Você já ouviu falar sobre os benefícios do RPM? Esse treino de ciclismo indoor, além de melhorar a resistência física, a força e tônus muscular, ainda atua no bem-estar e alívio do estresse.

Mas, antes de conhecer os benefícios mais a fundo, vamos entender o que é o RPM: a sigla RPM equivale a Raw Power in Motion, o que significa "Força Bruta em Movimento", em uma tradução livre. As aulas duram cerca de 45 minutos, nas quais os alunos treinam ao ritmo de músicas animadas. Os movimentos têm diferentes intensidades e simulam picos de montanhas, subidas íngremes, treinos de velocidade, retas etc.

Neste post, abordamos todos os tópicos elencados acima e mostramos os benefícios do RPM para o praticante. Quer saber mais? Continue a leitura!
 

Aumenta a resistência

Você costuma ficar sem fôlego facilmente? O RPM pode ajudar!

Por ser um treino cardiovascular, ele acelera o metabolismo e os batimentos cardíacos, ajudando a fortalecer o sistema cardiorrespiratório. Com isso, aumenta a resistência para praticar outras atividades físicas ou atividades do dia a dia.

Além do aumento na resistência, pode-se perceber também um aprimoramento na coordenação motora — e quanto mais tempo de treino, mais você conseguirá aumentar a intensidade do exercício e sentir uma melhora na respiração. 

A prática constante dessa atividade dinâmica garante os melhores resultados por meio dos menores impactos. Invista na união entre exercícios constantes e atitudes positivas para sentir-se confiante novamente.


Melhora a força muscular e tonifica os músculos

Imagine perder entre 600 e 800 calorias em um só treino. Parece bom demais para ser verdade, não é? Com a prática do RPM, isso é possível — tudo depende do condicionamento físico do aluno, da intensidade e duração dos movimentos.

Além da alta queima calórica, os treinos intensos tonificam os músculos do corpo, especialmente dos membros inferiores, e garantem o aumento de massa magra.

A união do treino aeróbico com o anaeróbico pode ser entendida como a união dos exercícios de resistência com os de força, respectivamente. Essas atividades são consideradas complementares e, se utilizadas de maneira correta como no RPM, geram um exercício completo com benefícios para o corpo, como:
 

aumento da força muscular;

ganho de massa magra;

tonificação dos músculos;

perda de gordura;

aumento da resistência.

Apesar de os principais músculos trabalhados serem dos membros inferiores (como as coxas, as panturrilhas e os glúteos), devido às pedaladas rápidas e constantes, tonifica-se também os músculos dos braços, da região lombar e abdominais.
 

Potencializa a capacidade cardiorrespiratória
 

Devido à intensidade dos exercícios, a prática é uma das mais eficientes em relação ao sistema cardiorrespiratório, pois:

melhora a capacidade pulmonar;

melhora a capacidade cardiovascular;

controla os níveis de colesterol;

controla a pressão arterial.

Para obter os benefícios elencados acima, é necessário certo tempo de treinamento. Por isso, não tenha pressa de senti-los logo no primeiro mês, ok?

Seguir uma rotina de exercícios com disciplina, se alimentar bem e viver de forma saudável são um conjunto de atitudes que devem ser incorporadas pouco a pouco no cotidiano. Assim, os benefícios serão sentidos conforme o tempo de prática, tornando-se duradouros.

Alivia o estresse

Quem enfrenta muito estresse e pressão no trabalho sabe o peso que esses fatores têm no dia a dia, não é mesmo? Se não os combatermos, provavelmente ficaremos cada vez mais desanimados para enfrentar a rotina e buscar uma vida com mais qualidade.

Os exercícios são eficientes para ajudar a reduzir esses males e para vencer o desânimo. As aulas de RPM, por exemplo, são muito divertidas e geralmente acontecem em ambientes descontraídos, com profissionais capacitados e preparados para guiar os exercícios e motivar os alunos. 

As músicas animadas e a comunicação com outros indivíduos também contribuem para o alívio do estresse e para a sensação de bem-estar. Pedalar sem sair do lugar nunca pareceu tão bom, não é mesmo?

Um treinamento de duas a três vezes por semana já é o ideal para você começar a exercitar o seu corpo, sentir os benefícios físicos e mentais da atividade e deixar o seu organismo descansar pelo tempo certo.

E lembre-se: se falta ânimo para treinar, procure dicas para ganhar motivação. Assim você conta com uma nova perspectiva e tem auxílio na criação de uma nova rotina.


Promove sensação de bem-estar

Por ser uma atividade física, o RPM atua na liberação de substâncias benéficas no organismo, como a endorfina — uma substância bioquímica analgésica que está diretamente relacionada às sensações de prazer e bem-estar. Além disso, ela também é proporciona os seguintes benefícios ao corpo: 

alivia dores — é um analgésico natural;

regula nossas emoções;

relaxa o corpo;

aumenta a disposição física e mental;

ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Quem tem filhos ou uma rotina atribulada pode se dar bem com essa prática, pois além de oferecer os benefícios mencionados neste artigo, as aulas também estimulam a socialização, o que ajuda a aliviar as tensões do cotidiano.

E o que você acha de experimentar a aula exclusiva de SpeedSoul? Ela tem o objetivo de trabalhar todo o organismo por meio de uma experiência singular entre a sua mente e o seu corpo.

Além disso, a aula promete desconectá-lo do mundo para que você consiga conectar-se consigo. Interessante, não é? Ela pode ser descrita como a sincronia perfeita entre:


ritmo;

música;

energia coletiva.


É uma ótima alternativa para intercalar com a prática de RPM, aumentar a sensação de bem-estar e deixar os praticantes mais inspirados!

Se animou com as aulas, mas está preocupada, pois não sabe onde seus filhos poderão ficar durante seu treino? Saiba que há academias que contam com o Espaço Kids, local acolhedor e seguro supervisionado por uma recreacionista preparada.

O RPM é um excelente exercício para o condicionamento físico e emagrecimento, além disso contribui ativamente para uma mente mais saudável. Pesquise as opções pensadas especialmente para você. Sua saúde e o seu bem-estar não precisam mais ficar em segundo plano.


E então, gostou do artigo? Se interessou pelos benefícios do RPM? Tem alguma dúvida ou quer começar a praticar agora mesmo? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!