Os exercícios funcionais ganharam popularidade entre os praticantes de atividade física e é fácil entender o motivo: eles trabalham todo o corpo de forma dinâmica, completa e possuem diversos benefícios para a saúde.

Com ênfase em consciência corporal, os exercícios funcionais são aqueles que se baseiam em movimentos fundamentais do corpo humano, como puxar, empurrar, correr, agachar, pular e muito mais. Por isso, os treinos funcionais podem compor as mais diversas modalidades, como aulas de remo, TRX, circuitos e outros.

Ao mesclar os movimentos fundamentais de forma coordenada, regular e com acompanhamento profissional, o praticante desses exercícios desenvolve todo o corpo, ganhando resistência, força, equilíbrio e funcionalidade.

Agora que você já entendeu como funciona esse tipo de treino, vamos apresentar cinco razões para que você decida praticá-lo. Confira!


1.Trazem mais facilidade para os movimentos diários

Os treinos funcionais fazem com que atividades corriqueiras se tornem mais fáceis. Isso acontece porque, como dito, o praticante desenvolve a musculatura do corpo que é utilizada para a realização dos movimentos mais recorrentes do dia a dia.


Além disso, esses exercícios trabalham força, resistência e estabilidade corporal, utilizando o peso do próprio corpo e fazendo com que os alunos ganhem maior domínio dos movimentos que são necessários à vida diária — como carregar pesos, arrastar objetos, agachar, subir morros e degraus etc.


2. Auxiliam no emagrecimento e definição corporal

As aulas funcionais são indicadas para quem deseja melhorar a composição corporal: reduzir o percentual de gordura e melhorar a qualidade muscular. Essa combinação de emagrecimento e definição acontece tanto pelo gasto calórico gerado pelas aulas quanto pelo aumento do metabolismo em repouso.


Quanto maior o desenvolvimento dos músculos, maior é a necessidade energética do nosso organismo. Sendo assim, quando melhoramos a nossa composição corporal com ganho de massa magra, gastamos mais energia durante todas as atividades diárias, não só durante as atividades físicas.


3. Melhoram a flexibilidade e o equilíbrio

Muitas pessoas acreditam que todo trabalho muscular atrapalha a flexibilidade, mas isso não é verdade. Como os exercícios funcionais possuem grande amplitude, o corpo precisa começar e terminar cada movimento em uma posição em que os músculos estão esticados, trabalhando o alongamento.
 

Outro fator que sofre melhora significativa é o equilíbrio. Movimentos como agachamento unilateral, exercícios realizados em fitas de suspensão, prancha isométrica e outros fazem com que o aluno desenvolva concentração e equilíbrio para dominar a instabilidade natural das atividades.


4. Ajudam na prevenção e no controle de doenças crônicas

Os exercícios funcionais podem ajudar na prevenção e no controle de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
 

Quando praticamos essas atividades com a intensidade correta, melhoramos o nosso sistema cardiorrespiratório e promovemos uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que a tensão no sistema seja menor e diminua a pressão arterial.


Os treinos também podem melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, ajudando no controle de síndromes metabólicas como o diabetes. É importante que os exercícios sejam conduzidos em um ritmo adequado para cada praticante e, por isso, devem ser realizados com a ajuda de um profissional.


5. Contribuem para a saúde mental

O metabolismo das células neurais é ampliado durante a prática dos exercícios físicos, aumentando o fluxo de sangue no cérebro e o processamento neural. Com isso, o sistema neurológico é protegido, ajudando no combate de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demência.


E os benefícios para a mente não param por aí. Após a prática dos exercícios funcionais, existe a liberação de hormônios que estão relacionados com a sensação de prazer, bem-estar e bom humor, como dopamina, serotonina e endorfina, além da diminuição da secreção de hormônios estressantes, como o cortisol.


São muitas as razões para apostar na prática dos exercícios funcionais. Quando realizados de forma correta, com acompanhamento profissional e em locais especializados, trazem resultados incríveis para o corpo e a mente e nos ajudam a ter mais qualidade de vida.


Se você gostou do nosso post e tem interesse por conteúdos relacionados a atividades físicas, saúde e bem-estar, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades!