Fazer uma reeducação alimentar não é tarefa fácil, afinal, comer faz parte do seu dia a dia e se torna algo automático. Perder velhos hábitos e adquirir novos é com certeza um dos maiores desafios para o ser humano.

Mas a verdade é que você pode continuar fazendo suas receitas saborosas apenas substituindo alguns ingredientes por outros alternativos e mais saudáveis. O que vai fazer com que a sua reeducação alimentar seja mais efetiva e fácil para você se acostumar.

Por isso, confira abaixo uma lista de ingredientes saudáveis que vão fazer toda a diferença na sua dieta:
 
1. Farinha de amêndoa
Rica em vitamina E e em gordura poli-insaturada, a farinha de amêndoa ajuda no controle do colesterol, além de ser um antioxidante que evita danos às células do organismo. Substituta da farinha de trigo, pode ser usada em biscoitos, bolos, pães e até para empanar alimentos, em substituição à farinha de rosca.
 
2. Leite de amêndoa
O principal benefício desse ingrediente é a ausência de lactose, mas além disso, ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes, porque tem baixo índice glicêmico, e é muito efetivo na prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura. O leite de amêndoa serve como substituto para o leite de vaca e pode ser utilizado na mesma proporção em todas as receitas que levam o leite, como: cookies, mousse, bolos, etc. Clique aqui e aprenda a fazer leite de amendôa em casa. 
 
3. Sal do Himalaia
Por conter menos sódio e ser menos refinado que o sal de cozinha, ele se torna uma opção bem mais saudável para ser utilizado nas suas receitas no dia a dia. Para fazer uma comparação: cada 1 g de sal do Himalaia contém 230 mg de sódio, sendo que o refinado possui 400 mg por grama. Pode ser utilizado em todas as receitas sem restrição e seguindo a mesma proporção do sal de cozinha.
 
4. Stevia
Por ser um adoçante natural, o Stevia é o principal substituto do açúcar para a preparação de bolos, biscoitos, sucos, chás, dentre outras receitas doces. Por não ter calorias e ajudar a regular o apetite, é um aliado para quem busca perder peso. Além disso, ajuda no controle de problemas como diabetes, hipertensão e obesidade.
 
5. Cacau orgânico em pó
Rico em vitaminas como a C e a E, além de minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, o cacau em pó pode ser um substituto do chocolate em pó nas suas receitas. Todas essas características, fazem com que ele ajude a melhorar o humor, proteger o coração, evitar o envelhecimento precoce, além de ser um grande aliado para quem está buscando emagrecer. Ele pode ser utilizado em bolos, brigadeiro, cookie e sobremesas em geral que levariam o achocolatado como ingrediente.
 
6. Gordura de coco
O principal benefício que faz a gordura de coco ser uma grande opção para as suas receitas, é sua textura similar à manteiga, que garante consistência e sabor quando é necessário acrescentar gordura. Você pode utilizar a gordura de coco para fazer bolos, biscoitos, brigadeiro, além de receitas salgadas que levam manteiga. Mas esse ingrediente deve ser ministrado  com cuidado, pois algumas pessoas tem algumas restrições. Uma das forma de você descobrir se pode ou não utilizar a gordura de coco é realizando o mapeamento de DNA que a Performa oferece com exclusividade para você.
 

Uma vida saudável não pode ser sinônimo de não comer bem. Com algumas adaptações nos ingredientes que utiliza, você pode continuar tendo refeições muito saborosas, mesmo quando falamos em pratos doces. Que tal passar agora no mercado e fazer aquele brigadeiro de panela que você tanto sente falta? Veja receita saudável de brigadeiro aqui.