Como saber se você é gordo ou magro?
O peso, ou o IMC, por si só não são suficientes para avaliar a sua saúde
O termo “gordo magro” já existe há algum tempo, mas parece ter começado a virar popular após um artigo da revista TIME, em 2018. Nele, pessoas aparentemente magras e visualmente saudáveis ficaram surpresas ao saber que tinham os mesmos problemas médicos que uma pessoa obesa.
Mas o que significa ser “gordo magro”?
É um termo que se refere a alguém que tem peso e Índice de Massa Corporal (IMC) normais para a altura, mas tem muito mais gordura corporal e massa muscular insuficiente para uma saúde ideal.
Descubra seu IMC:
Muitas pessoas simplesmente presumem que, se seu peso e/ou IMC for normal, elas não precisam se preocupar. Isso tem muito a ver com ideias erradas sobre a utilidade do IMC na avaliação do peso e da saúde.
Por exemplo: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se o seu IMC estiver entre 18,5 e 24,99, você é considerado na faixa normal de saúde. Portanto, se você tem um IMC de 22, está automaticamente livre, certo?
Nem tanto! Embora a OMS tenha definido esses intervalos, a organização explica que: "[IMC] deve ser considerado um guia aproximado, pois pode não corresponde ao mesmo percentual de gordura corporal em indivíduos diferentes".
Gordura subcutânea x gordura visceral. Qual é a diferença?
Hoje em dia, a aparência de ser magro parece ter mais importância do que estar em forma e saudável. No entanto, devido à maneira como a gordura pode ser armazenada, pessoas magras e obesas correm o risco de ter sérios problemas de saúde.
Nem toda a gordura é armazenada sob a pele. A gordura que as pessoas podem ver é chamada de gordura subcutânea, mas existe um segundo tipo - a gordura visceral - que é pior. Se você é um gordo magro, provavelmente tem muito desse segundo tipo.
A gordura visceral é a gordura interna que se desenvolve na cavidade abdominal, fica armazenada ao redor dos órgãos e envolve os rins, intestinos, estômago e fígado. É complicado porque, embora seja fácil ver a gordura subcutânea, não é tão fácil ver a gordura visceral em sua barriga.
Ter grandes quantidades de gordura visceral pode significar um monte de problemas, de acordo com a Harvard Medical School . A gordura visceral foi associada a:
-Aumento do risco de doenças cardíacas
-Colesterol alto
-Resistência à insulina, levando ao diabetes tipo 2
Portanto, embora por fora pessoas possam parecer saudáveis, por dentro seus corpos podem estar sob alto risco de uma série de problemas de saúde e síndromes.
Como saber se você é um gordo magro?
Não é tão fácil quanto olhar no espelho ou ficar em pé em uma balança. Você precisa entender de que é feito o seu peso.
A maneira como seu peso é distribuído determina se você se enquadra na categoria de falso magro. O peso por si só não pode dizer se você é gordo ou não, e é exatamente por isso que tantas pessoas não percebem que são.
O termo “falso magro” é na verdade um termo popular que descreve uma condição médica muito real chamada obesidade sarcopênica . Essa condição se refere a um indivíduo que pode ter o que seria considerado um peso normal / saudável, mas, metabolicamente, essa pessoa compartilha muitas características de saúde como alguém que está com sobrepeso ou obeso.
Uma pessoa que é obesa sarcopênica terá alta massa gorda e baixa massa muscular.
Uma das melhores maneiras de determinar se você é um gordo magro é analisar a composição corporal e determinar o percentual de gordura corporal através do exame de bioimpedância profissional, que é realizado pela Performa.
Como as pessoas se tornam gordas magras?
Se forma simplicada, o sedentarismo resulta em perda de massa muscular. Menos massa magra diminui a taxa metabólica, que é quantas calorias precisamos consumir para nos manter vivos. E uma dieta calórica aumenta o ganho de massa gorda.
Dieta e exercícios (ou a falta deles) desempenham papéis importantes aqui.
Carboidratos e alimentos ricos em calorias são ótimos para criar potencial energético no corpo, mas se essa energia não for usada por meio de atividades e exercícios, ela será armazenada no corpo como gordura.
Da mesma forma, a massa muscular diminui com o tempo quando os músculos não estão sendo usados. Se você trabalha sentado e sem se mover durante a maior parte do dia, a massa muscular esquelética provavelmente diminuirá com o tempo. A massa gorda também aumentará à medida que a mobilidade diminui.
Ficar sentado o dia todo, fazer uma dieta pouco saudável e pular os treinos é a receita para perder músculos e ganhar gordura.
Muitas pessoas têm um estilo de vida sedentário devido ao trabalho são os principais candidatos para perda de músculos e ganho de gordura se não fizerem nada para se proteger contra isso.
No entanto, essa não é a única maneira pela qual a perda muscular e o ganho de gordura podem ocorrer.
Michael Matthews, da Muscle For Life, em um artigo excepcionalmente bem pesquisado, tem outra visão sobre como as pessoas se tornam gordas e magras. Em vez de perder músculos porque não se exercitam, ele mostra que as pessoas podem perder músculos porque não fazem dieta e só se exercitam da maneira certa:
Conselhos convencionais para perder peso:
Restrição calórica severa
Quantidades excessivas de cardio
Levantamento de peso mínimo
Fonte: Muscle For Life
Comentários