Blog

FITNESS

Como saber se você é gordo ou magro?

O peso, ou o IMC, por si só não são suficientes para avaliar a sua saúde

O termo “gordo magro” já existe há algum tempo, mas parece ter começado a virar popular após um artigo da revista TIME, em 2018. Nele, pessoas aparentemente magras e visualmente saudáveis ​​ficaram surpresas ao saber que tinham os mesmos problemas médicos que uma pessoa obesa.
 

Mas o que significa ser “gordo magro”?

É um termo que se refere a alguém que tem peso e Índice de Massa Corporal (IMC) normais para a altura, mas tem muito mais gordura corporal e massa muscular insuficiente para uma saúde ideal.

Descubra seu IMC:

Muitas pessoas simplesmente presumem que, se seu peso e/ou IMC for normal, elas não precisam se preocupar. Isso tem muito a ver com ideias erradas sobre a utilidade do IMC na avaliação do peso e da saúde. 

Por exemplo: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se o seu IMC estiver entre 18,5 e 24,99, você é considerado na faixa normal de saúde. Portanto, se você tem um IMC de 22, está automaticamente livre, certo?

Nem tanto! Embora a OMS tenha definido esses intervalos, a organização explica que:  "[IMC]  deve ser considerado um guia aproximado,  pois pode não corresponde ao mesmo percentual de gordura corporal em indivíduos diferentes".


Gordura subcutânea x gordura visceral. Qual é a diferença?
 



Hoje em dia, a aparência de ser magro parece ter mais importância do que estar em forma e saudável. No entanto, devido à maneira como a gordura pode ser armazenada, pessoas magras e obesas correm o risco de ter sérios problemas de saúde.
 

Nem toda a gordura é armazenada sob a pele. A gordura que as pessoas podem ver é chamada de gordura subcutânea, mas existe um segundo tipo - a gordura visceral - que é pior. Se você é um gordo magro, provavelmente tem muito desse segundo tipo.


A gordura visceral é a gordura interna que se desenvolve na cavidade abdominal, fica armazenada ao redor dos órgãos e envolve os rins, intestinos, estômago e fígado. É complicado porque, embora seja fácil ver a gordura subcutânea, não é tão fácil ver a gordura visceral em sua barriga.
 

Ter grandes quantidades de gordura visceral pode significar um monte de problemas, de acordo com a Harvard Medical School . A gordura visceral foi associada a:
-Aumento do risco de doenças cardíacas
-Colesterol alto
-Resistência à insulina, levando ao diabetes tipo 2


Portanto, embora por fora pessoas possam parecer saudáveis, por dentro seus corpos podem estar sob alto risco de uma série de problemas de saúde e síndromes.

 

Como saber se você é um gordo magro? 


Não é tão fácil quanto olhar no espelho ou ficar em pé em uma balança. Você precisa entender de que é feito o seu peso.


A maneira como seu peso é distribuído determina se você se enquadra na categoria de falso magro.  O peso por si só não pode dizer se você é gordo ou não, e é exatamente por isso que tantas pessoas não percebem que são.


O termo “falso magro” é na verdade um termo popular que descreve uma condição médica muito real chamada obesidade sarcopênica . Essa condição se refere a um indivíduo que pode ter o que seria considerado um peso normal / saudável, mas, metabolicamente, essa pessoa compartilha muitas características de saúde como alguém que está com sobrepeso ou obeso.

Uma pessoa que é obesa sarcopênica terá alta massa gorda e baixa massa muscular.

Uma das melhores maneiras de determinar se você é um gordo magro é analisar a composição corporal e determinar o percentual de gordura corporal através do exame de bioimpedância profissional, que é realizado pela Performa.

 

 

 


Como as pessoas se tornam gordas magras?


Se forma simplicada, o sedentarismo resulta em perda de massa muscular. Menos massa magra diminui a taxa metabólica, que é quantas calorias precisamos consumir para nos manter vivos. E uma dieta calórica aumenta o ganho de massa gorda. 
 

Dieta e exercícios (ou a falta deles) desempenham papéis importantes aqui.


Carboidratos e alimentos ricos em calorias são ótimos para criar potencial energético no corpo, mas se essa energia não for usada por meio de atividades e exercícios, ela será armazenada no corpo como gordura.


Da mesma forma, a massa muscular diminui com o tempo quando os músculos não estão sendo usados. Se você trabalha sentado e sem se mover durante a maior parte do dia, a massa muscular esquelética provavelmente diminuirá com o tempo. A massa gorda também aumentará à medida que a mobilidade diminui.
 

Ficar sentado o dia todo, fazer uma dieta pouco saudável e pular os treinos é a receita para perder músculos e ganhar gordura. 


Muitas pessoas têm um estilo de vida sedentário devido ao trabalho são os principais candidatos para perda de músculos e ganho de gordura se não fizerem nada para se proteger contra isso.


No entanto, essa não é a única maneira pela qual a perda muscular e o ganho de gordura podem ocorrer.


Michael Matthews, da Muscle For Life, em um artigo excepcionalmente bem pesquisado, tem outra visão sobre como as pessoas se tornam gordas e magras. Em vez de perder músculos porque não se exercitam, ele mostra que as pessoas podem perder músculos porque não fazem dieta e só se exercitam da maneira certa:
 

Conselhos convencionais para perder peso:
Restrição calórica severa
Quantidades excessivas de cardio
Levantamento de peso mínimo 
Fonte:  Muscle For Life


Se você tentar cortar calorias enquanto corre ao mesmo tempo em uma esteira 1 hora por dia, 5 dias por semana, seu corpo pode não ter a energia de que precisa para um bom desempenho. A partir de um certo ponto, seu corpo começará a "gastar" músculos porque ele precisa de energia quando as outras opções se esgotarem. A perda de peso ocorrerá às custas da perda de gordura e músculos, o que fará muito pouco para melhorar a porcentagem de gordura corporal e se tornar menos gordura magra.


Como saber se você é um "gordo magro"?
 

Faça um exame de bioimpedância profissional! 

Depois de obter informações confiáveis ​​sobre o percentual de gordura corporal, você pode compará-lo com as faixas de percentual de gordura corporal recomendadas. Os intervalos recomendados para homens saudáveis ​​estão entre 10-20% da gordura corporal e, para mulheres, os intervalos são 18-28%. 

Se sua gordura corporal ultrapassar essas faixas, mas você tiver um peso normal quando subir na balança, você pode ser um gordo magro.
 


Esta seção foi retirada da Folha de resultados da Bioimpedância da Performa. 


Para essa pessoa, que é uma mulher, ela está um pouco acima de seu peso ideal, mas dentro do que é considerado normal (IMC 23,2). No entanto, é claro que essa pessoa não tem Massa Muscular Esquelética suficiente e tem gordura corporal excessiva. Se você fizer as contas, essa pessoa tem um percentual de gordura corporal de 35%. Isso ultrapassa todos os limites superiores das faixas de porcentagem de gordura corporal, que geralmente ficam em torno de 28%.
 

A área de gordura visceral acima de 100 aumenta o risco de síndrome metabólica.


Como se tornar magro de verdade?

Tudo se resume a melhorar a composição corporal. Pessoas que querem ser magras e saudáveis ​​precisam aumentar sua massa muscular e reduzir sua massa gorda. Isso pode ser feito de várias maneiras, como com uma dieta rica em proteínas, mas uma das melhores maneiras de aumentar a massa muscular esquelética é o treinamento com pesos em sala de musculação ou atividades que contemplem exercícios de força.

Na Performa são exemplos: musculação, Orange Zone, Bootcamp, Pump, SoulBoxe.

Com o aumento da massa corporal magra, sua Taxa Metabólica Basal (TMB) aumenta e quanto maior o seu TMB, mais calorias seu corpo queima naturalmente quando não está fazendo nada (ou seja, dormindo). Quanto mais calorias você queima em repouso, maior será a perda de gordura (entenda mais sobre o método Orange).

Se você está preocupado com o fato de que construir músculos pode torná-lo com  corpo volumoso em vez de magro, abandone este conceito. O músculo é muito mais denso do que a gordura, o que significa que se você pesasse o mesmo que agora, mas tivesse mais músculos do que gordura, na verdade pareceria mais magro. E, além disso, neste corpo magro, você seria mais saudável.

Então, agora você conhece os fatos. Só porque alguém parece magro, não pense que é saudável. Não sonhe ser magro, sonhe ser saudável. Porque, no final das contas, ter saúde é o que importa!

 

Ainda tem dúvidas ou quer agendar uma avaliação de bioimpedância? Fale com a gente agora por Whatsapp  

 
Comentários
Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a comentar.
Deixar um Comentário