A corrida é um dos esportes preferidos do brasileiro quando o assunto é busca pelo bem-estar e manutenção da forma física. Os praticantes dessa modalidade podem optar por correr livremente pelas ruas e parques das cidades ou fazer uma aula de corrida com acompanhamento profissional e monitoramento dos resultados.

As aulas de corrida, também chamadas de running class, são uma alternativa para quem quer praticar o esporte, mas não abre mão da segurança e do conforto da academia.

Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor por que correr é benéfico para a saúde, como uma aula dessa modalidade funciona e quais as vantagens em relação à corrida nas ruas. Confira!
 

Por que correr é benéfico para a saúde?

A prática de atividade física é uma recomendação unânime de profissionais de saúde. A corrida, que é bastante popular, é um exercício de alta intensidade que, se praticada com segurança, pode adicionar qualidade de vida aos seus dias. Mais do que o emagrecimento proporcionado pelo gasto energético, esse esporte promove ganhos em diversos aspectos, como:

  • melhora a saúde do coração, reduzindo as chances de doenças e aumentando a sua vida;

  • aumento da capacidade respiratória e da resistência física;

  • melhora do humor graças à liberação de endorfina e endocanabinoide, que são responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo;

  • mais eficiência no trabalho cerebral;

  • ossos e articulações, como joelho e tornozelos, ficam mais fortes;

  • fortalecimento muscular das pernas;

  • diminui o risco de câncer;

  • reduz as chances de problemas como colesterol alto e diabetes;

  • ajuda a manter a memória;

  • auxilia na manutenção da saúde reprodutiva;

  • melhora a qualidade do sono.
     

Todos esses benefícios podem ser obtidos tanto na corrida livre quanto nas aulas específicas da modalidade. A seguir, descubra como funciona uma aula de running class!


O que é running Class?

Running class, ou aula de corrida, é uma oportunidade para quem gosta de correr com segurança e orientação. A corrida em rua ou parques pode ter vantagens, como variar o cenário ou ficar mais perto da natureza; entretanto, o esporte praticado na esteira com orientação de profissional de educação física tem despertado o interesse de muitas pessoas.

Para a aula, que é coletiva, são dispostas esteiras em um mesmo ambiente da academia. Durante a realização de um percurso, o corredor precisa ter atenção à postura, segurança e hidratação ao longo do tempo, principalmente no caso de amadores.

Além disso, encontrar o ritmo ideal de passada é mais fácil no aparelho, uma vez que há o maior controle sobre a velocidade, diferentemente das corridas ao ar livre, em que é preciso estar mais atento ao ritmo para que a variação não seja grande e não haja um desgaste excessivo dos músculos.

Na aula de corrida, normalmente, o professor desenvolve planilhas com metodologias, ritmo da corrida e alternância de velocidade. A running class também pode ter treinos diferentes, como o HIIT (treino de alta intensidade intervalado), treino para o aumento da resistência, trajeto inclinado e treino intervalado (diferente do HIIT, a duração de cada série é maior).

Com essa variação, é possível obter melhores resultados e evitar a falta de motivação de pessoas que acreditam que correr na esteira é mais monótono.


Quais as vantagens de fazer uma aula de corrida?


Confira os principais benefícios de correr em esteiras!


Segurança

Uma das vantagens de fazer uma aula de corrida é a segurança. Isso porque um dos grandes desafios de correr na rua é a pouca estabilidade dos terrenos, o que pode prejudicar as suas articulações, o ritmo e até mesmo causar acidentes.

Já na esteira, o ambiente é controlado, sem surpresas e, caso sinta algum desconforto físico, tem à disposição profissionais especializados para agir no mesmo instante.



Postura

A postura também é um aspecto muito importante na hora de praticar o exercício, já que pode prejudicar o seu desempenho e causar dores pelo corpo. No ambiente da academia, os professores estão prontos para observar a sua postura e corrigir, se preciso, aumentando a sua performance.



Hidratação

Quem sai para fazer uma corrida externa dificilmente leva garrafas com água ou encontra formas de de se hidratar pelo caminho. Essa atitude oferece risco para saúde, uma vez que a falta de hidratação causa redução no fluxo sanguíneo, o que contribui para queda no desempenho muscular.

Enquanto isso, a esteira comporta garrafas de água e suplemento, além de bebedouros pela academia, o que evita a desidratação durante o exercício.



Velocidade

Em uma running class, também é possível ficar atento ao ritmo de corrida e manter o controle da velocidade. Você pode aumentar ou diminuir rapidamente, de acordo com as suas condições e planilha estipulada pelo professor.



Clima estável

Quem nunca deixou de praticar uma atividade física ao ar livre em dia de chuva, frio intenso ou, ainda, muito calor? Nas salas de aula nas academias, o aluno está menos sujeito a variações climáticas. Assim, nem o frio nem o calor poderão ser desculpa para deixar de ir à aula.


Qual é o diferencial da Performa Academia?


A Performa Academia possui um método próprio de running class em que as aulas trabalham a velocidade e a inclinação, de acordo com suas condições físicas e ritmo de corrida. Tudo isso com o apoio de um educador físico especializado que ajuda você a chegar ao final da aula com a sensação de desafio vencido.


Na Performa, as aulas de corrida são divididas da seguinte forma:
 

  • treino de resistência: com duração de 45 minutos, a aula trabalha variações de velocidade e inclinação durante o percurso, simulando a subida em uma montanha;

  • treino de condicionamento: aulas de 45 minutos com velocidade equilibrada e constante e alguns trechos com inclinação;

  • treino intervalado: aula com o objetivo de alternar picos de corrida com trechos de inclinação aliados a variações de estímulos e com duração de 40 minutos;

  • treino base: ideal para quem está começando, essa aula dura 30 minutos e mistura estímulos de velocidade e inclinação moderada com períodos de recuperação.


Você já conhecia o funcionamento de uma aula de corrida? Para aproveitar todas essas vantagens, faça uma avaliação física e comece agora mesmo!


Quer saber mais sobre a running class da Performa Academia? Entre em contato conosco e marque uma aula experimental.