Assistir à Corrida Internacional de São Silvestre pela TV é uma das lembranças que tenho desde a infância. Todo ano parávamos em casa para prestigiar aqueles atletas profissionais capazes de feitos extraordinários, e também a multidão que corria usando fantasias muito divertidas. Participar dessa prova virou um sonho realizado em 31 de dezembro de 2022.

Correr a São Silvestre estava na gaveta de sonhos sempre lembrados, mas nunca priorizados. Mas o dia de participar chegou. E foi inesquecível.



A energia da prova não se compara a nada que eu já tenha feito. Este ano foram 32 mil corredores amadores, vindos de várias partes do mundo para São Paulo.

Eram 5h da manhã, o dia nascendo, e a música alta e animada já tomava conta da avenida Paulista. Os portões de acesso abrem 3h antes da largada e há espaços específicos que cada pessoa é designada a acessar, conforme ritmo médio de corrida. Pessoas não inscritas e familiares são proibidos de acessar a avenida Paulista.

Dependendo do “bloco” em que se está, demora até 45min para caminhar até a linha da largada. Eu levei cerca de 15min. Meu relógio marcou que foram 6min para eu percorrer 270 metros. É uma multidão, e das mais animadas! Sábado, a prova começou com 20 graus e terminou com 30 graus nos termômetros da Paulista.

Bater recorde de tempo na Corrida de São Silvestre é meta mais dos profissionais. É o que eu acho depois de passar pela experiência. Isso porque são milhares de pessoas largando juntas, o espaço é apertado nos primeiros quilômetros. Então, o foco é terminar a prova que tem, sim, o desafio de muita inclinação. A Avenida Brigadeiro Luís Antônio não tem fama de difícil à toa. São 2km de Brigadeiro, e cansa porque antes dela tem muito morro também.



Mas o bom humor dos paulistanos faz tudo virar uma grande festa. Na chegada da Brigadeiro havia pessoas distribuindo cerveja para os atletas rsrsrsrs. Uma pessoa segurava a placa “Km 41”, em referência a faltar 1Km para o fim e uma brincadeira pois muita gente acha que a São Silvestre é uma maratona de 42.195m, quando são 15Km de prova.

Aliás, os moradores se juntam à festa dos corredores e lotam as calçadas, pontes etc. Motivam a todos em todo o percurso. E quantas risadas com os corredores fantasiados... A rainha Elizabeth apareceu na São Silvestre em ótima forma, e quando viu a Morte de Foice, bateu recorde de velocidade! Teve também pedido de casamento, bodas de prata... São Silvestre tem tudo!



O meu objetivo na São Silvestre era claro: terminar a prova sem perder a diversão! Um presente para mim. Fechei a São Silvestre em 01:51:34, 20 minutos a mais do que costumo levar em um treino em Caxias do Sul. Minha classificação geral foi 3046º entre 32.000 atletas.

Curiosidade: para ter uma ideia da diferença que separa amadores de profissionais, a vencedora da prova feminina foi Catherine Reline, do Quênia. Ela percorreu a distância em 49 minutos e 39 segundos. Entre os homens, Andrew Rotich Kwemoi, de Uganda, liderou a prova do início ao fim e venceu a corrida São Silvestre 2022 em 44 minutos e 43 segundos. Admiro demais esses atletas!



Corrida Internacional de São Silvestre é a maior prova de corrida de rua do país, e uma das maiores do mundo. A competição é realizada desde a virada do ano de 1924 para 1925. 

Quem criou a Corrida de São Silvestre foi o jornalista Casper Líbero, que em uma viagem para a França ficou encantado com uma corrida noturna, na qual atletas carregavam tochas. Empolgado com o esporte, ele promoveu uma corrida na virada do ano de 1924 para 1925, noturna como a francesa, mas sem o uso das tochas. Atualmente, a prova é realizada no período da manhã. 

O nome São Silvestre foi escolhido porquê no dia 31 de dezembro, quando acontece a corrida, a Igreja Católica celebra o Dia de São Silvestre, papa que comandou a Igreja no período de 31 de janeiro de 314 d.C. a 31 de dezembro de 335 d.C.

Para quem sonha como eu em correr a São Silvestre a dica é: Não adie mais! É a rave dos corredores!


Veja também:

O top certo para cada treino

Os 12 melhores suplementos para quem treina





#corridadesãosilvestre #sãosilvestrecorrida #corriadasãoarsênio #corriamdersãosilvestre #silvestrebrazilianrun #corriadasãomarciano #runsãomarciano #sãojoaocorrida #joaocorredoresdasãosilvestre #vidadecorredordasaosõeslvestre #partyafterpassingsansi#encontrosãosilvestresdoinstagrans#yousaintmental​#reveilloncorsila​#followthatextrail​#encontrosdabelémsilverestrs​#arrellontointheknightsayile​​#roadtothetimeivals​#happysimilarcorsillugallway
#corridadesãosilvestre #sãosilvestre2019 #sãosilvestre2018 #maceioesãosilvestre #saopaulocorrida #corridarcasaosãosilvestre #infanciaesãosilvestre#runforfun#runningmanbrasileiro#participecidadania#remoteconforto#competicaoemocionante#sportandadvereportivacomatosdebate
#corridadesãosilvestre #peladoeamigadosanimais #sãosilvestrepelacausa #velhaefamosacorridasãosilvestre #são silvestresemprepresente  #1000migiuaencabeçandocorrida  #tradiçãodasruasdosaomigueldecuberói   #encontrodasmelhoresprovadasdaquidica   #epicadaprovasãosilvestre2019  #top5doscompetidore15kmdasãosilvestre   #top10dosvencedoresdacorrida1km2019     #descubrindoossegredodácorssaãosilvestra #saosilvestre2022