Entendemos o quanto é difícil resistir aos pudins, quindins, bolos, canjicas, tortas e demais doces fantásticos que tem por aí. Mas se você pensa em fazer uma reeducação alimentar, é preciso aprender como controlar a vontade de comer doce.

Claro que não seremos extremistas, afinal, os grupos de açúcares são essenciais para o desenvolvimento das funções vitais do organismo. Comer doce, em si, não é algo prejudicial, porém, desde que seja de uma forma controlada e saudável.

Para isso, preparamos um miniguia delicioso para que você consiga se dar bem em relação a esse assunto. Acompanhe a leitura e confira!
 

Quais os fatores que influenciam o consumo de doces?

Sabe aqueles momentos em que você chega em casa, depois de passar muito estresse no trabalho, e quer logo se entupir de doce para esquecer o dia ruim? Talvez você não tenha percebido ainda, mas, muitas vezes, a vontade incontrolável que bate de comer alimentos repletos de açúcar vem da busca pelo prazer.

Diversos alimentos atuam como agentes poderosos para liberar neurotransmissores que nos saciam de alguma maneira, como a dopamina. A ingestão de doces eleva os índices de dopamina, fazendo com que nos sintamos menos ansiosos, mais tranquilos e esqueçamos os problemas do dia a dia por breves instantes.
 

Quais os males que o excesso de açúcar pode causar?

Embora os açúcares sejam responsáveis por uma boa dose de carga energética e que até nos ajudam a vencer o desânimo, o excesso deles desequilibra essa balança alimentar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2006 a 2016, os casos de obesidade cresceram cerca de 60% em todo território nacional.

Se analisarmos bem, esse é um dado preocupante, pois o excesso de peso pode levar a diversos outros problemas, tais como o diabetes, a pressão alta, possíveis ataques cardíacos, entre outros agravantes. Além disso, se você ingere doces de forma descontrolada, isso se torna um ciclo vicioso e pode gerar a deficiência de vitaminas importantes ao organismo.
 

Como controlar a vontade de comer doce?

Saber de tudo isso, obviamente, já despertou um interesse de entender como controlar a vontade de comer doce, não é verdade? Sendo assim, preparamos quatro dicas essenciais que vão lhe ajudar nessa missão:

1. Pratique exercícios físicos periodicamente

Se em sua rotina você tem o hábito de praticar exercícios físicos, saiba que está fazendo um bem danado para o seu corpo. Pensando em um estilo de vida saudável, os exercícios ajudam no combate às doenças, no equilíbrio das funções do organismo e, naturalmente, a não ter o desejo desenfreado por doces.

2. Inclua alimentos ricos em triptofano em sua dieta

Não é apenas a dopamina que nos deixa mais tranquilos e satisfeitos, mas a serotonina também tem grandes efeitos em relação à sensação de prazer. Para tanto, você não precisa se entupir de guloseimas recheadas de açúcares, e sim consumir alimentos ricos em triptofano, como aveia, amêndoas, banana, abacate etc.

3. Aproveite os benefícios da prática de ioga

Quando o nosso cérebro nos induz a ingerir muito doce, pode ser que haja um desequilíbrio emocional recorrente. Com a prática da ioga é possível controlar essas emoções que nos desestabilizam, promovendo um equilíbrio das nossas atitudes e até mesmo a perda de alguns quilinhos a mais.

4. Regularize o seu sono

Por mais que seja difícil organizar a vida pessoal e profissional, jamais negligencie o seu sono, pois esse tempo será de suma importância para a saúde. Uma noite bem-dormida ajuda a controlar os níveis de cortisol, ou seja, fazem com que você tenha menos estresse e não fique à mercê de alimentos potencialmente perigosos.

Portanto, revise seus hábitos alimentares para que não tenha uma dieta restritiva ou abusiva demais, pois, assim, são maiores as chances de se sentir melhor e aproveitar ao máximo o que a vida tem para nos proporcionar.

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