A gestão de tempo é um desafio universal. Afinal, conseguir incluir na sua rotina diversas atividades, como as físicas, o lazer e quaisquer outras obrigações além do trabalho e dos afazeres domésticos é uma verdadeira dor de cabeça.

Apesar da dificuldade — que muitas vezes dá a sensação de impossibilidade —, é possível ter uma rotina individualizada e praticável para os seus objetivos, sejam eles quais forem.

Neste post, vamos mostrar como você pode caminhar rumo a uma vida mais prazerosa e saudável por meio da gestão do tempo! Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue lendo!


Priorize as suas tarefas mais importantes e faça um cronograma

Um dos principais pontos do gerenciamento de tempo é a priorização das tarefas mais importantes. Sem esse passo, é impossível conseguir ter clareza e uma boa produtividade. Desse modo, comece listando tudo aquilo que você precisa fazer diariamente e/ou semanalmente. O recomendado é que você realmente faça uma lista com esses dois intervalos de tempo.


Em seguida, veja a importância de tudo aquilo que você precisa realizar. O especialista em gestão de tempo, Christian Barbosa, criou um sistema simples e muito eficaz chamado tríade do tempo. Essa ferramenta consiste na separação de tarefas urgentes, importantes e circunstanciais.
 

Defina suas tarefas urgentes

As tarefas urgentes devem ser enquadradas de maneira compulsória na sua rotina, afinal, elas são urgentes, certo? Muitas vezes essas tarefas já passaram do prazo ou estão em um intervalo de tempo muito próximo para sua conclusão.
 

Defina suas tarefas importantes

Já as tarefas importantes devem ser basicamente o “centro” do seu cronograma. As tarefas importantes incluem o seu trabalho, as compras no mercado e quaisquer outras tarefas que sejam fundamentais para o seu dia.


Defina suas tarefas circunstanciais e estipule um limite de tempo

Por fim, as tarefas circunstanciais são aquelas que você tem mais flexibilidade e pode postergar a sua realização. Em alguns casos, é possível até mesmo eliminar completamente essas tarefas da sua rotina — isso se elas se tratarem de uma completa perda de tempo.

Se você quiser ir mais fundo, pode mensurar a quantidade de tempo para cada uma dessas tarefas, fazendo com que você passe a ter ainda mais controle sobre o seu tempo. Entretanto, essa especificidade pode não ser tão importante dependendo dos seus objetivos e até mesmo da sua vontade pessoal.

Para melhorar ainda mais seus resultados, você pode utilizar um aplicativo como Evernote para ter todas as suas tarefas e ideias organizadas e com fácil acesso.


Não se esqueça de adicionar os seus objetivos na sua rotina

Criar o cronograma pode parecer tedioso, mas após a sua criação muitas pessoas relatam uma sensação de bem-estar e de maior controle do seu tempo. Todavia, é muito comum que as pessoas passem a apenas incluir as suas tarefas importantes, sem levar em consideração os seus objetivos pessoais.

Note que a sua saúde e o seu lazer também devem ser incluídos na sua rotina — elas devem ser consideradas como importantes e não como circunstanciais!

Isso quer dizer que sair do sofá e começar a treinar é uma obrigação se você deseja ser mais saudável e ter um corpo mais estético! Sua alimentação deve ser recheadas de refeições saudáveis durante a semana, e o seu café da manhã deve ser uma das suas refeições mais importantes!


Essa atitude fará com que você alcance o seu objetivo, sem falar nos benefícios de saúde e bem-estar que sentirá após a tomada de controle do seu tempo e da sua vida. Afinal, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é a única maneira de atingir a felicidade, não é verdade?


Esse foi o nosso post sobre gestão do tempo! Gostou do conteúdo? Siga as nossas mídias sociais para ter acesso em primeira mão a mais textos como este! Nós estamos no FacebookInstagram e Youtube!