Que a atividade física proporciona diversas vantagens para o corpo e a mente, quase todo mundo já sabe. Os exercícios físicos garantem a melhora da saúde como um todo, elevam a autoestima e melhoram o humor e, muitas vezes, permitem alcançar o tão sonhado corpo perfeito.
 

Para isso, o ideal é encontrar alguma atividade que se adapte ao seu perfil. Existem exercícios para fazer em casa, em academias, natação, dança, atividades ao ar livre. Opções não faltam! Mas como escolher o tipo de atividade física ideal?


Neste artigo, vamos explicar as vantagens e as desvantagens de fazer exercícios em casa ou na academia e ainda te dar dicas de como optar pela modalidade que mais se adapta ao seu perfil. Vamos lá?


Exercícios para fazer em casa

Muitas vezes, com a rotina corrida de trabalho, estudos ou família, é difícil tirar tempo e se deslocar até uma academia, ainda mais se ela for longe de casa ou trabalho e tiver horários fixos. Por isso, os exercícios para fazer em casa surgem como uma ótima alternativa para quem quer mais comodidade na hora de se mexer.

Confira, a seguir, as vantagens e desvantagens dessa modalidade.
 

Vantagens
É mais prático, já que não se faz necessário sair de casa e você pode escolher o melhor horário para se exercitar de acordo com a sua rotina;
você pode escolher a sua própria playlist, de acordo com seu estilo musical; 
existem diversas opções de canais no YouTube e aplicativos que oferecem dicas de exercícios e videoaulas;
não precisa lidar com a timidez em relação ao corpo;
é, sem dúvidas, mais barato.
Desvantagens
Falta de orientação, o que pode trazer riscos de lesões;
falta de motivação por ser uma atividade solitária;
por ter o horário flexível, existe o risco de você não conseguir adotar uma rotina fixa;
falta de equipamentos para realizar atividades específicas.


Exercícios em academias

As academias estão cada vez mais populares no Brasil e é uma das formas mais comuns de se exercitar. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens desse espaço?
 

Vantagens
Professores disponíveis para orientação em relação aos exercícios;
menor risco de lesões;
ambiente que promove maior interação entre pessoas;
maior chance de comprometimento, afinal você está pagando e não quer ficar no prejuízo;
diversidade de aulas (muitas academias possuem, além da musculação, aulas como dança, jump, HIIT, bike indoor e dezenas de outras modalidades disponíveis para os alunos;
nas academias é possível criar um grupo com os amigos para treinar juntos e aumentar a motivação;
possibilidade de adquirir outros serviços como consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, massagistas e ainda comprar produtos (roupas, suplementos, assessórios).
Desvantagens
Em academias muito cheias, nos horários de pico, você pode ter que ficar esperando muito para usar um aparelho;
maior distração em conversas paralelas;
timidez em relação ao corpo;
custo da mensalidade;
falta de privacidade.


Saiba qual é a melhor opção para você

Agora que já vimos as vantagens e as desvantagens de cada um, para escolher qual a maneira mais prática de exercitar você precisa conhecer bem o seu perfil e identificar em qual das duas maneiras você vai se sentir mais motivado.

Por exemplo, se você sente dificuldade para realizar atividades sozinho, a melhor saída é procurar uma academia. Por outro lado, se você tem pouco tempo ou não pode se deslocar até as academias, treinar em cada pode ser uma boa opção.

Tanto os exercícios para fazer em casa quanto na academia trazem diversos benefícios. No entanto, lembre-se de buscar informações e de sempre procurar orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade física. E não se esqueça que o importante é vencer o desânimo e não ficar parado!
 

E aí, o que você achou do post? Tem alguma experiência bacana para compartilhar? Deixe seu comentário!