de remar na academia e na água
 



Remar na água é uma atividade antiga, criada pelos egípcios e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896. O remo é uma modalidade de resistência de força, cuja distância competitiva padrão para regatas internacionais é de 2000 metros, sem corrente de água.

O remo é praticado em embarcações estreitas, nas quais os atletas se sentam sobre barcos móveis, de costas voltadas para a proa, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em lagoas, rios, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática, e também no mar.

Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco,ou controlar o leme por via de cabos ligados às sapatilhas (nome dado ao sítio onde o remador prende os pés). Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.

Devido ao remo ser uma modalidade que depende muito das condições ambientais para ser praticado, tais como vento, chuva e frio, a utilização de alternativas para a prática em ambiente fechado torna-se importante nesse esporte. A alternativa mais utilizada para essas avaliações é o ergômetro de remo.
 



Em 1981, os irmãos Peter e Dick Dreissigacker inventaram o modelo que se tornaria nos dias atuais um grande sucesso na comunidade do remo, o Concept2 Indoor Rowing, que é o utilizado na Performa Academia.

Com uma idéia simples, porém criativa, eles utilizaram um sistema de resistência ao ar para simular a resistência da água e mensurar a produção de força do remador. Similar o que ocorre com o remo na água, o ergômetro da Concept2 aumenta sua resistência exponencialmente ao aumento da força desempenhada.
 

A dinâmica do movimento no remo indoor é um pouco diferente da dinâmica na água. Há uma manopla em vez de duas pás e, além disso, o ambiente é mais controlado. Na água, a técnica de remada é considerada mais complexa por envolver equilíbrio, eficiência e manutenção da velocidade na fase de recuperação, variáveis que não podem ser medidas no ergômetro.


Apesar das diferenças, os remos indoor da Concept2 são usados para treinos de equipes olímpicas e também estão acessíveis para pessoas que não são atletas e desejam se beneficiar da prática de remo para o corpo. 

O remo ergômetro é considerado o aparelho fitness mais completo que existe. É um exercício completo e pode substituir as atividades aeróbicas tradicionais, como transport (elíptico), bicicleta ergométrica e esteira. Ele movimenta 85% dos músculos do corpo, o que provoca uma alta queima de calorias, além, claro, de desenvolver força, flexibilidade e resistência.

 

LEIA TAMBÉM:

REMO INDOOR: APRENDA A REMAR CERTO

REMO INDOOR: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DESSA AULA QUE TRABALHA ATÉ 85% DOS MÚSCULOS