O corpo humano é uma máquina capaz de, a partir da ingestão de alimentos, transformar e refinar a energia necessária para o seu próprio funcionamento — e o metabolismo é a composição de todas as funções envolvidas nesse processo.

Em outras palavras, o metabolismo é responsável por transformar os alimentos que ingerimos em energias compatíveis com o nosso organismo. Acontece que, para isso, também é necessário que o nosso corpo gaste energia. Daí é que temos o termo "taxa metabólica basal".

Esse termo é usado para representar a quantidade de energia gasta pelo corpo, em repouso, para metabolizar e manter tudo funcionando, como as funções de respiração, digestão, frequência de batimentos cardíacos, funcionamento do cérebro etc.

Cada pessoa gastará uma quantidade de energia diferente, isto é, umas terão sua taxa metabólica basal maior do que outras, e, consequentemente, mais facilidade para emagrecer. A notícia boa é que, apesar de a taxa metabólica basal estar relacionada a fatores genéticos, você pode contribuir para acelerar o seu metabolismo e ter melhores resultados no emagrecimento.

Queremos compartilhar com você cinco dicas para acelerar o metabolismo. Confira!
 

1. Beba muita água
Manter o corpo hidratado otimiza as reações químicas do organismo, o que contribui para acelerar o metabolismo. Sabemos também que a manutenção da temperatura corporal demanda gasto de energia. Assim, ao optar pela água gelada, você induzirá maior gasto calórico para que a temperatura da água seja equiparada à do corpo.


2. Coma em intervalos menores
O seu corpo manterá o metabolismo em funcionamento ao comer em intervalos menores, pois, quando ficamos longos períodos sem ingerir alimentos, energias estocadas são acessadas. Logo, o nosso organismo entende que deve economizar e, para isso, começa a desacelerar o metabolismo. Para obter uma dieta adaptada a sua rotina e desenvolver uma reeducação alimentar, consulte um nutricionista.


3. Exercite os seus músculos
Os músculos consomem bastante energia, pois são tecidos metabolicamente funcionais. Quanto mais você exercita os seus músculos, mais energia será gasta, acelerando o seu metabolismo. Para ajudar no seu fortalecimento muscular, tenha o acompanhamento de um profissional de educação física. Além de um profissional, uma academia bem equipada pode ajudar você a obter um bom fortalecimento muscular. Agora, se você não tem tempo para ir à academia, opte por exercícios que podem ser executados em casa.
 

4. Pratique treinos de alta intensidade
Os treinos intervalados de alta intensidade, também conhecidos pela sigla HIIT (High-intensity interval training), permitem que o nosso organismo continue gastando calorias, mesmo por horas após a execução dos exercícios, enquanto nossos músculos se recuperam. Eles são ótimas opções para quem quer eliminar peso. Praticar HIIT de tempos em tempos proporciona melhores resultados cardiovasculares, pois, quando alterna a intensidade entre os exercícios, permite que nosso coração tenha diferentes estímulos. Com o HIIT, você perde calorias e cuida do coração! Aulas com HIIT na Performa: Orange, Bootcamp, SoulBoxe, Running, Remo, entre outras.
 

5. Cuide do seu sono
Pode parecer que o sono não tenha muito a ver com a taxa metabólica basal, porém, como vimos, o funcionamento do cérebro também entra na equação de gasto de energia. Durante o sono, nosso cérebro não para e desenvolve funções importantes para o ser humano, como o processamento e arquivamento de memórias. Por isso, não abra mão de bons sonhos!
O pleno funcionamento do metabolismo acaba sendo influenciado pela maneira como vivemos e pelos nossos hábitos. Do sono à prática de atividades físicas, da boa alimentação aos cuidados com a hidratação do corpo: tudo contribui para acelerar o metabolismo e manter a boa saúde.

 

Viu como a taxa metabólica basal está relacionada a facilidade (ou não) para emagrecer? Gostou das nossas dicas para acelerar o metabolismo? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a chegar ao peso ideal!