Você se considera uma pessoa saudável? Adotar hábitos melhores podem transformar a rotina, causar mudanças físicas e ainda ajudar na saúde psicológica. No entanto, se você viveu até agora de outra maneira, é normal sentir dúvidas de como aderir a um estilo de vida saudável.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar dicas de como viver de forma mais saudável. Se você quer conhecer aspectos que envolvam a saúde emocional, física e estética e saber quais práticas podem te ajudar a alcançá-los, continue a leitura.
 

Tenha uma boa alimentação

A busca por uma vida mais saudável passa, sem dúvidas, por uma mudança na alimentação. O ideal é ser educado desde jovem sobre o benefício de ingerir alimentos de boa qualidade, mas nunca é tarde para mudar os hábitos e aderir a uma nova forma de se alimentar.

Uma alimentação balanceada melhora a saúde, evita uma série de doenças como colesterol, diabetes, obesidade e até alguns tipos de câncer. Por isso, listamos abaixo algumas dicas que podem melhorar a sua rotina alimentar. 

Inclua frutas e vegetais em sua dieta

As frutas e os vegetais são importantes fontes de vitaminas e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, além de conterem um grande volume de fibras, que atuam na saciedade e na melhora do trato gastrointestinal. Por isso, procure incluir entre seis e nove porções desses alimentos na sua dieta ao longo do dia.
 

Adote gorduras boas nas refeições

Engana-se quem pensa que gordura só faz mal a saúde. Pelo contrário, se for de boa qualidade, esse macronutriente apresenta benefícios: controle dos níveis de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares, melhoria do sistema imunológico e ainda ajuda na saciedade do organismo. Essas gorduras insaturadas podem ser encontradas em azeite de oliva, castanhas, abacate, coco, açaí etc.


Reduza os alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são ricos em açúcares e em conservantes que, apesar de proporcionarem a sensação de prazer ao cérebro, prejudicam a saúde na medida em que aumentam o risco de diabetes e obesidade. Por isso, sempre que possível, opte por produtos mais naturais, livres de conservantes e integrais.
 

Pratique exercícios físicos

A prática de atividade física é um dos pilares para um estilo de vida mais saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que as pessoas pratiquem exercícios pelo menos três vezes na semana e isso tem uma razão: uma rotina ativa fisicamente promove:

  • bom humor;
  • qualidade do sono;
  • redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • liberação de endorfina no corpo (um dos hormônios do bem-estar);
  • prevenção da obesidade;
  • controle dos níveis de colesterol;
  • combate a hipertensão.

Existem uma série de atividades físicas de baixa, média ou alta intensidade. Para se sentir bem, procure algo que combine com o seu perfil, que realmente goste e que lhe motive a dedicar uma parte do seu dia para praticar.
 

Desenvolva inteligência emocional e reduza o estresse

A inteligência emocional consiste em identificar, usar, entender e gerenciar as nossas emoções para que, de forma positiva, ajude a reduzir o estresse, melhorar a comunicação, trabalhar a empatia, superar e resolver conflitos. Trabalhar essa inteligência por meio do autoconhecimento, autocontrole, consciência social e da gestão do relacionamento são chaves para ter uma vida mais equilibrada.

O estresse e a ansiedade podem favorecer o ganho de peso, insônia, compulsão alimentar e até afetar a sua rotina. Por isso, para evitar esses males, procure cuidar da sua mente: descanse e durma bem, encontre um hobby, pratique atividade física regularmente e esteja sempre ao lado de quem você gosta.

Viu, se você quer adotar um estilo de vida saudável, comece por essas dicas de hoje e sempre procure orientação profissional para alcançar os seus objetivos.

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