Não há dúvida quanto à importância das atividades físicas para a obtenção de um corpo mais saudável, não é mesmo? Porém, muitas pessoas deixam de se exercitar por não gostarem das salas de musculação ou de atividades únicas, como corridas.

Neste post, vamos falar sobre uma das melhores opções para quem deseja treinar em uma academia de forma dinâmica, prazerosa e muito eficiente: as aulas coletivas.
Confira!
 

O que são as aulas coletivas?
São aquelas que englobam uma série de movimentos pré-determinados e feitos por um grupo de pessoas que seguem as instruções de um treinador habilitado. De forma geral, esses movimentos são regulares e seguem um padrão que pode ou não ser repetitivo.


Apesar de existirem diversas modalidades de aulas coletivas, elas possuem características em comum:
- geralmente, são acompanhadas de músicas;
- o ritmo é acelerado e contínuo;
- são excelentes para o condicionamento físico;
- são muito motivadoras.

Em sua maioria, essas aulas são baseadas em uma mescla de exercícios aeróbicos e funcionais que trabalham o corpo de forma completa e, por isso, são indicadas para pessoas com os mais diferentes objetivos.


Quais são as modalidades existentes?
Muitas pessoas acreditam que as opções ficam apenas em aulas de dança, step, spinning ou jump, mas isso não é verdade. Com a evolução dos estudos na área de educação física e com a constante preocupação em viver de forma mais saudável, as aulas coletivas evoluíram bastante e é possível encontrar modalidades para todos os gostos.


Além das aulas aeróbicas clássicas que já citamos, hoje em dia existem modalidades voltadas para treinos intensos, fortalecimento muscular, resistência e muito mais. Algumas que fazem parte dessa enorme lista são as aulas de:
Boxe
Orange
Bootcamp
Circuitos funcionais


Quais os benefícios das aulas coletivas?


1: São ideais para quem não gosta de musculação

Elas são excelentes opções para quem desejar manter a saúde e o corpo em dia, mas não gosta de musculação. Modalidades como circuitos funcionais, boot camp e trx trabalham o corpo de forma completa e exigem um trabalho muscular intenso e muito eficiente, porém de uma maneira bem mais dinâmica do que os treinos convencionais de musculação.


2: São mais motivadoras e divertidas
Todo o ambiente das aulas coletivas é preparado para que elas sejam diferentes das modalidades individuais. Músicas, iluminação própria, professores animados e um grupo de pessoas que possui objetivos comuns tornam os treinos mais divertidos e motivadores. Além disso, movimentos diferentes e desafiadores fazem os alunos se sentirem cada vez mais determinados a melhorarem suas habilidades.


3: Promovem o emagrecimento
As aulas coletivas são conhecidas pela eficiência no que diz respeito ao trabalho aeróbico e ao gasto energético, podendo chegar a uma queima de 500 até 1000 calorias por aula. E tem mais: modalidades como Orange, por exemplo, promovem o gasto calórico por até 36 horas depois do treino!


4: Proporcionam resultados reais e duradouros
Quando o assunto é emagrecimento, ganho de massa ou qualquer outro tópico relacionado aos objetivos daqueles que praticam atividades físicas, podemos afirmar que três fatores são determinantes para a obtenção de bons resultados: constância nos treinos, intensidade e estímulos musculares variados.


Quem treina com frequência, de forma intensa e varia os exercícios feitos para garantir que o corpo não se acostume aos estímulos e esteja sempre realizando esforço, terá resultados reais e mais duradouros.


As aulas coletivas conseguem agrupar esses três fatores com excelência. Por serem dinâmicas e motivadoras, melhoram a frequência dos alunos às aulas de forma natural e os instrutores, por serem profissionais de educação física, garantem que a intensidade e os estímulos sejam adequados para cada aluno.


Os bons resultados das aulas coletivas não estão relacionados somente ao emagrecimento ou ao ganho de força muscular. Essas atividades melhoram o sistema cardiorrespiratório, promovem saúde mental, desenvolvem autoconfiança, ajudam na socialização e muito mais!


E aí, gostou deste post e já escolheu a sua modalidade de aula coletiva preferida? Então, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no FacebookInstagram YouTube!