Se você busca por mais saúde, com certeza já pensou em adotar uma alimentação saudável, não é mesmo? No entanto, modificar os nossos hábitos nem sempre é tarefa fácil.

Seja por não gostar de alimentos naturais, por ter problemas em diminuir os industrializados, doces e gorduras, ou até mesmo por não saber como começar, muitas pessoas têm dificuldades em comer melhor.

Por esse motivo, criamos um guia de adaptação para você que deseja saber como fazer uma alimentação saudável. Não perca!


Comece aos poucos

Tentar mudar a alimentação de forma radical, e de um dia para o outro, só vai fazer com que suas chances de desistir aumentem. Por isso, comece devagar, fazendo o seguinte:

-substitua os alimentos refinados por integrais;

-reduza a quantidade de doces que come na semana;

-troque lanches industrializados por castanhas e frutas;

-troque refrigerantes por sucos naturais;

-introduza vegetais nas suas refeições principais;

-coma uma fruta no lugar da sobremesa;

-compre açúcar mascavo ou demerara no lugar de açúcar refinado.


À medida que for se sentindo confortável, intensifique essas mudanças.
 

Cozinhe mais
Cozinhar é uma das melhores formas de garantir que estamos comendo uma comida de qualidade. Quando comemos fora, podemos escolher o alimento que vamos ingerir, mas não conseguimos controlar a qualidade e a quantidade de sal, óleo e temperos. Além disso, também não sabemos se os ingredientes utilizados estavam frescos e bem higienizados.

Ao cozinhar, reduzimos naturalmente a quantidade de alimentos processados, diminuímos o açúcar e as gorduras hidrogenadas e evitamos corantes, conservantes e outros aditivos químicos utilizados pela indústria.

Se você estiver pensando que não é possível cozinhar todos os dias por causa da rotina puxada, considere a opção de separar um tempo da semana para organizar a refeição de vários dias.
 

Experimente novos alimentos
Muitas vezes, estamos tão acostumados a comer determinado tipo de alimento que nem experimentamos outras opções. A verdade é que não existe apenas um ou dois alimentos saudáveis, a natureza é repleta de sabores e, com certeza, você pode encontrar aqueles que mais agradam o seu paladar.

Lembre-se que se você sempre comeu alimentos de má qualidade, seu corpo e mente estão acostumados a sabores artificiais, muito sal, gordura e açúcar. No entanto, uma vez que você começar a provar comidas saudáveis, o seu organismo se reprograma e a mudança do paladar vem de forma natural.

Por isso, experimente! Prove não só alimentos diferentes, mas também novas formas de prepará-los. Talvez você não goste de uma determinada verdura crua, mas pode adorar essa mesma verdura cozida, assada com temperos naturais ou combinada com um grão integral.


Envolva familiares e amigos na mudança
Todo incentivo é muito importante e contar com familiares e amigos pode fazer a diferença no seu sucesso. Converse com as pessoas que convivem com você, fale sobre seus motivos para essa mudança, mostre como fazer uma alimentação saudável e quais os benefícios dessa atitude.

Se você conseguir envolvê-los na busca por uma vida mais saudável, além de ter companhia para vencer os desafios iniciais, vai mudar a vida de mais pessoas para melhor, não é incrível?

Mesmo que não consiga fazer com que outras pessoas também mudem de hábitos, fará com que eles entendam seus motivos e apoiem você em suas decisões.


Faça receitas diferentes
Ser saudável não significa abrir mão de tudo. Hoje, existem receitas de pães, bolos, pizzas e até mesmo brigadeiros saudáveis. Tudo que você precisa é trocar os ingredientes artificiais por opções nutritivas.

Por exemplo, você pode usar:

-farinhas de castanhas no lugar de farinha branca;

-chocolate amargo ou cacau em vez de chocolate ao leite;

-açúcar das frutas para adoçar.

Com um pouco de criatividade e pesquisa, é possível aprender diversas receitas capazes de ajudar você a sentir prazer em ser saudável.


Lembre-se de que comer bem é um ato de respeito com você mesmo! Portanto, persista mesmo diante das dificuldades. Com o tempo, a alimentação saudável fará parte da sua rotina e os resultados na saúde serão as maiores recompensas do esforço inicial.


Gostou das nossas dicas de como fazer uma alimentação saudável? Então, não deixe de compartilhar nosso post nas redes sociais e ajudar mais pessoas a ter uma vida melhor!