Cansou da rotina sedentária e está procurando por alguma atividade física que possa proporcionar mais qualidade de vida? Então, está na hora de conhecer a Running Class, modalidade que está chamando a atenção de quem precisa melhorar o condicionamento físico e diminuir o estresse.

Algumas pessoas desistem de frequentar academias por enjoarem da rotina de exercícios em aparelhos de musculação, sem ao menos praticar outras modalidades e descobrir novas preferências por atividades físicas.


Neste texto, você vai entender o que são as aulas de Running Class e como elas funcionam. Está na hora de tirar os tênis de corrida do armário! Vamos lá?


O que é Running Class?

Conseguir conciliar uma rotina cansativa com a prática de exercícios físicos não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso dedicação e disposição para encontrar modalidades que agradem as suas preferências para a prática de atividades físicas. 


As aulas de Running Class surgiram com o intuito de melhorar a qualidade de vida, aumentar a resistência, eliminar gordura e ainda divertir os alunos por meio de aulas interativas — tudo isso sem falar em outro importante benefício, que é a redução significativa do estresse.


Essa modalidade prioriza a corrida para aumentar a velocidade e a resistência física para correr longas distâncias, criando menos impacto sobre o corpo do aluno e favorecendo a queima calórica.


Qual é a rotina de uma aula de corrida?

Realizada em esteiras, a Running Class ensina corrida para quem deseja conhecer o esporte e também é capaz de auxiliar um atleta a melhorar o seu desempenho durante a prática da modalidade.


Orientadas por um profissional capacitado, as aulas são conduzidas ao som de músicas e ritmos para estimular a diversão e o desempenho físico do aluno.


Uma aula de Running Class oferece um desafio que é utilizar os quatro elementos essenciais da esteira: intervalo, velocidade, inclinação e recuperação.


Intervalo

Durante as aulas, são realizados intervalos matematicamente calculados com picos de corrida e variação de intensidade, exigindo o máximo desempenho do aluno.


Velocidade

Estimula a velocidade junto com o equilíbrio, buscando elevar o nível do desempenho dos outros elementos de maneira segura e eficiente.


Inclinação

Usa uma nova escala que trabalha com a utilização de trabalho de montanha, melhorando os limites de inclinação contra a velocidade.


Recuperação

Apresenta uma nova perspectiva sobre como o aluno deve descansar entre os intervalos de um treino intenso.
 

Como são os treinos de uma Running Class?

Existem quatro treinos diferentes para uma aula de Running Class. A seguir, vamos explicar todos eles para você.


Treino base

É a aula ideal para quem ainda não tem muita experiência com a corrida. Durante o treino, os estímulos de velocidade são alternados junto com uma inclinação e períodos de recuperação com intervalos moderados. Esses treinos duram cerca de trinta minutos e qualquer pessoa pode participar.


Treino intervalo

Com uma combinação mais acentuada de corrida e inclinação, essas aulas possuem muitas variações de estímulos. A duração do treino é de quarenta minutos.


Treino de condicionamento

Planejado para quem busca melhorar o condicionamento físico, essas aulas procuram manter uma velocidade equilibrada e constante, variando trechos com e sem inclinação. Um treino de condicionamento dura quarenta e cinco minutos.


Treino de resistência

Durante essa aula, os alunos conseguem trabalhar a resistência muscular, intercalando variadas inclinações durante o treino — que é ideal para testar os limites e melhorar a qualidade física de maneira eficiente. 

Assim como nos treinos de condicionamento, a duração dessa aula é de quarenta e cinco minutos.


Quais os benefícios oferecidos pela prática de Running Class?


Com tantas possibilidades de velocidade, inclinações e intensidade, uma aula de Running Class oferece uma infinidade de vantagens para a sua saúde e bem-estar.

A seguir, listamos os principais benefícios que são notados pelos alunos que praticam essa modalidade. Confira!


Emagrecimento

A combinação explosiva de velocidade, inclinação e intervalo para acelerar a queima calórica pode fazer com que cada treino de Running Class consiga proporcionar um gasto aproximado de 800 a 1200 calorias.

Frequentar as aulas de corrida e realizar um acompanhamento nutricional pode ser o caminho para o emagrecimento saudável.


Melhoria do condicionamento físico

Ao oferecer treinos de intensidades diferentes, uma aula de Running Class consegue atrair corredores iniciantes e profissionais com o mesmo desejo: suar a camisa e melhorar o desempenho. 

Com a ajuda de um profissional capacitado, cada aluno pode se esforçar sem prejudicar a saúde e melhorar o condicionamento físico a cada aula, aprimorando a sua resistência e desenvolvendo cada vez mais a sua capacidade de correr longas distâncias em um curto período de tempo.


Melhoria da densidade óssea e da musculatura

Cada exercício físico possui diferentes vantagens para o corpo humano. A corrida é uma das responsáveis por melhorar o equilíbrio, postura, a sensação de bem-estar e também retardar a perda mineral óssea, diminuindo o risco de fraturas nos ossos.

Além disso, a prática de Running Classes exige a realização de movimentos explosivos durante os treinos de resistência, potencializando a eficiência do fortalecimento ósseo.


Regulação hormonal

A prática de exercícios físicos causa uma sequência de reações hormonais que podem ser notadas a curto e longo prazo. Os hormônios são substâncias produzidas em glândulas específicas do corpo humano e atuam sobre diversos tecidos e órgãos.

Um dos hormônios mais conhecidos quando se trata de atividade física é a endorfina. Ela é responsável por controlar a dor e proporcionar a sensação de bem-estar com um efeito analgésico depois da prática de exercícios físicos.

Em casos de práticas intensas de exercícios, como é o caso da Running Class, a produção de endorfina no corpo pode ser duplicada, agindo principalmente nas áreas do cérebro que são responsáveis pelas sensações de prazer.


Regulação metabólica

Podemos definir o metabolismo com um conjunto de processos químicos e físicos que acontecem dentro do organismo do ser humano. Essas reações são responsáveis por fazer com que cada pessoa consiga respirar e ter uma circulação sanguínea e função nervosa funcionando de maneira saudável.

Todas essas funções são realizadas porque o corpo humano converte os alimentos ingeridos em energia para efetuar esses processos. No entanto, para acelerar a reação metabólica, é possível estimular o metabolismo por meio de exercícios físicos.

As práticas de atividades físicas de alta intensidade, como as aulas de Running Class, são capazes de acelerar o metabolismo, o que também aumenta o gasto calórico.

Apesar de recentes, as aulas de Running Class estão virando tendências, ganhando a preferência de quem procura sair do sedentarismo e começar, aos poucos, uma mudança de vida rumo a um estilo mais saudável.

A prática de exercícios físicos pode melhorar a sua autoestima, aumentar a disposição e deixar a sua vida mais leve para superar os desafios diários. No entanto, antes de começar a se exercitar, é importante realizar uma avaliação física e contar com o auxílio de um profissional capacitado.


Agora que você já conhece a modalidade Running Class, já pode entrar em contato com a gente para visitar a nossa academia e realizar uma aula experimental. Acesse o nosso site e nos envie uma mensagem!